Por que não comer pipoca de microondas?

Perguntado por: Cláudio Cardoso de Sousa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (57 avaliações)

Praticamente todos os componentes da pipoca de micro-ondas fazem mal à saúde. Ela contém grãos de milho geneticamente modificados, sal processado e produtos químicos utilizados para conservar o sabor – uma combinação que a torna um dos alimentos mais prejudicais ao organismo.

Que mal faz a pipoca de microondas?

Pipoca de micro-ondas é fonte de gordura trans, uma das maiores vilãs da saúde. Muitas pessoas gostam de recorrer à pipoca de micro-ondas por conta da praticidade - afinal, ela é bem simples de preparar no dia a dia. No entanto, ela tem um teor muito alto de gordura trans, que é uma das maiores vilãs da saúde.

Porque o micro-ondas faz mal?

Caso a radiação microondas fosse liberada em altos níveis, poderia causar aquecimento dos tecidos do corpo humano e até dificultar a circulação de sangue em locais mais sensíveis como os olhos ou os testículos, por exemplo. Mesmo assim, a pessoa necessitaria ficar exposta por muito tempo seguido.

Pode comer pipoca de microondas todo dia?

Já explicamos diversas vezes aqui no Clube da Pipoca que a pipoca de panela ou a pipoca fit podem ajudar e muito, na sua dieta. Mas e a pipoca de microondas? A resposta rápida e direta para esta pergunta é não. Comer pipoca de microondas com seu sabor preferido não oferece um risco a sua saúde.

Qual o mal que a pipoca faz?

Pipoca faz mal para a saúde: mito

Além de conter uma quantidade exagerada de sal o milho ainda é geneticamente modificado, algo que não agrada a muita gente. Por fim, são utilizados produtos químicos para manter o seu sabor, algo que conta como ponto negativo para o alimento.

SAIBA PORQUE NÃO PODE COMER PIPOCA DE MICROONDAS | Peter Liu

22 questões relacionadas encontradas

Quando não devo comer pipoca?

O ideal é sempre variar a alimentação, mas se a pipoca for feita sem óleo ou sal e consumida moderadamente (umas 2, 3 xícaras por dia), como um dos lanches intermediários, não há problema algum.

É saudável comer pipoca?

Além de saborosa, a pipoca é uma opção saudável. Ela é rica em fibras e polifenois, que são antioxidantes e agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, riscos de doenças cardíacas e oxidação de colesterol.

Quais os benefícios da pipoca de microondas?

Entre seus benefícios, a pipoca é rica em carboidratos e fibras, que ajudam a manter o sistema digestivo saudável. Além disso, por ter fibras, pode ajudar no controle dos níveis de colesterol e tem boas quantidades de compostos antioxidantes, auxiliando no combate aos radicais livres.

É verdade que microondas dá câncer?

Uma das coisas que mais ouvimos falar é que o micro-ondas passa radiação para os alimentos e por isso, pode causar o câncer. No entanto, trata-se de um dos principais mitos sobre o eletrodoméstico e é preciso esclarecer que a radiação do aparelho não é capaz de causar câncer.

Qual o mal que faz esquentar comida no Micro-ondas?

Frequentemente, colocamos no microondas alimentos em embalagens plásticas, mas alguns cientistas alertam para o risco de ingestão de ftalatos. Quando expostos ao calor, esses aditivos plásticos podem se decompor e se dissolver em alimentos.

Tem radiação no microondas?

Já a radiação emitida pelo micro-ondas é não ionizante. Ou seja, possui uma baixa frequência, que não tem potencial para alterar o DNA. “Elas servem apenas para aquecer”, arremata Furukawa. Claro que, se essa radiação fosse apontada diretamente para o nosso corpo, poderia provocar queimaduras.

Qual o tipo de radiação do microondas?

A radiação microondas é um tipo de energia eletromagnética com freqüência na faixa de 103 a 104 MHz. Essa radiação não-ionizante causa migração de íons e rotação de dipolos, mas não causa mudanças na estrutura molecular1.

