Quem pode multar o síndico?

Perguntado por: Victória Gaspar de Pinheiro  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (49 avaliações)

1) Parágrafo único: Caso o síndico cometa alguma infração, caberá a qualquer condômino impor-lhe a multa, bastando, para sua validade, a simples sua simples comprovação probatória.

Quem pode aplicar a multa condominial?

O morador é reincidente quando tem o costume de infringir regras do condomínio mesmo após ter recebido uma primeira advertência. Nesse caso, o síndico pode fazer a aplicação da multa de condomínio.

Quem pode processar o síndico?

Infelizmente, o processo contra síndico de condomínio é algo relativamente comum, embora possa ser evitado. Normalmente o síndico é processado por morador somente quando há comprovação de que houve algum tipo de irregularidade.

O que diz o artigo 1.348 do Código Civil?

Art. 1.348. Compete ao síndico: II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns: O síndico deve representar os interesses e direitos da coletividade condominial, praticando os atos necessários para defesa dos interesses comuns.

Quando o síndico comete infração?

Se o síndico tiver boa índole e souber da importância da posição que assume, ele irá cumprir com sua obrigação e aplicará a multa. Afinal, todos estão sujeitos a infringir alguma regra, seja por falta de conhecimento ou equívoco.

Quando o Síndico pode multar?

28 questões relacionadas encontradas

Quando o condomínio pode multar?

O condômino (ou possuidor) que não cumpre reiteradamente com os seus deveres perante o condomínio poderá, por deliberação de três quartos dos condôminos restantes, ser constrangido a pagar multa.

Em quais casos pode haver a aplicação da multa advertência por infrações condominiais?

Todavia, para advertir um condômino ou aplicar uma multa, o síndico precisa ter certeza de que o morador cometeu uma infração no condomínio.
...
Quando o condomínio pode multar?
  • não respeitar o horário de silêncio;
  • infringir a lei antifumo;
  • transitar com animais de estimação em espaços inadequados, entre outras.

O que o síndico pode decidir sozinho?

O síndico pode decidir sozinho pela contratação de um advogado para representar o condomínio juridicamente, em ações judiciais ou extrajudiciais. Isso independe do condomínio figurar no polo ativo, como nas ações de inadimplência de condômino, ou no polo passivo.

Qual as obrigações do síndico?

Segundo o artigo 1.348, do Código Civil, compete ao síndico: I - Convocar a assembleia dos condôminos. II - Representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns. ... VIII - Prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas.

Quais os deveres e obrigações de um síndico?

É dever do síndico, por exemplo, realizar as provisões financeiras de sua gestão, efetuar o pagamento das despesas condominiais, fazer a cobrança de condôminos inadimplentes, contratar fornecedores para a prestação de serviços, entre outras.

O que precisa para processar um síndico?

Reunidas as provas, é preciso contratar um advogado para representar o condomínio no processo contra o síndico. Qualquer profissional poderá ser contratado, mesmo sem a anuência do síndico do condomínio, por meio de assembleia de condôminos. Lembre que os próprios podem convocar a assembleia e aprovar as medidas.

Para quem denunciar o síndico?

Toda Administradora de Condomínio tem que ter registro junto ao Conselho Regional de Administração . TODAS. Cicera, o orgão competente para denunciar ou destituir o sindico e a administradora é a ASSEMBLEIA.

Quando o síndico pode ser responsabilizado?

O síndico será responsabilizado criminalmente quando deixar de cumprir suas funções, o que não só leva à sua omissão, mas também a uma conduta que pode ser entendida como crime ou contravenção.

Como aplicar multa em condômino?

Geralmente, o valor da multa não pode passar de cinco vezes o valor da taxa condominial. Mas há o caso do condômino antissocial, daquele que reiteradamente comete desrespeitos ao regulamento interno e à convenção do condomínio. Para multá-lo é necessária a anuência da assembleia de condomínios.

Pode aplicar multa sem advertência?

A multa direto, sem advertência prévia, é possível sim, baseado nessa mesma observação. ... Vc pode entrar com recurso da multa, se a sua Convenção prevê recurso, para que o assunto seja levado à assembleia de condôminos para que então decidam se mantém ou não a multa.

Como fazer um recurso de multa de condomínio?

Multa condominial – Como recorrer?
  1. Ler a Convenção Condominial e Regimento Interno;
  2. Solicitar documentos e informações complementares à punição que está sendo imposta;
  3. Apresentar todas defesas administrativas no prazo e forma prevista na convenção;
  4. Questionar judicialmente sempre que entender que há violações legais.

O que o síndico pode ou não fazer?

O que o síndico não pode fazer
  • Deixar de prestar contas anuais ou quando for solicitado.
  • Contratar serviços ou gastar mais do que o orçamento previsto sem justificativas.
  • Deixar de quitar dívidas do condomínio.
  • Cobrar de forma vexatória os moradores inadimplentes.
  • Conceder descontos para os condôminos em dívida.

Quais as funções de um síndico de condomínio?

O síndico, é o responsável pela gestão de um condomínio.

Ele também pode ser chamado de administrador do condomínio já que essa é basicamente sua função. Eleito na maioria das vezes pela assembleia geral dos condôminos, é o responsável direto por funções como manter o equilíbrio financeiro, ordem, segurança e limpeza.

Quem manda no condomínio?

O síndico é a pessoa responsável pela administração de edifícios. Sejam eles residenciais, comerciais ou mistos. Sua atividade principal é assegurar a saúde financeira, contábil e social do condomínio.

O que o síndico pode gastar?

Embora não haja leis que estipulam um limite de gastos do síndico, é preciso que a legislação interna do condomínio preveja os casos em que o gestor pode agir com autonomia, bem como as situações em que ele só poderá agir mediante autorização prévia em assembleia.

Como derrubar um síndico?

O processo para eleição é simples basta apenas a maioria dos presentes. Para exoneração, a assembleia deve fazer uma convocação, utilizando para tanto, o apoio de 25% dos proprietários, e com esse número convocar uma assembleia e com 50% + 1 dos presentes, efetivarem a exoneração do síndico.

Sou obrigado a assinar notificação de condomínio?

não né, a multa chega direto. Pois então, se um condominio transgride algum artigo da convenção condominial ou RI, é dever do sindico IMPOR multa, e cobrar. A LEI não pede testemunhas ou protocolo de entrega. ... O morador não quis assinar a notificação o síndico e sub síndico pode assinar como testemunha.

O que acontece se não pagar a taxa de condomínio?

Você pode ter que pagar multa e juros

Segundo o Código Civil, ao deixar de pagar o condomínio, o morador está sujeito a multa de 2% e juros de até 1% ao mês, conforme o que a convenção do condomínio determinar.

Quais são as regras da Lei do Silêncio?

Qual é o horário de silêncio e quantos decibéis são permitidos por lei?
  • até 55 decibéis para o período das 7h às 20h (diurno);
  • até 50 decibéis para o período das 20h às 7h (noturno);
  • Caso o dia seguinte seja domingo ou feriado, a faixa de horário noturno é estendida até as 9h.

Qual é o preço de uma multa de condomínio?

Além disso, a quantia a ser paga não poderá ultrapassar 5 vezes o valor da mensalidade do condomínio, independente do tipo de infração realizada pelo morador. Caso a multa não seja paga, pelo menos 2/3 dos outros condôminos devem se reunir em assembleia para decidirem como será feita a nova cobrança.

Artigo anterior
Quais são os principais passos do zouk?
Artigo seguinte
Qual o preço do tijolo de 8 furos?