Qual o prazo para desistir de um financiamento?

Perguntado por: Edgar Matias Silva  |  Última atualização: 26. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (28 avaliações)

Na maioria dos casos, os consumidores têm um prazo de sete dias depois que assinou o contrato para desistir do financiamento.

É possível desistir de um financiamento?

Então, caso você tenha assinado o contrato de financiamento e queira desistir, lembre-se que a desistência deve acontecer antes do registro no cartório! Caso o imóvel já tenha sido registrado no nome do comprador, não existe mais a possibilidade de pedir rescisão contratual, exceto em casos de fraude no processo.

Quanto tempo posso desistir de um financiamento?

O comprador pode recorrer ao direito de arrependimento até 7 dias corridos após a contratação do financiamento.

Tem como cancelar um contrato de financiamento?

Só é possível cancelar o financiamento se houver o descumprimento de alguma cláusula contratual, e isso é feito através de ação judicial. Você não pode decidir cancelar por si só, o ideal é entrar em contato com a financeira para tentar entrar em acordo.

Quanto tempo vc pode desistir de um contrato assinado?

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.

Devo Amortizar todo mês ou uma vez por Ano? - ATUALIZADO

37 questões relacionadas encontradas

Quando não se aplica o direito de arrependimento?

O direito de arrependimento não se aplica, no entanto, a qualquer situação. Quando estamos falando de lojas físicas, a devolução de item apenas pode ser feita em caso de defeito ou vício.

Como exercer o direito de arrependimento?

Assim como acontece com outros produtos e serviços, para cancelar um contrato de crédito, o consumidor deve entrar em contato com a instituição responsável e informar sobre o cancelamento alegando que está exercendo seu direito de arrependimento.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre cancelamento de contrato?

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Como sair de um financiamento?

Como quitar o financiamento

Se o contrato tiver a opção de quitação disponível, basta emitir o boleto e realizar o pagamento. Caso a opção seja pela quitação do valor total da dívida, o banco deve gerar um boleto com o valor do saldo devedor atual.

É possível devolver um imóvel financiado?

Maioria dos consumidores imobiliários não sabem o que acontece se desistirem do financiamento bancário do imóvel. Então, é importante informar ao consumidor que, é possível sim desistir da compra do imóvel, mesmo sendo financiado.

Qual o prazo para desistir da compra de um imóvel?

De acordo com a Lei do Distrato Imobiliário, de número 13.786/2018, o comprador do imóvel tem um prazo de 7 dias para se arrepender da aquisição e receber o reembolso total pela compra, incluindo as taxas de corretagem.

O que acontece depois da assinatura do contrato de financiamento?

Depois da assinatura do contrato de financiamento, você precisa levar o contrato para registrar no Cartório de Registro de Imóveis da região do seu imóvel. Isso porque o contrato de financiamento funciona como uma escritura pública do imóvel.

O que saber antes de assinar contrato de financiamento?

O que você precisa saber antes de assinar um contrato de compra e venda de imóvel?
  1. Declaração de Quitação das cotas condominiais. ...
  2. Fique atento quando o assunto for prestações de imóveis adquiridos na planta e verifique o índice de correção e juros das mesmas. ...
  3. Responsabilidade de pagamentos das taxas e despesas adicionais.

É possível devolver um imóvel financiado pela Caixa?

02 – POSSO DEVOLVER O IMÓVEL FINANCIADO PARA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL? Desde que tenha sido adquirido pelo Programa Minha Casa Minha Vida, sim, é possível a devolução do imóvel.

É possível diminuir o valor da parcela do financiamento?

Pode-se dizer que dar uma entrada maior é a principal forma de conseguir a redução das parcelas do financiamento, pois a quantia restante para pagar será menor. Inclusive, os juros que incidirão sobre esse valor também tendem a ser menores.

Como não pagar juros de financiamento?

A primeira opção consiste em reduzir o prazo do financiamento ou até mesmo o valor das parcelas remanescentes. Essa alternativa é considerada a mais vantajosa, uma vez que ao quitar o saldo pendente de forma mais rápida, a incidência de juros sobre a dívida pode ser menor.

Como quitar um financiamento sem juros?

Amortizar é realizar um pagamento antecipado e, com isso, evitar os juros que seriam incidentes sobre o saldo devedor. Uma dica para quitar mais rápido com menos dinheiro é pagar de trás para frente. Isso porque sobre as últimas parcelas incidem menos juros e você acaba amortizando a dívida real.

Quanto é a multa de cancelamento de contrato?

Multa para rescindir o contrato

I. A multa total firmada no início do contrato não pode ser superior a 10% (dez por cento) do valor total do contrato; II. a multa deve ser sempre proporcional ao tempo restante do contrato.

Qual o valor da multa por cancelamento de contrato?

De acordo com a Anatel, a multa não pode ultrapassar 10% do valor total do contrato. A operadora perderá o direito de exigir a fidelidade do cliente, sendo obrigada a aceitar o cancelamento do contrato sem multa, se o serviço prestado não cumprir com a qualidade combinada.

O que acontece se o comprador desistir da compra?

O art. 418 do Código Civil diz o seguinte: Caso o comprador após ter pagado o sinal desistir do negócio, o vendedor poderá reter o valor e o comprador perderá o que pagou. No entanto, se a desistência for feita pelo vendedor, este terá que devolver a quantia recebida mais o equivalente.

O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.

Quais são os passos para o arrependimento?

Se um for deixado fora, o arrependimento perde o seu poder.
  • Componente 1: Percepção do pecado. ...
  • Componente 2: Tristeza pelo pecado. ...
  • Componente 3: Confissão de pecado. ...
  • Componente 4: Vergonha pelo pecado. ...
  • Componente 5: Ódio pelo pecado. ...
  • Componente 6: Converter-se do pecado.

Como cancelar a compra?

Para fazer o cancelamento é preciso fazer a solicitação ao estabelecimento comercial onde a compra foi efetuada e explicar os motivos. Se a compra tiver sido parcelada, serão estornados os valores referentes às parcelas.

Quais são os 7 direitos de um consumidor?

Quais são os direitos do consumidor?
  1. Informações a respeito do produto. ...
  2. Informações a respeito da empresa. ...
  3. Arrependimento em até sete dias. ...
  4. Devolução e troca. ...
  5. Garantia. ...
  6. Cumprimento da oferta. ...
  7. Atendimento de qualidade. ...
  8. Segurança no pagamento e nos dados.

Quando começa a contar o prazo de 7 dias?

O que diz a lei do arrependimento? O código do consumidor prevê um prazo de 7 dias, a partir do recebimento do item, para o direito de devolução sem custos em compras online.

Artigo anterior
Pode forçar o vômito?
Artigo seguinte
Quem pode ser policial militar?