Por que o basalto e escuro?

Perguntado por: Lourenço Simão Reis Branco  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (64 avaliações)

Plagioclásio e piroxênio são os minerais essenciais do basalto, que também pode conter olivina. Por isso, o basalto é considerado uma rocha máfica, ou seja, uma rocha escura. Quando o basalto é rico em olivina esse é denominado de picrito.

Qual é a cor do basalto?

O basalto é geralmente de coloração cinzenta-escura a preta, mas meteoriza rapidamente para castanho ou vermelho-ferrugem devido à oxidação dos seus minerais máficos (ricos em ferro) em hematite e outros óxidos e hidróxidos de ferro.

O que é basalto negro?

PETROLOGIA rocha eruptiva, vulcânica, de cor escura ou negra, muito dura, especialmente utilizada no empedramento de calçadas e passeios, etc.

Qual é o brilho do basalto?

A piroxena é translúcida, tem cor verde-escura a preto, brilho vítreo e dureza 5 a 6.

Como surge o basalto?

Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. ... Esse tipo de rocha é chamado extrusiva ou vulcânica, um tipo de rocha extrusiva é o basalto (abaixo).

Para que serve o basalto?

19 questões relacionadas encontradas

Qual a origem do basalto e do granito?

Tanto o basalto quanto o granito são rochas ígneas, originárias do resfriamento do magma ou da lava fundida. Ainda que essas pedras sejam muito similares, elas também apresentam características que as distinguem uma da outra.

Onde ocorre o basalto?

O Basalto é uma rocha magmática formada na superfície da crosta terrestre, com solidificação da lava.

Qual a textura do basalto?

O basalto é uma rocha eruptiva, consolidada a partir do magma no exterior da crusta terrestre. Geralmente aparece em grandes extensões denominadas "rios de lava". É uma rocha básica, em geral melanocrática, de cor muito escura, de textura porfírica, muito pesada, dura, e rica em ferro e magnésio.

Como identificar o basalto?

O Basalto é geralmente cinza a preto em cor, mas rapidamente com o tempo pode passar para marrom ou ferrugem-Vermelho devido à oxidação de seus minerais máficos (ricos em ferro) em hematita e outros óxidos e hidróxidos de ferro.

Como é classificado o basalto?

O basalto é bastante abundante no planeta. Ele se encaixa na categoria de rocha ígnea, constituído através do resfriamento, em sequência a solidificação, do magma. Este, é formado, principalmente, por óxidos de silício, alumínio, ferro, cálcio, magnésio, sódio e potássio.

É possível encontrar basalto no Brasil?

Na região de Sul de Brasil, especialmente nos Estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, ocorre uma família de rochas peculiares que é utilizada como material de construção, denominada comercialmente “Basalto”.

É possível encontrar basalto em todo o Brasil?

O controle geológico de metais preciosos nos basaltos da Região Oeste do Paraná é semelhante ao da Groenlândia (Dinamarca), onde existem jazidas desses metais em corpos de composição comparável aos basaltos paranaenses, porém formados pela cristalização do magma em profundidade.

Qual é a utilidade do basalto?

O basalto é uma rocha do tipo magmática vulcânica, composta por um elevado número de minerais (como a augita, a magnetita e o quartzo). É muito utilizada em todo o mundo, sendo principalmente destinada à fabricação de asfalto.

Qual o tipo de rocha é o basalto?

Basalto é uma rocha ígnea vulcânica ou extrusiva, escura e muito finamente cristalina. É o principal constituinte da crosta oceânica. O magma que dá origem ao basalto é produto direto da fusão parcial do manto superior terrestre.

Que tipo de rocha é o basalto?

ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.

O que é pedra de basalto?

O basalto é uma rocha eruptiva, consolidada a partir do magma no exterior da crusta terrestre. Geralmente aparece em grandes extensões denominadas "rios de lava". É uma rocha básica, em geral melanocrática, de cor muito escura, de textura porfírica, muito pesada, dura, e rica em ferro e magnésio.

Qual a estrutura do basalto?

O basalto é constituído basicamente por minerais de silício, alumínio e ferro, na forma de piroxênios (augita), plagioclásios (labradorita) e magnetita [1].

Qual a granulometria do basalto?

Média: Granulometria de 0.2 a 1 mm.

Qual a textura da rocha?

A textura das rochas é o aspeto, quer macroscópico quer microscópico, dessa rocha, resultante do grau de cristalinidade e da disposição, forma e dimensões relativas dos minerais que a formam.

O que é a textura de uma rocha?

A textura de uma rocha refere-se ao tamanho, forma, disposição, contatos e arranjo ou organização de seus componentes minerais e, se existirem, vítreos. A escala de estudo das texturas é, preferencialmente, microscópica.

Qual é a textura do granito?

Os minerais que constituem o granito têm o tempo necessário para se desenvolver, apresentando-se com uma textura granular em que os minerais constituintes são bem visíveis e identificáveis.

Qual o tipo de rocha onde se encontra fósseis?

Os fósseis são encontrados nas rochas sedimentares, rochas formadas a partir de sedimentos (fragmentos de outras rochas) que são transportados através de agentes como vento e rios e se depositam em um determinado local.

Qual rocha é formada pela ação dos vulcões?

Se o magma resfria na superfície da Terra, após ser expelido por um vulcão, origina uma rocha ígnea vulcânica (também chamada de extrusiva). O exemplo mais comum é o basalto.

Que tipo de rocha é encontrado em um vulcão?

As rochas vulcânicas têm geralmente textura microlítica ou vítrea, como são exemplo o riólito, o traquito, o andesito, o basalto, a obsidiana, o retinito e a pedra-pomes. ...

Qual é a formação do granito?

Granito é uma rocha magmática ou ígnea resultado do resfriamento do magma (lava vulcânica) derretido que ocorre em grandes profundidades da crosta terrestre.

Artigo anterior
Quanto uma luz gasta por hora?
Artigo seguinte
Como as células utilizam os nutrientes?