Por que o uso de agrotóxicos na agricultura?

Perguntado por: Gabriel Manuel Neto de Carneiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (29 avaliações)

Os agropecuaristas utilizam os agrotóxicos a fim de controlar e combater possíveis pragas e doenças que atacam as plantações, pois esses possuem a capacidade de agir sobre a atividade biológica dos seres vivos. Esse controle garante, de certo modo, a produtividade das produções agrícolas, evitando prejuízos.

Porque se usa agrotóxicos na agricultura?

Como falamos, os agrotóxicos são usados para controlar e combater a proliferação de pragas, ervas daninhas e possíveis doenças associadas ao cultivo de determinados produtos, em especial nas produções em grande escala.

Qual a necessidade dos agrotóxicos?

Para que servem os agrotóxicos? Os agrotóxicos atuam no controle e na proliferação de pragas, ervas daninhas e no combate a possíveis doenças associadas ao cultivo de determinados produtos. São compostos por substâncias capazes de agir sobre a atividade biológica dos seres vivos que estão nos cultivos agrícolas.

Quais as consequências do uso de agrotóxicos na agricultura?

Apesar dos benefícios para a agricultura, os agrotóxicos são extremamente nocivos para os seres vivos e podem desencadear contaminação e poluição do solo, água e até mesmo do ar. O solo das regiões onde se pratica agricultura é frequentemente exposto aos agrotóxicos.

Quais as vantagens dos agrotóxicos?

Os agrotóxicos, quando utilizados de acordo com a dose recomendada, atuam no controle de pragas e doenças que prejudicam as plantações. Ao controlar possíveis danos às plantações, os agrotóxicos garantem o aumento da produtividade.

AGROTÓXICOS NO BRASIL: IMPACTOS NA SAÚDE E NO MEIO AMBIENTE | Atualidades e Redação para o Enem

24 questões relacionadas encontradas

Quais são os malefícios dos agrotóxicos?

O consumo contínuo do herbicida também pode causar câncer, sendo os mais comuns de mama, cerebral, pulmonar e de próstata; Infertilidade, pois os componentes tóxicos presentes nos pesticidas podem afetar a taxa de fertilidade de homens e mulheres, e também alterar a qualidade dos espermatozoides; Doenças nos rins , já ...

Quais são as consequências do uso excessivo de agrotóxicos?

O uso indiscriminado de agrotóxicos pode levar à contaminação da água e do solo e causar efeitos drásticos em espécies não alvo, afetando a biodiversidade, as redes alimentares e os ecossistemas aquáticos e terrestres.

Quais os problemas enfrentados pelo uso de agrotóxicos no Brasil?

Os agrotóxicos são considerados ainda desreguladores endócrinos e causam alterações comportamentais, falência ovariana, entre outros problemas de saúde. Um dos problemas enfrentados no estado tem relação com os municípios considerados silenciosos e o registro de intoxicações por agrotóxicos.

Como a agricultura pode prejudicar o meio ambiente?

Diminuição da biodiversidade por causa do uso agrotóxicos (pesticidas), que, muitas vezes, são pulverizados por aviões e atingem as áreas vizinhas, matando, assim, animais e plantas. O desmatamento também contribui para a diminuição da biodiversidade; Erosão causada pela irrigação e manejo inadequado dos solos.

Por que o consumo de agrotóxico é tão alto?

A utilização massiva dos agrotóxicos se iniciou na década de 60, na chamada Revolução Verde – um movimento pela modernização da agricultura, utilizando máquinas, agrotóxicos e sementes geneticamente modificadas com o intuito de aumentar a produtividade.

O que levou à necessidade de usar cada vez mais os agroquímicos?

Matam insetos nocivos às lavouras, que são aqueles que sugam a seiva (o "sangue" da planta), introduzem doenças e se alimentam de partes fundamentais para o desenvolvimento da plantação. Todos os inseticidas agem no sistema nervoso dos insetos ou ácaros.

Porque se usa tanto agrotóxico no Brasil?

Por que o Brasil lidera o ranking de uso de agrotóxicos? Temos mais pragas que os demais países? É uma somatória de razões. A mais óbvia é que somos um dos maiores produtores agrícolas do mundo, de soja principalmente.

