O que pode ser dor na veia da perna?

Perguntado por: Denis Edgar de Martins  |  Última atualização: 9. Juni 2024
Pontuação: 4.9/5 (23 avaliações)

Cãibras, lesões, flebite, veias varicosas, má circulação, aterosclerose, trombose venosa profunda, artrite e hérnia de disco são alguns dos motivos que podem levar a estes sintomas. Alguns deles podem, inclusive, ser bastante comuns.

O que significa quando a veia da perna doi?

Uma das principais causas vasculares de dor nas pernas é a insuficiência venosa crônica, que é a doença que dá origem às varizes, microvarizes e vasinhos (telangiectasias). É uma má condição de circulação sanguínea que compromete o retorno venoso do sangue ao coração e pulmões.

É normal sentir dor na veia?

É comum essas dores estarem ligadas a varizes e insuficiência venosa crônica. Isso porque essas veias já não conseguem fazer com que o sangue volte ao coração. O sangue acaba retornando para as pernas e se acumulando no interior das veias, causando inflamação dos tecidos.

O que pode ser dor na veia artéria da perna?

A dor nas pernas para caminhar pode ser indício de obstrução das artérias das pernas. Geralmente, este problema acomete pessoas acima de 50 anos e acontece devido a deposição de placas de gordura e cálcio nas artérias: a temida aterosclerose.

O que fazer quando as veias das pernas doem?

A primeira medida para o alívio da dor é diminuir a pressão dentro das veias e assim reduzir o processo de edema nas pernas, com o simples ato de sentar-se, ou deitar-se, elevando as pernas. Dessa forma, há um aumento da drenagem sanguínea e redução do incomodo.

🔴 6 causas de DOR NAS PERNAS que não são causadas por Varizes

24 questões relacionadas encontradas

Como saber se a dor na perna e vascular?

Outros sintomas que acompanham a dor nas pernas no caso de varizes
  1. cãibras noturnas;
  2. comichão;
  3. sensação de queimação;
  4. edemas (inchaço);
  5. alterações da cor da pele, deixando-a mais escura ou arroxeada;
  6. úlceras e feridas, principalmente próximas aos tornozelos;

Como saber se a dor na perna e circulação?

A dor nas pernas causada por má circulação afeta principalmente idosos e pode surgir em qualquer hora do dia, mas piora após passar algum tempo sentado ou de pé, na mesma posição. Os pés e os tornozelos podem ficar inchados e com uma coloração arroxeada, indicando dificuldade no retorno do sangue para o coração.

Qual é a perna que tem a veia do coração?

A veia que tem conexão com o coração e passa pela perna e a veia cava inferior, que está localizada tanto na perna direita quanto na esquerda. A veia cava inferior é responsável por levar o sangue rico em gás carbônico para o coração, para que ele seja oxigenado no pulmão.

Quando as veias começam a doer?

Quando o sangue não consegue subir, ele se acumula nas veias das pernas e pés, causando dor. Leia mais. Dores nas pernas são queixas frequentes de quem trabalha muito tempo sentado ou fica muitas horas em pé. A má circulação venosa do sangue nos membros inferiores é uma das principais razões para queixas como essa.

Quais são os sintomas de uma veia entupida?

Então o primeiro é dor, que seria o “pain”, é o principal, a dor sempre vai acontecer, é uma das primeiras coisas a acontecer quando tem uma obstrução arterial. Depois nós temos a palidez, a pele fica branca, tem a parestesia que começa a ter uma sensação de formigamento ou alteração na sensibilidade.

Qual o primeiro sintoma de veia entupida?

A dor é a principal sensação de uma veia entupida e surge no local afetado. É o sintoma mais relatado e deve servir de alerta para buscar o médico. A falta de irrigação faz com que o local afetado adquira uma coloração diferente, mais clara do que o restante do corpo.

Quando devo me preocupar com a dor na perna?

É sempre importante consultar um médico quando apresentamos uma nova dor nas pernas ou uma dor persistente. Contudo, essa consulta se torna uma urgência se alguma das condições abaixo estiver presente: a perna está inchada. há sinais de infecção (vermelhidão, calor e febre)

Por que as veias dói?

