Por que o NAT não é necessário no IPv6?

Perguntado por: Nuno Amorim  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (17 avaliações)

a) A implementação do IPv6 em uma rede LAN faz com que não seja necessária a utilização de NAT, pois o protocolo em sua nova versão possui endereços válidos o suficiente para dispensar seu uso, além de proporcionar maior velocidade na troca de informações.

Porque minha rede não suporta IPv6?

Reinicie o roteador e o modem. Um problema com seu provedor de serviços de Internet ou roteador pode resultar na falta de conexão com um endereço IPv6. Se você tiver dois dispositivos de rede, reinicie o modem primeiro, aguarde um ou dois minutos e reinicie o roteador.

Porque o IPv6 é melhor que o IPv4?

Atuando em 128 bits, o IPv6 suporta cerca de 340 undecilhões de endereços, contra 4 bilhões suportados pelo IPv4. Além do maior número de combinações, o IPv6 também simplifica as atribuições de endereços e traz recursos adicionais de segurança de rede.

Por que usar tunelamento para IPv6 com o IPv4?

O tunelamento é um método de integração onde um pacote de IPv6 é encapsulado dentro de outro protocolo, como o IPv4. Esse método permite a conexão das ilhas de IPv6 sem que haja a necessidade de converter as redes intermediárias para o IPv6.

O que acontece se ativar o IPv6 no roteador?

Logo, ativar o IPv6 na rede reduz os custos com a mesma. Grandes sites como Google, Youtube, Facebook, Amazon e praticamente todos os principais serviços da internet da atualidade já funcionam com o IPv6. Então, boa parte do tráfego do provedor vai acabar passando pelo IPv6.

IPv6 Address Planing: How to Survive without NAT

23 questões relacionadas encontradas

O que é IPv6 no roteador?

IPv6 é a denominação para Internet Protocol Version 6 (Protocolo de Internet Versão 6, em português). Ele é responsável por abrigar os endereços dos dispositivos conectados à internet, como se fossem a “identidade” da máquina que está trafegando na rede.

O que é habilitar IPv6?

Vá a Menu Iniciar > Painel de Controle > Conexões de rede e clique com o botão direito do mouse sobre a rede que será configurada. Vá a “Propriedades” e na tela “Geral” habilite a opção “Microsoft TCP/IP versão 6”. Pronto. Isto é o suficiente para que o novo protocolo de internet esteja funcionando em sua máquina.

É possível usar IPv4 e IPv6 em uma mesma aplicação?

O IPv4 e o IPv6 não são diretamente compatíveis, já que o IPv6 não foi projetado para ser uma extensão, ou complemento, do IPv4, mas sim, um substituto que resolve o problema do esgotamento de endereços.

Como será feita a migração do IPv4 para o IPv6?

Normalmente as equipes não mudam de forma direta do IPV4 para o IPV6. Dessa forma, é feito um período de transição. Essa mudança pode ser feitas através dos nodes do dual-stack, juntamente com protocolos de túnel ou outros mecanismos de tradução entre IPv4 e IPv6, onde os nodes de dual-stack não são viáveis .

Qual a diferença entre o IPv4 e IPv6?

IPv4vs IPv6 – Combinações

O Protocolo de Internet versão 4 possui endereços no padrão 32 bits e sustenta cerca de 4 bilhões de combinações de endereços IP em todo o mundo. Já o IPv6 é a versão 6 do Protocolo de Internet, com endereços no padrão 128 bits, permitindo, portanto, cerca de 340 undecilhões de endereços.

Qual é mais rápido IPv4 ou IPv6?

IPv4 x IPv6: Comparação de velocidade

Na teoria, IPv6 seria um pouco mais rápido, já que os ciclos não precisavam ser perdidos em traduções NAT. Mas IPv6 também tem pacotes maiores, que pode o tornar mais lento em alguns casos de uso.

Qual é mais seguro IPv4 ou IPv6?

Um dos pontos chave desta transição é a segurança. Muitos têm apostado que o IPv6 é naturalmente mais seguro que o IPv4, se baseando, provavelmente, no suporte obrigatório que o IPv6 oferece ao IPSec.

Porque o IPv6 é necessário?

