O que é drenagem torácica e quais os cuidados de enfermagem?

Perguntado por: Alexandra Margarida de Lopes  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (65 avaliações)

A drenagem torácica é um procedimento cirúrgico adotado frequentemente como terapia hospitalar no tratamento de pacientes com trauma torácico e no pós-cirúrgico de cirurgia torácica e/ou cardíaca, com o objetivo principal de promover a remoção de conteúdo líquido, gasoso, purulento ou sanguinolento do interior da ...

Quais os cuidados de enfermagem com sistema de drenagem torácica?

Cuidados Gerais com Dreno de Tórax
  1. Sempre que for manipular o dreno, lavar as mãos, secar e aplicar álcool gel 70%. ...
  2. Manter o selo d'água com 300-500 mL de SF 0,9% (~ 2,5 cm de altura), e trocá-lo a cada 12-24 horas. ...
  3. Mensurar o débito do dreno a cada 6 horas, ou menos, caso haja drenagem superior a 100 mL/hora.

Qual a função do dreno de tórax e quais os cuidados de enfermagem?

A principal função do dreno de tórax é a retirada de líquidos, secreção e sólidos (fibrina) da cavidade pulmonar com objetivo de restabelecer a pressão negativa da atividade pleural, manter a função respiratória e a estabilidade hemodinâmica.

Quais os tipos de drenos e os cuidados de enfermagem?

Drenos e os cuidados de Enfermagem
  • Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
  • Dreno de Sucção (Portovac) ...
  • Dreno de Abramsom. ...
  • Dreno de Kerr. ...
  • Dreno JP (Jackson Pratt) ...
  • Dreno Blake.

Qual a finalidade da drenagem torácica?

A drenagem torácica é um procedimento comum na prática diária realizada para drenar fluido, sangue ou ar de cavidade pleural. A drenagem efetiva requer um dreno posicionado adequadamente e um sistema de drenagem unidirecional hermético para manter a pressão intrapleural subatmosférica.

Drenagem Torácica e os Cuidados de Enfermagem

42 questões relacionadas encontradas

Como é realizada a drenagem torácica?

O procedimento é feito por meio da inserção de um dreno na cavidade pleural, após anestesia local, vedado na extremidade oposta, abaixo do nível do tórax. Desta forma, ar, fluído ou sólidos presentes no espaço pleural conseguem escapar deste, sem retornar.

Como se faz a drenagem torácica?

A incisão deve ser feita sobre a costela imediatamente inferior ao espaço intercostal escolhido de tal sorte, que um túnel no tecido celular subcutâneo e na musculatura seja realizado na posição cranial, para que o dreno siga a direção superior e sua extremidade aponte para o ápice da cavidade torácica.

Quais são os tipos de drenos na enfermagem?

Drenos
  • Dreno de Penrose. É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório. ...
  • Dreno de Sucção (Portovac) ...
  • Dreno de Abramsom. ...
  • Dreno de Kerr.

O que são drenos e quais os tipos?

O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado.

O que são os principais tipos de drenos utilizados na drenagem subterrânea?

Drenagem Subterrânea ou profunda

Os drenos mais utilizados são dos seguintes tipos: • Dreno profundos contínuos e descontínuo • Dreno cego • Colchão drenante • Dreno a céu aberto (valetão) • Dreno em “espinha de peixe” • Dreno subhorizontal.

O que são os cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

O que é dreno torácico selo d'água?

Os sistemas coletores de drenagem pleural ou mediastinal utilizam o princípio da sifonagem subaquática que funciona como uma válvula unidirecional, também denominada drenagem pleural fechada ou drenagem em selo d'água.

O que significa drenagem na enfermagem?

A drenagem torácica é um procedimento cirúrgico adotado frequentemente como terapia hospitalar no tratamento de pacientes com trauma torácico e no pós-cirúrgico de cirurgia torácica e/ou cardíaca, com o objetivo principal de promover a remoção de conteúdo líquido, gasoso, purulento ou sanguinolento do interior da ...

Quais os cuidados de enfermagem com o dreno Portovac?

