Porque a anemia falciforme é mais comum na raça negra?

Perguntado por: Martinho Vasco Reis Matos Matos  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.3/5 (64 avaliações)

Ela destaca que a prevalência da anemia falciforme na população negra e mestiça dá-se por conta de uma mutação genética que surgiu no continente africano, trazida ao Brasil no período da escravidão.

Porque a anemia falciforme surgiu na África?

Cientistas acreditam que, em algum momento da história, houve uma mutação genética em pessoas de uma população africana que morava numa região afetada pela malária. Foi nesse momento que os genes foram alterados e passaram a causar a anemia falciforme.

O que é anemia de preto?

Anemia falciforme é uma doença genética que provoca a deformação dos glóbulos vermelhos do sangue. Consequentemente, essas células não carregam oxigênio de forma correta ao corpo, levando à anemia.

Qual é a origem da anemia falciforme?

A doença falciforme teve origem na África e chegou ao continente americano em função do tráfico de pessoas negras escravizadas, durante o período colonial.

Quais são as doenças genéticas ou hereditárias mais comuns da população negra?

Podemos dividir as doenças mais comuns na população negra em 3 grupos: 1) as geneticamente determinadas (anemia falciforme, deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase e foliculite), 2) as adquiridas (desnutrição, anemia ferropriva, mortalidade infantil, depressão, tuberculose) e 3) as de evolução agravada ( ...

ANEMIA FALCIFORME: DOENÇA HEREDITÁRIA MAIS COMUM NA POPULAÇÃO NEGRA

39 questões relacionadas encontradas

Quais as principais características da anemia falciforme?

O que é: Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome falciforme. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.

Qual a principal característica das hemácias na anemia falciforme?

Na anemia falciforme, as hemácias tendem a apresentar o formato de foice, sendo também rígidas; em razão da presença da hemoglobina S. As hemácias sanguíneas normais possuem a forma de disco, são flexíveis, e apresentam hemoglobina do tipo A.

Quais são as características da anemia?

Os sintomas usuais incluem astenia, cansaço, fraqueza, falta de ar e palpitações. No exame físico o achado mais característico é a palidez mucocutânea. A investigação laboratorial inicial consiste na realização dos seguintes exames: • Hematócrito, hemoglobina e contagem de eritrócitos para avaliar o grau de anemia.

Quais são as doenças hereditárias mais comuns?

Veja as 10 doenças hereditárias mais comuns:
  1. 1 – Hemofilia A. Essa doença caracteriza-se pela desordem no mecanismo da coagulação do sangue. ...
  2. 2 – Câncer. ...
  3. 3 – Depressão. ...
  4. 4 – Fibrose cística. ...
  5. 5 – Hemorroidas. ...
  6. 6 – Daltonismo. ...
  7. 7 – Obesidade. ...
  8. 8 – Diabetes.

Qual das doenças genéticas é mais frequente na população?

A fibrose cística é uma das doenças genéticas mais comuns e apresenta herança recessiva.

Quais são as principais doenças hereditárias?

Já as doenças hereditárias são aquelas que são transmitidas de pais para filhos, de geração em geração, por meio de genes ou como resultado de alterações cromossômicas.
...
Alguns exemplos de doenças hereditárias:
  • Hemofilia;
  • Fenilcetonúria;
  • Anemia falciforme;
  • Talassemia;
  • Diabetes.

Qual é o gene envolvido na etiologia da anemia falciforme?

A anemia falciforme é caracterizada pela presença de uma hemoglobina anômala (diferente) chamada de S. A doença falciforme é produto da união de dois genes S vindos um do pai e outro da mãe (SS). Pessoas que têm apenas um gene S e outro normal A são AS, ou seja, têm o traço falciforme e não apresentam sintomas.

Qual é a fisiopatologia da anemia falciforme?

A anemia falciforme é a doença hereditária monogênica mais comum do Brasil. A causa da doença é uma mutação de ponto (GAG->GTG) no gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina anormal, denominada hemoglobina S (HbS), ao invés da hemoglobina normal denominada hemoglobina A (HbA).

Como surgiu a anemia ferropriva?

Como a anemia ferropriva surge e quais seus sintomas

Em cerca de 80% dos casos, decorre de uma alimentação inadequada que leva ao consumo insuficiente do mineral, especialmente nas fases da vida em que há uma maior demanda por ele, como na infância e durante a gravidez.

Qual anemia que dá em pessoas negras?

Trata-se da anemia falciforme. A doença é considerada pelo Ministério da Saúde um problema de saúde pública em nosso país, em razão da grande incidência que tem sobre a população negra, parda e mestiça.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com anemia falciforme?

Hemácia falciforme

A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade. E a expectativa de vida de pessoas com anemia falciforme pode variar entre 40 e 60 anos.

Qual a forma mais grave da anemia falciforme?

Mas a anemia falciforme é muito mais grave, porque o paciente tem todos os órgãos lesionados. As hemácias, com má formação, têm dificuldade para atravessar os capilares, que podem entupir, causando necrose, morte celular e crises de dor intensa.

Como a anemia falciforme se espalhou no mundo?

Assim, quem tivesse na hemácia a hemoglobina S não seria infectado pela malária. Com isso, diminuiu muito a morte pela malária em virtude da imigração forçada, isto é, do tráfico de africanos e dos movimentos populacionais em busca de melhores condições de vida, essa mutação se espalhou pelo mundo.

Quando surgiu a anemia?

A descoberta se deu em 1946 como resultado da observação de pessoas com a doença em Salvador, Bahia, e do estudo das leis da genética clássica aplicadas à distribuição do gene responsável pela produção de uma das variantes estruturais da hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio e que dá a cor ...

O que pode dar origem a anemia?

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro).

Quando uma doença passa de pai para filho?

Doença Familiar. A DH é uma doença familiar não só pela herança genética, mas também pelo forte impacto que causa em todos os membros da família. Ela é passada de uma geração para a seguinte pela transmissão, de pais para filhos, de um gene alterado.

Qual a diferença entre doenças hereditárias e doenças genéticas?

Enquanto as condições genéticas ocorrem devido a um dano ou erro no material genético, as doenças hereditárias são transmitidas entre gerações e podem se manifestar em algum momento da vida do indivíduo.

Qual é a síndrome mais rara?

Doenças raras: saiba quais são as enfermidades mais incomuns que existem!
  • Transtorno de Pica. ...
  • Delírio de Capgras. ...
  • Síndrome de Stendha. ...
  • Síndrome de Diógenes. ...
  • Síndrome de Paris. ...
  • Síndrome da Mão Alheia. ...
  • Síndrome do sotaque estrangeiro. ...
  • Síndrome do cadáver ambulante.

O que pode causar anemia Cite 3 exemplos?

7 principais causas de anemia
  1. Carência de vitaminas. Para produzir adequadamente os glóbulos vermelhos do sangue, o organismo precisa de nutrientes essenciais. ...
  2. Defeitos na medula óssea. ...
  3. Hemorragias. ...
  4. Doenças genéticas. ...
  5. Doenças autoimunes. ...
  6. Doenças crônicas. ...
  7. Outras causas.

O que a pessoa sente quando está com anemia?

Um indivíduo está com anemia quando: Mulheres: menor que 12g/dl. Homens: menor que 13g/d. Crianças de 6 a 60 meses: abaixo de 11,0 g/dl.

Artigo anterior
Quanto tempo vive um ouriço-do-mar?
Artigo seguinte
O que acontece se tomar vinagre de maçã todos os dias?