O que é o estudo de coorte?

Perguntado por: Sofia Alícia Martins Gaspar Vicente  |  Última atualização: 20. August 2024
Pontuação: 4.2/5 (9 avaliações)

O estudo de coorte é um estudo observacional no qual os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.

O que é um estudo de coorte?

Estudos de coorte fazem parte do grupo de estudos observacionais de cunho epidemiológico que se propõem a observar, em uma população previamente definida, qual será a incidência de determinada doença ou fenômeno relacionado à saúde ou doença.

O que é coorte exemplos?

Um exemplo de estudo de coorte é uma pesquisa para verificar a relação entre a incidência de câncer de pulmão e a exposição à fumaça do cigarro. Começa-se selecionando o grupo de indivíduos expostos à fumaça do cigarro e outra amostra de indivíduos que não são expostos.

O que é estudo de coorte e caso-controle?

Coorte – é um tipo de estudo observacional em que grupos de pessoas são seguidos para avaliar a ocorrência, no tempo, de algum agravo à saúde. Caso-controle – também um tipo de estudo observacional em que pessoas doentes são comparadas com pessoas sem a doença em estudo, em relação à história de exposição.

O que é um estudo de corte?

O estudo de corte é aquele que acompanha um grande grupo de pessoas e avalia, por exemplo, os efeitos sobre a saúde dos fatores de risco a que estão expostos. A capacidade desses estudos é baseada em uma metodologia rigorosa para evitar qualquer erro na coleta de dados ou na interpretação dos resultados.

Estudo de Coorte

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 principais tipos de estudo?

  • Observacionais.
  • Experimentais.
  • (Intervenção)
  • Analíticos.
  • Descritivos.

Como avaliar um estudo de coorte?

Um bom estudo de coorte devem possuir validades interna e externa. A validade interna avalia se o estudo conseguiu mensurar o que foi proposto pelo delineamento. A validade externa é a capacidade de generalização dos resultados para os pacientes das unidades de terapia intensiva11.

Quais os tipos de estudo de coorte?

O que os pesquisadores fizeram e encontraram? Foi constatado que o estudo de coorte pode ser retrospectivo e prospectivo. No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos.

Qual é a diferença entre estudos seccionais e coorte?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso-controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

Quais as vantagens do estudo de coorte?

Uma grande vantagem dos estudos de coorte é a capacidade de avaliar múltiplos desfechos. Os pesquisadores das coortes em estudo são livres para estudar mais de um desfecho, desde que os sujeitos em estudo estejam livres de cada desfecho de inte- resse quando o estudo começou.

Como surgiu o estudo de coorte?

O termo coorte foi criado para denominar os grupos de soldados que marchavam juntos nas legiões romanas no período do Império. Em primeiro de janeiro de 1982, iniciou em Pelotas o primeiro grande estudo epidemiológico do Brasil.

O que é um estudo de caso de controle?

O estudo caso-controle é um estudo observacional retrospectivo, isto é, os dados são coletados a partir de informações do passado, através da análise de registros, entrevistas e assim por diante. O objetivo desse estudo é identificar a freqüência com que ocorrem as exposições nos diferentes grupos (casos e controles).

Como é feito um estudo transversal?

O estudo transversal é aquele que levanta e analisa dados em um tempo definido como observacional. Seuobjetivo é coeltar dados para estudar uma população em um determinado ponto no tempo. Além disso, é importante para examinar a relação entre variáveis ​​de interesse.

O que significa um estudo de caso?

Estudos de caso são um método de pesquisa ampla sobre um assunto específico, permitindo aprofundar o conhecimento sobre ele e, assim, oferecer subsídios para novas investigações sobre a mesma temática. No livro Estudo de Caso Planejamento e Métodos, o cientista social Robert K.

São vantagens dos estudos de coorte exceto?

São vantagens dos estudos de coorte, EXCETO:
  • A exposição das pessoas aos fatores de risco não constitui problema ético.
  • B. Os dados sobre a exposição têm melhor qualidade do que em estudos caso-controle.
  • C. Vários desfechos clínicos podem ser investigados simultaneamente.
  • D.

Quais os 3 tipos de epidemiologia?

Tipos de estudos epidemiológicos
  • Estudos observacionais. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. ...
  • Delineamentos observacionais analíticos. ...
  • Estudos de caso-controle. ...
  • Estudo de coorte.

Qual a diferença entre estudo de coorte é transversal?

Se exposição e desfecho são aferidos em um mesmo momento, é denominado transversal e se começar com a exposição em uma amostra e acompanhar ao longo do tempo até a ocorrência do desfecho, é chamado estudo de coorte.

O que é o viés de confusão?

O viés de confusão é o viés que ocorre quando uma variável relacionada com o desfecho do estudo e/ou com a exposição é mensurada ou considerada de modo inadequado na análise, levando a uma associação falsa ou distorcida (superestimando ou subestimando a associação) [1].

Quais são os tipos de viés?

Os dois grandes tipos de vieses incluem o viés de seleção e o viés de informação. O erro aleatório nunca pode ser completamente eliminado porque quase sempre o estudo é conduzido em uma pequena amostra da população.

Como identificar o tipo de estudo em um artigo?

Ao ler um artigo, como identificar o seu tipo? Uma forma eficiente é antes de tudo, observar a metodologia do trabalho, se foi experimental (artigo original), se foi realizada busca em bases de dados (artigo de revisão) ou se foi realizada uma pesquisa com um paciente (relato de caso).

O que é um estudo longitudinal e transversal?

Caso especial: Dados Longitudinais: são medidas ao longo do tempo em uma mesma unidade/indivíduo. Transversal: uma única resposta é medida em cada unidade em um certo instante de tempo. Longitudinal: unidades são, geralmente, medidas repetidamente ao longo do tempo.

Quais são os tipos de pesquisa para TCC?

Quais são os principais tipos de TCC?
  • Estudo de caso. Estudo de caso ajuda a compreender melhor as características de uma empresa ou setor específico. ( ...
  • Pesquisa exploratória. A pesquisa exploratória não precisa de uma hipótese definida, mas requer objetivos bem delineados. ( ...
  • Revisão bibliográfica. ...
  • Produto Final.

Qual é a principal diferença entre um estudo de caso-controle e um estudo de coorte no que se refere à seleção da amostra de indivíduos?

As principais diferenças entre os estudos seccionais, caso- controle e de coorte residem na forma de seleção de participantes para o estudo e na capacidade de mensuração da exposição no passado, como será visto a seguir.

O que é escala de Newcastle Ottawa?

A escala de Newcastle-Ottawa (5) foi utilizada para avaliar a qualidade dos estudos observacionais incluídos nesta revisão. A escala avalia os estudos com base em critérios relativos à seleção e comparabilidade entre coortes e em critérios relacionados aos desfechos de estudo.

O que é uma pesquisa Prospectiva?

Na pesquisa prospectiva, o estudo é conduzido a partir do momento presente e caminha em direção ao futuro, já na retrospectiva, o estudo é desenhado para explorar fatos do passado, podendo ser delineado para retornar, do momento atual até um determinado ponto no passado, há vários anos, por exemplo, como ocorre nos ...

Artigo anterior
Quais são as concepções de verdade?
Artigo seguinte
Pode tomar 2 comprimidos de losartana?