Porque a água e o detergente se misturam?

Perguntado por: Isaac Micael de Pereira  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (16 avaliações)

quando adicionamos algumas gotas de detergente líquido, o detergente atrai a água e as moléculas de óleo, de modo que as três substâncias se misturam para formar uma emulsão, que é um tipo de mistura.

Porque o detergente se mistura com a água?

A parte apolar do sabão interage com a gordura (sujeira) ao mesmo tempo em que a parte polar reage com a água, neste momento são formadas partículas (micelas) de detergente que ficam espalhadas na água, agilizando o processo de limpeza.

Por que o detergente consegue fazer com que a água e o óleo se misturem?

ÁGUA, ÓLEO E DETERGENTE

Isso ocorre porque as moléculas de água são fortemente atraídas para outras moléculas de água, e moléculas de óleo são fortemente atraídas para outras moléculas de óleo, mas elas não são fortemente atraídas umas pelas outras.

Como os detergentes se dissolvem na água?

Os detergentes são substâncias tensoativas, isto é, diminuem a tensão superficial – a capacidade que as moléculas de água tem de se manter unidas fortemente. Com as ligações suas moléculas, enfraquecidas, a água umedece mais facilmente o objeto a ser lavado.

Por que o detergente quebra a tensão superficial da água?

Outro ponto é que os detergentes e os sabões têm a capacidade de diminuírem a tensão superficial da água, porque diminuem as interações entre as suas moléculas, facilitando, assim, que ela penetre em vários materiais para remover a sujeira.

Tô Curioso - Você sabe por que a água e o óleo não se misturam?

17 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a quebra de tensão superficial da água?

A tensão superficial da água é resultado das ligações de hidrogênio, que são forças intermoleculares causadas pela atração dos hidrogênios de determinadas moléculas de água (que são os polos positivos (H+)) com os oxigênios das moléculas vizinhas (que são os polos negativos (O-)).

O que diminui a tensão superficial?

A tensão superficial diminui com o aumento da temperatura pois que a agitação térmica das moléculas diminui as forças de atracção. A introdução de uma substancia num líquido pode modificar a sua tensão superficial, por alterar as forças de coesão existentes.

Como funciona um detergente?

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

O que acontece com a atuação de um sabão e um detergente frente a uma água ácida e a uma água dura?

As vantagens do detergente devem-se ao fato da forma de atuar em águas duras e águas ácidas. Os detergentes, nessas águas, não perdem sua ação tensoativa, enquanto que os sabões em pedra, nesses casos, reduzem sua eficácia até perderem seu poder de limpeza.

Como é feito detergente?

Para a sua produção são necessários hidrocarbonetos que irão constituir a parte hidrofóbica do tensoativo, e de outros compostos químicos como o ácido sulfúrico, o trióxido de enxofre e o óxido de etileno, que irão participar na formação da parte hidrofílica da molécula (extremidade amorfa).

O que aconteceu com o óleo após a adição do detergente?

Com isso, concluímos que o detergente tem um tipo de óleo específico para quebrar outros tipos de óleo. Esse óleo do detergente tem ação de quebra ou dissolver determinadas moléculas de óleo .

Por que o detergente limpa por quê polui?

Na água existem microorganismos produzindo enzimas capazes de quebrar as moléculas de cadeia carbônica linear que caracterizam os sabões. Essas enzimas não reconhecem as cadeias ramificadas presentes nos detergentes, e por isso eles permanecem na água sem sofrer decomposição, o que ocasiona a poluição.

Porque o sabão é capaz de remover a gordura?

Observe que a parte apolar das moléculas do sabão envolve a partícula gordurosa, que é arrastada pela água que está em contato com a parte polar do sabão voltada para fora. Assim, as micelas formadas pelo sabão ajudam a remover a sujeira gordurosa.

Qual a reação química que ocorre quando se utiliza o sabão com a água dura?

Porém, quando a água é dura, os seus cátions reagem com ânion do sabão, formando um precipitado que é insolúvel. Além de impedir a ação de limpeza, esses precipitados ainda aderem ao tecido que está sendo lavado ou à beira da pia, do tanque, da mangueira etc.

O que ocorre com o sabão quando entra contato com água calcária conhecida como água dura rica em cacl2 )?

Dessa forma, a composição da Água Dura anula a ação do sabão dificultam a limpeza e aderem ao tecido que está sendo lavado (ou à beira da pia, do tanque, da banheira etc.).

Qual o problema em utilizar o sabão em meio ácido ou em água dura?

Uma desvantagem do sabão é que ele não funciona muito bem em água dura (água com concentrações consideráveis de cálcio, magnésio e ferro), pois forma precipitado (coágulo) quando reage com esse íons.

Qual foi a ação do detergente na mistura?

quando adicionamos algumas gotas de detergente líquido, o detergente atrai a água e as moléculas de óleo, de modo que as três substâncias se misturam para formar uma emulsão, que é um tipo de mistura.

Qual é a diferença entre um sabão e um detergente?

O sabão é composto por óleos e gorduras vegetais, já o detergente é feito a partir de derivados petroquímicos. Sendo assim, o detergente produz mais espuma na lavagem, sendo ideal para a remoção de gorduras e, por isso, é o mais indicado para lavar louças e outros objetos engordurados.

Como funciona o mecanismo de ação de um sabão?

O sabão funciona da seguinte maneira: a sua parte apolar é hidrofóbica, ou seja, tem aversão à água, mas é lipofílica, isto é, interage com as moléculas da gordura (que também são apolares), "aprisionando-as" dentro de uma micela, como mostra a imagem a seguir.

O que diminui a tensão superficial da água?

A tensão superficial mantém a água coesa (moléculas fortemente unidas), é como se houvesse uma superfície elástica na sua superfície. O detergente diminui a tensão superficial da água, fazendo com que ela derrame. O resultado é um número menor de água na superfície da moeda.

O que pode romper a tensão superficial?

Sabões, detergentes e outros surfactantes rompem a tensão superficial, por que essas moléculas possuem um lado com boa afinidade com a água (hidrofílico) e outro lado com boa afinidade com gorduras (hidrofóbico ou lipofílico).

Quais são os fatores que influenciam a tensão superficial?

Os principais fatores que influenciam a tensão superficial de uma substância é a sua pureza e a temperatura.

Onde ocorre a tensão superficial?

Na Física, a tensão superficial é um efeito que ocorre na camada superficial de um líquido que leva a sua superfície a se comportar como uma membrana elástica.

O que aumenta a tensão superficial da água?

Porém, por não ter o mesmo número de vizinhas, uma molécula na superfície apresenta maior energia potencial que as no interior do líquido. Portanto, para aumentar a superfície de um líquido, devem-se transferir moléculas de seu interior para a interface, e isso requer certa energia.

Porque a tensão superficial da água é alta?

A Tensão Superficial é mais intensa nos líquidos que possuem altas forças intermoleculares, pois é pela força de coesão que esse fenômeno é causado. As forças intermoleculares são um jogo de atração entre os átomos que formam uma molécula. São elas que definem as propriedades como ponto de fusão e ebulição.

Artigo anterior
Como fazer para puxar assunto?
Artigo seguinte
Quanto tempo o vinagre pode ficar no cabelo?