Geralmente, veias nesta localização são finas e o coágulo acaba se fixando no local, causando dor, inchaço, vermelhidão e endurecimento da veia. A situação fica mais grave quando o coágulo se propaga ou se forma em veias maiores, como a veia safena na coxa ou veias profundas.

Quais são os sintomas de uma má circulação?

Os principais sinais e sintomas da má circulação incluem:
  • Mãos e pés frios;
  • Inchaço nos membros inferiores;
  • Falta de pelos nas pernas;
  • Úlceras nas pernas;
  • Pele brilhante e azulada;
  • Cãibra e formigamento;
  • Ressecamento no calcanhar;
  • Cansaço excessivo;

Qual o primeiro sinal de trombose nas pernas?

Dores nas pernas persistentes podem ser um alerta vermelho para a trombose. Em caso de câimbras, dores que pioram ao contrair a musculatura, descoloração da pele ou coloração azulada ou esbranquiçada, procure ajuda médica.

Quais são os primeiros sintomas de trombose na perna?

Sensação de peso nas pernas, especialmente no fim do dia, pode não ser apenas uma simples manifestação de cansaço. Este é um dos sinais da trombose venosa profunda, uma doença grave potencialmente causada pela formação de coágulos, em geral, nas pernas – na região da panturrilha e até nas coxas.

Onde dói quando tem veia entupida?

A dor provocada pela veia entupida costuma atacar regiões específicas como os músculos da panturrilha e da coxa. O momento em que ela surge também é um fator de destaque. Geralmente, essa dor aparece quando o indivíduo começa a caminhar e diminui quando ele descansa.

Qual lado da perna fica a veia safena?

Com o termo safena costuma-se designar ao menos uma das veias safenas do corpo humano. Além disso, em cada uma das pernas temos duas veias safenas principais: veia safena parva ou externa: a veia parva se localiza na parte posterior da perna, indo do tornozelo até a altura do joelho.

Onde fica a veia do coração na perna esquerda?

Ela é uma das responsáveis por levar o sangue dos pés, pernas e coxas de volta ao coração. Essa veia se forma ao nível do tornozelo e percorre toda a perna pela face medial (“parte de dentro da perna”) e termina ao nível da virilha, onde ela desemboca na veia femoral, a principal e maior veia dos membros inferiores.

Onde fica a veia principal na perna?

Nós possuímos em cada perna, duas veias safenas; uma que se inicia na parte interna do pé e vai até a virilha e recebe o nome de veia safena magna ou interna e outra que se inicia também no pé, mas na parte posterior, e vai até a dobra do joelho, chamada de veia safena parva ou externa.

Onde dói a trombose na perna?

Sintomas e sinais de trombose na perna

Como a presença do coágulo prejudica a passagem do sangue, a perna do indivíduo fica inchada, sendo este o principal sintoma de trombose venosa profunda. Junto do inchaço, o paciente pode sentir dor, uma vez que o coágulo pressiona a parede da veia.

Quem tem má circulação sente dor?

A má circulação nas extremidades, como pés e pernas, é o tipo mais grave da situação e é utilizada para se referir a diversos sintomas, como dor, sensação de peso, cansaço e formigamento, entre outras sensações.

O que tomar para dor nas pernas má circulação?

Para aliviar de forma natural a má circulação, pode-se tomar chás diuréticos, como chá verde ou chá de salsinha, beber mais líquidos durante o dia, diminuir o consumo de sal, consumir pimenta caiena e aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega-3, frutas cítricas e vegetais verde-escuros.

Como aliviar dor de circulação?

Os exercícios mais recomendados para quem procura aliviar as dores nas pernas são:
  1. Caminhada;
  2. Subir e descer escadas;
  3. Pedalar moderadamente;
  4. Atividades aquáticas, como natação e hidroginástica.

Que tipo de exame se faz para dor na perna?

O ultrassom nas pernas é um método não invasivo, que utiliza ondas sonoras de alta frequência para gerar imagens das veias e artérias das pernas. O exame de imagem é amplamente utilizado na avaliação de dores e localiza possíveis obstruções, coágulos sanguíneos e varizes.

Artigo anterior
Quem toma fluoxetina pode fazer exercícios?
Artigo seguinte
Quem é cadastrado no MEI precisa de contador?