Permite maior número de dispositivos conectados

Esse é um dos maiores ganhos que o IPv6 trará. A possibilidade de conectar múltiplos aparelhos simultaneamente será fundamental para as estratégias de empresas. Afinal, ela torna o uso de novas tecnologias, como a Internet das Coisas e a internet 5G, muito mais prática.

Como usar IPv6 em minha rede?

Para pingar um endereço IPv6 podemos usar o comando ping no terminal, se estivermos usando Windows, ou ping6, se o sistema operacional for Linux ou macOS. Windows: O ping tem um parâmetro especial (-6) que podemos passar para indicar que o endereço é do tipo IPv6, conforme mostrado abaixo.

Como configurar uma rede IPv6?

Instalar IPv6
  1. Clique em Iniciar, clique em Painel de Controle e clique duas vezes em Conexões de Rede.
  2. Clique com o botão direito do mouse em qualquer conexão de área local e clique em Propriedades.
  3. Clique em Instalar.
  4. Clique em Protocolo e clique em Adicionar.
  5. Clique em Microsoft TCP/IP versão 6 e clique em OK.

Como liberar IPv6?

Se você ainda não sabe como conectar o seu modem e o roteador, por favor consultar o Guia de Instalação Rápida (QIG) no pacote. Clique em IPv6 Support do lado esquerdo da tela. No sub-menu de IPv6 Support, por favor selecione IPv6 Setup.

Como traduzir IPv4 para IPv6?

É usado um prefixo especial para mapear endereços IPv4 para IPv6: 64:ff9b::/96. Também é preciso usar uma modificação para o DNS, chamada DNS64, que permite gerar um registro AAAA ainda quando o destino não tiver endereço IPv6 (isto é, o DNS responde somente com registros do tipo A).

É possível enviar datagramas IPv4 em redes IPv6 e Vice-versa?

datagramas IPv4, enquanto os sistemas habilitados para IPv4 não podem manusear datagramas IPv6”. IPv6 comuniquem-se com outros que usam IPv4, por meio da conversão de cabeçalhos dos datagramas.

Como prolongar a vida do IPv4?

O tempo de vida do IPv4 vem se estendendo pelo uso de técnicas paliativas para a reutilização de endereços, tais como o Network Address Translation (NAT), Classless Interdomain Routing (CIDR), e atribuições de endereços de forma temporária com o serviço Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP).

Quais as limitações do protocolo atual IPv4 )?

Os roteadores da internet são designados a descartar qualquer pacote com endereços nesta faixa. Mais uma séria limitação do IPv4 é a falta de uma camada de segurança. Ele foi "desenvolvido para ser usado em redes onde as pessoas confiam umas nas outras" e não em um ambiente anárquico como a internet atual.

Porque o IPv4 é utilizado até os dias atuais?

Por que estamos usando IPv4? O IPv4 transfere endereços de protocolos de 32 bits. Sustenta aproximadamente 4,29 bilhões de IPs pelo mundo todo, o que nos fez chegar na crise atual: O sistema não suportará mais endereços do que isso.

Quantos bytes possui um endereço IPv4 e IPv6?

Em IPv4 o tamanho mínimo é de 576 bytes. E em IPv6 é de 1280 bytes.

O que melhora com IPv6?

O protocolo IPv6 pode manipular pacotes de maneira mais eficiente, melhorar o desempenho e aumentar a segurança. Ele permite que provedores de serviços de internet reduzam o tamanho de suas tabelas de roteamento, tornando-os mais hierárquicos.

Como saber se tenho o IPv6 no meu PC?

Você pode optar por visualizar o teste simples, que vai te mostrar rapidamente um teste de sucesso/falha para IPv4, IPv4+IPv6 e IPv6. No entanto, este teste oferece pouca informação para diagnóstico de conexão. Este espelho foi marcado como fora de conformidade; você deveria visitar test-ipv6.com.

Quem já está usando o IPv6?

Todos os novos smartphones já são capazes de ler IPv6, bem como alguns gateways de banda larga. Alguns modelos mais antigos podem ser atualizados pelo provedor de serviço para suportar o protocolo.

Artigo anterior
Qual é o centro do corpo?
Artigo seguinte
O que a NR 32 determina em relação ao risco biológico?