Quais são os impactos do uso de defensivos na lavoura do Brasil?

111) a contaminação de alimentos, poluição de rios, erosão de solos e desertificação, intoxicação e morte de agricultores e extinção de espécies animais, são algumas da mais graves conseqüências da agricultura química industrial e do uso indiscriminado de agrotóxicos largamente estimulados nos últimos 25 anos.

Que impactos ambientais sociais e econômicos Os agrotóxicos provocam no país?

No entanto, alguns agrotóxicos são responsáveis pelo empobrecimento e a erosão dos solos em conjunto com outras práticas agrícolas ambientalmente insustentáveis, uma vez que destroem a vegetação. O solo exposto facilita a ação das chuvas e causa outro problema para a atividade agrícola, o assoreamento.

Quais vantagens dos agrotóxicos naturais?

Os agrotóxicos naturais vêm despertando interesse por suas vantagens associadas à segurança ambiental, especificidade para o alvo, eficácia, biodegradabilidade e adequação no Manejo Integrado de Pragas.

Quais são as possíveis vantagens da aplicação desses produtos agrotóxicos para os produtores?

A principal vantagem do uso desses produtos é o controle de doenças e pragas. Dessa forma, o resultado apresentado é a colaboração com o aumento da produtividade dos produtos cultivados. Outra vantagem é em relação ao preço dos produtos cultivados com agrotóxicos, que se apresentam menor no mercado.

Quais as principais vantagens da agricultura orgânica?

Vantagens
  • conservação dos recursos naturais;
  • fabricação de alimentos saudáveis e de elevada qualidade;
  • manutenção da biodiversidade;
  • utilização de compostagem, minhocultura e afins;
  • baixo impacto ambiental, favorecendo a sustentabilidade;
  • rotatividade de culturas;

Por que o uso de agroquímicos no Brasil tem aumentado nos últimos anos?

O pesquisador explica que esse aumento está diretamente relacionado à expansão da monocultura e dos transgênicos.

Por que o Brasil importa alimentos?

Até mesmo feijão, arroz, banana e outros produtos do cotidiano brasileiro costumam ser, ao menos em parte, importados para suprir as demandas do mercado interno com menor custo, ao menos em certas épocas do ano quando há maior dificuldade na nossa produção daqueles alimentos.

Qual a posição do Brasil no uso de agrotóxicos?

Na lista o Brasil fica em sétimo lugar, com US$ 137 por hectare. Atrás de Japão, Coreia do Sul, Alemanha, França, Itália e Reino Unido. O terceiro ranking mostra quanto cada país gasta com pesticidas tendo o tamanho da produção agrícola como referência.

Qual a importância dos agroquímicos?

Como a própria definição deixa explícito, a principal função desses produtos é alterar a composição da flora e fauna na produção agrícola. Portanto, os agroquímicos podem ser enquadrados em algumas categorias, de acordo com o seu alvo sendo: fungicidas, inseticidas, herbicidas e outros.

Quais são os argumentos dos que defendem o uso de agrotóxicos na produção alimentar?

Vantagens - A utilização correta e em dosagens recomendadas de agrotóxicos garante o controle de pragas e doenças que prejudicam as plantações; - O controle de pragas e doenças garante a produtividade das lavouras; - O uso de agrotóxicos melhora a qualidade visual dos produtos cultivados; - Geralmente, os preços dos ...

Que mais consome agrotóxicos no mundo?

Em 2017, com cerca de 550 mil toneladas de ingredientes ativos, o Brasil alcançou o título de maior consumidor de agrotóxicos em volume de produto do planeta ㅡ de acordo com os dados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados apresentados em audiência de 2019 em Brasília.

Como a agricultura afeta o solo?

As atividades agrícolas têm gerados prejuízos ao meio ambiente afetando o solo, as águas, a fauna e flora. A agricultura causa danos irreversíveis ao solo, tornando terras que antes eram férteis em terras inapropriadas para o uso, além de milhões de litros de água que são utilizados para essa atividade.

Artigo anterior
Quantos tipos de alfabetos existem?
Artigo seguinte
Qual é o personagem mais forte de Demon Slayer?