O que tem dentro da pipoca de micro-ondas?

Dentro de um saco não utilizado, você vai encontrar o susceptor, embaixo de uma massa compacta, composta por grãos de milho, óleo sólido, aromatizantes e conservantes. Não é a imagem mais agradável que um alimento pode proporcionar, mas a mistura cumpre seu papel com eficácia.

Qual pipoca é mais saudável?

É preciso ainda ter atenção com as versões industrializadas para micro-ondas e com a pipoca vendida no cinema. Elas devem ser evitadas, pois contêm conservante e sódio em excesso, além de serem extremamente calóricas. A pipoca feita em casa pode ser saborosa e é a versão mais saudável.

Qual a maneira mais saudável de fazer pipoca?

Nem óleo, nem manteiga e nem micro-ondas: a melhor forma de preparar a pipoca de forma saudável, evitando a perda de nutrientes e facilitando a perda de peso, é no forno. Um estudo francês demonstrou que fazer a pipoca apenas com ar quente é a forma mais adequada para quem visa saúde e bem-estar.

O que leva uma pessoa a ter câncer?

O câncer pode ser causado por fatores externos (substâncias químicas, radiação e vírus) e internos (hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores causais podem agir em conjunto ou em sequência para iniciar ou promover o processo de formação do câncer.

Qual o benefício do micro-ondas?

Benefícios do uso do micro-ondas

Em razão do tempo reduzido de cozimento, os alimentos preparados no forno micro-ondas tendem a permanecer com uma maior quantidade de nutrientes; Menor gasto energético que outros fornos, como o elétrico.

Como saber se está vazando radiação do microondas?

Coloque uma maçã em cima da porta dividindo entre a porta e o micro-ondas com a porta fechada e ligue por 1 minuto, se ela cozinhar é porque estão escapando as micro-ondas.

Qual a diferença da pipoca de microondas?

Mas há algumas diferenças entre as duas versões de milho. Um exemplo está no tamanho da pipoca. Descobrimos que as pipocas de microondas crescem mais. Em compensação, na tradicional você pode conseguir um equilíbrio nutricional melhor e, principalmente, evitar exageros no consumo de sal.

Porque pipoca não engorda?

A pipoca não engorda.

A pipoca é um alimento com significativo teor calórico, mas possui também boa quantidade de fibras, o que faz deste alimento uma fonte de carboidratos de baixo IG — isso quer dizer que as chances de ter sua energia convertida em gordura são baixas.

O que acontece se eu comer pipoca todo dia?

Estudos indicam que a pipoca feita de milho possui alto teor de fibras e ainda ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, neurológicas, envelhecimento precoce e câncer.

Faz bem comer pipoca à noite?

Pois é, a pipoca é uma escolha saudável para o lanche da noite e pode melhorar o seu sono por estimular a produção da serotonina, aquele neurotransmissor responsável pela modulação do humor e por uma noite de sono de qualidade.

Quais os alimentos que prendem o intestino?

7 alimentos que prendem o intestino
  1. Banana verde. A banana verde possui menor quantidade de fibras solúveis do que a banana madura e, por isso, ajuda a controlar o intestino solto e diminuir a diarréia. ...
  2. Maçã cozida. ...
  3. Pêra cozida. ...
  4. Suco de caju. ...
  5. Cenoura cozida. ...
  6. Caldo de arroz. ...
  7. Pães de farinha branca.

Quem tem triglicérides e colesterol alto pode comer pipoca?

A pipoca preparada na panela está liberada para quem está com o colesterol elevado, desde que seja com pouca gordura e sal, sem manteiga ou açúcar. O alimento possui poucas calorias e suas fibras prolongam a sensação de saciedade.

Artigo anterior
O que recebe nas férias?
Artigo seguinte
Qual o bico de mamadeira mais parecido com bico do peito?