Por que não enxergamos o lado escuro da Lua?

Perguntado por: Bianca Luna Ribeiro de Martins  |  Última atualização: 18. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (18 avaliações)

Em 1968, por meio da missão Apollo 9, foram transmitidas mundialmente imagens ao vivo da superfície lunar. Não vemos o lado oculto da Lua em razão da sua rotação e translação sincronizadas com os movimentos da Terra.

Porque a gente não vê o outro lado da lua?

Você sabe porquê só vemos um dos lados da Lua? A resposta está no movimento do nosso satélite natural.

Por que não conseguimos ver um lado da lua?

As forças de maré da Terra abrandaram a rotação da Lua até o ponto em que o mesmo lado está sempre voltado para a Terra - um fenômeno chamado rotação sincronizada. A outra face, a maior parte da qual nunca é visível da Terra, é portanto chamada de "o lado oculto da Lua".

Porque não vemos um lado da lua?

A luz que vemos da lua é na verdade a luz refletida do sol. Essa luz refletida é o que nos permite enxergar a lua. Mas o sol, mesmo com esse brilho todo, não consegue iluminar a lua por inteiro. Só conseguimos enxergar a parte iluminada, a parte escura a gente não enxerga.

O que foi descoberto no lado escuro da Lua?

O lado mais misterioso

De acordo com a Sociedade Planetária Americana, a humanidade viu o lado escuro da Lua pela primeira vez em 1959, graças à sonda soviética Luna 3, que registrou as primeiras imagens da região, revelando um hemisfério cheio de crateras que parecia mais com Mercúrio e a lua Calisto, de Júpiter.

Por que não é possível ver o lado oculto da Lua? | Minuto da Terra

19 questões relacionadas encontradas

O que a China encontrou na Lua?

Foi de uma dessas amostras que surgiu o Changesite-(Y), um mineral em formato de cristal colunar transparente e incolor. Ele foi encontrado pelos chineses em uma rocha lunar e, após estudos, a Agência Espacial da China confirmou que havia encontrado partículas de hélio-3 nele.

Porque a Índia aterrizou na Lua?

A Índia chegou à Lua. E foi uma missão histórica. Na quarta-feira (23), o gigante asiático tornou-se o primeiro a pousar perto do polo sul do satélite natural, um território desconhecido e desafiador que os cientistas acreditam poder conter reservas vitais de água congelada.

É possível ver a lua de dia?

Portanto, a lua, durante o dia, pode ser vista sim, mas apenas durante as fases minguante e crescente. A primeira só aparece pela manhã e a segunda, depois do meio-dia, isso porque a minguante nasce imediatamente após o período da cheia, à meia-noite, permanecendo nos céus durante 12 horas.

É possível ver a lua todas as noite?

A realidade é que nem sempre conseguimos observar a Lua durante o dia, mas em algumas ocasiões podemos ver o satélite natural mesmo com a forte iluminação diurna do Sol. Isso ocorre principalmente devido à atmosfera da Terra e ao ciclo orbital do nosso planeta.

Porque é possível ver a lua durante o dia?

Simplesmente porque sua superfície de silicato reflete muito a luz do sol. Ao contrário do que nos acostumamos a pensar, a lua não é o oposto do sol: nada impede que ambos os astros estejam no céu ao mesmo tempo, dependendo do ângulo em que a Terra está virada.

Quantos lados tem a Lua?

Por que os dois lados da Lua são tão diferentes há muito tempo intriga os cientistas espaciais. No entanto, um estudo publicado na semana passada na revista Science Advances apresentou uma nova explicação para esse mistério lunar.

Como são chamados os habitantes da Lua?

1 -LUNÁTICOS E SELENITAS: Na Lua, não existem seres vivos (pelo menos, jamais foi detectada qualquer espécie). Mas, ao longo de milênios, muitos acreditaram que poderia haver pessoas ali. Se tivessem existido, eles seriam denominados “selenitas”, já que é o gentilício dos fictícios habitantes da Lua.

Quantas vezes o homem já foi a Lua?

A China realizou missões bem-sucedidas com o Chang'e 3, 4, e 5, pousando na Lua, coletando amostras e explorando a região. Em suma, a humanidade visitou a Lua seis vezes durante as missões Apollo, que ocorreram entre 1969 e 1972.

Por que a Lua tem luz?

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Quantos graus a Lua anda por dia?

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.

É correto chamar a face não visto da Terra de face oculta da Lua?

A Lua está sempre com a mesma face virada para a Terra, mas isso não significa que o outro lado seja escuro — então é errado falar "lado escuro da Lua" ao se referir sobre o hemisfério lunar que não conseguimos ver daqui da Terra.

Por que o Sol não ilumina o espaço?

por causa do vácuo que existe em todo o universo. Embora se propague por grande parte da galáxia, a luz do sol não ilumina espaços vazios.

É verdade que a Lua reflete a luz do Sol?

De fato, a lua é um dos mais pobres refletores do sistema solar. A quantidade de luz refletida por um corpo é chamada de albedo (Latim: albus, branco). A Lua reflete somente 7% da luz do Sol que incide sobre ela, de modo que seu albedo é 0.07.

Qual o planeta que possui luz própria?

Os planetas não têm luz própria, apenas refletem a luz recebida, portanto são astros iluminados. A Terra realiza vários movimentos, sendo que um deles é em torno do seu eixo imaginário; outro é ao redor do Sol.

Quanto tempo a Lua fica no céu?

A Lua é visível durante o dia por uma média de 25 dias do mês ao longo do ano. Os outros cinco dias ocorrem em torno da fase da Lua nova e da Lua cheia.

Onde é que a Lua nasce?

No céu, enquanto o sol nasce e vai se deslocando para a direção oeste, a Lua nasce. Ou seja a Lua está sempre a leste do sol.

Quanto custa para ir para a Lua?

A missão Apollo 11 custou cerca de 23 bilhões de dólares, o equivalente a 131,75 bilhões de dólares nos dias de hoje, ou, 425 bilhões de reais.

Qual foi o último país a ir a Lua?

Já o último pouso lunar do século 20 feito por um robô ocorreu em agosto de 1976, com a missão Luna 24, da União Soviética. Décadas depois, em 2013, a China pousou no satélite natural, com equipamento robótico. E, finalmente, no ano passado, a Índia também conseguiu o feito.

O que o Japão encontrou na Lua?

Em uma missão histórica, o Japão conseguiu pousar uma sonda não-tripulada na Lua nesta sexta-feira (19), tornando-se a 5ª nação do mundo a conseguir esse feito, confirmou a Jaxa, a Agência Espacial Japonesa.

Artigo anterior
Quantos e quais são os polos de um ímã?
Artigo seguinte
O que é um adjetivo qualificativo?