Cuidados:
  1. Mantenha o reservatório sanfonado sempre abaixo do local onde o dreno está inserido. ...
  2. Use roupas mais largas para acomodar bem o dreno. ...
  3. Lave bem as mãos com água e sabão.
  4. Feche o pinçador (Clamp) do tubo.
  5. Esvazie a bolsa sanfonada dentro de um frasco graduado, como uma mamadeira, copo ou jarra.

Quais os cuidados de enfermagem para uma gastrectomia?

Hidratação e suplementação. Outro cuidado importante no pós-operatório da gastrectomia é a hidratação do paciente. E ainda, ele poderá precisar de suplementação alimentar, uma vez que a quantidade de alimento que vai ingerir será menor, mas o organismo continua com suas necessidades nutricionais.

Qual a classificação dos drenos?

Tipos de Drenos São usados em diversos contextos para possibilitar o escapamento de líquido de uma cavidade corporal específica. ... Podem ser classificados em: - Dreno aberto, ex.: penrose; - Dreno de sucção fechada; - Dreno de reservatório; - Cateteres para drenagem de abscesso.

Quais são os tipos de drenagem?

Tipos de drenagem
  • Endorreica: São os rios que deságuam em outro lago ou rio.
  • Exorreica: São os rios que deságuam no mar.
  • Arreica: O rio não possui uma direção certa, simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração (existem rios que desaparecem no meio do deserto)

Quais os tipos de drenos e sondas?

- sonda nasogástrica (Levin) - sonda orotraqueal (ou portex) - sonda gastrostomia (Malecot) - sonda vesical (Foley) - sonda uretral - sonda retal Page 17 III - MATERIAL As sondas são diferenciadas de acordo com o seu diâmetro externo, geralmente aos pares.

O que são drenos sondas e cateteres?

Sondas ou catéteres são tubos inseridos no organismo para a infusão ou retirada de fluidos. Drenos são materiais inseridos no interior de espaços ou cavidades para possibilitar a saída de conteúdos ali presentes (como ar ou fluidos).

O que é um dreno cirúrgico?

O dreno utilizado no pós operatório é utilizado para retirar líquidos e sangue acumulados no local onde foi realizada a cirurgia, diminuindo assim o risco de infecções e facilitando a cicatrização.

O que é um dreno de Kehr?

O dreno de Kehr é introduzido nas vias biliares extra-hepáticas, recomendado para a drenagem externa, descompressão ou após anastomia biliar, como prótese modeladora, devendo ser fixado por meio de pontos na parede duodenal lateral ao dreno, tanto quanto na pele, impedindo sua saída espontânea.

Como é o procedimento para tirar água do pulmão?

A punção pleural ou toracocentese tem por objetivo a retirada de líquido do espaço pleural, que é o espaço entre a superfície interna da pleura e o pulmão, tanto para diagnóstico da causa do acúmulo do líquido quanto para alívio dos sintomas como a falta de ar e tosse provocada por esse líquido.

Quando é necessário drenar o pulmão?

A drenagem torácica, também conhecida como drenagem pleural, é indicada em casos de pneumotórax, quando há ar entre as membranas que envolvem os pulmões, e também nos casos de derrames pleurais, quando há líquido ao redor dos pulmões.

Quanto tempo uma pessoa fica com dreno no pulmão?

Tempo máximo de 10 dias de drenagem, mesmo quando não resolvida a intercorrência pleural; Radiografia de tórax mostrando pulmões completamente expandidos e ausência de derrames cavitários; Pacientes com delirium hiperativo, com risco de saída acidental do dreno.

Quantas vezes na semana pode fazer drenagem?

Portanto para que os resultados sejam efetivos a Drenagem Linfática deve fazer parte da sua rotina. Se o seu caso for de muita retenção de líquido, ela pode ser feita diariamente ou 3 vezes por semana, podendo ser utilizada também em casos de pré e pós-operatório.

Artigo anterior
Quantos dias pode separar o filhote de cachorro da mãe?
Artigo seguinte
Porque cresce cogumelo na grama?