Por que eles são chamados de moluscos?
Perguntado por: Joana Raquel Brito | Última atualização: 5. April 2022Pontuação: 4.6/5 (28 avaliações)
Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam como característica marcante o corpo mole. Em muitos representantes, esse corpo pode estar protegido por uma concha, como é o caso do caramujo e do caracol. ... Constituem o segundo maior filo de invertebrados, perdendo apenas para os artrópodes.
Por que os moluscos têm esse nome?
Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca, o qual recebe esse nome por incluir como representantes animais de corpo mole.
O que quer dizer moluscos?
O que são moluscos? Basicamente, a classe dos moluscos compreende animais invertebrados de corpo mole, e que na maioria das vezes são protegidos por uma concha feita de calcário.
Qual a origem do molusco?
Os moluscos possuem uma grande quantidade de registro fóssil. O registro fóssil excelente desse filo é de cerca de 500 milhões de anos atrás e sugere que a origem do filo Mollusca ocorreu no período Pré-cambriano.
O que causa molusco na pele?
As causas do molusco contagioso estão relacionadas a uma infecção viral. O vírus é conhecido como poxvírus, da mesma família da varíola. O paciente se contamina pelo contato com um local ou uma pessoa contaminada.
ZOOLOGIA - MOLUSCOS
Como o molusco se reproduz?
A reprodução dos moluscos é exclusivamente sexuada. Existem algumas espécies hermafroditas, no entanto, a maioria é dióica (sexos separados). ... Na cópula, dois indivíduos de sexos distintos se aproximam e encostam seus poros genitais, fecundando-se reciprocamente.
O que são moluscos exemplos?
Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca que se destacam por apresentar o corpo mole. Entre seus representantes mais conhecidos, podemos citar os mariscos, ostras, lulas, polvos e caramujos. Esses animais podem ser encontrados tanto em ambientes aquáticos quanto em terrestres.
Onde os moluscos vivem?
Os moluscos podem ser encontrados por todo o mundo. A maioria vive no mar, mas alguns vivem em água doce. Alguns gostam das águas rasas do litoral. Outros preferem águas profundas.
Qual é a importância dos moluscos?
A importância dos moluscos
A principal importância é ecológica. Afinal, as ostras e os mexilhões, pelo fato de filtrarem a água, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras. Além de servirem também como alimentação humana.
Quais são as principais características do molusco?
Características gerais dos moluscos
Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.
Como se chama a língua dos moluscos?
Na boca, com exceção dos bivalves, os moluscos têm uma estrutura chamada rádula. A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás que são usados para raspar ou cortar o alimento.
Qual é a importância dos moluscos na medicina?
Atuando como hospedeiros intermediários, os moluscos se destacam por ter importância como transmissores de doenças como Schistosomose e Fasciolose, cuja fase larvária dos parasitos são desenvolvidas em moluscos aquáticos.
Qual a importância econômica dos moluscos e dos anelídeos?
As minhocas da classe dos oligoquetas são de grande importância ecológica, principalmente por ser detritívora, ou seja, se alimentam de restos de vegetais e animais mortos, reciclando assim a matéria orgânica. ...
Qual é o modo de vida dos moluscos?
Os moluscos são animais que podem viver em ambientes aquáticos e terrestres. Alguns são fixos, outros enterram-se e outros, como as lulas, podem nadar por jato-propulsão. Os cefalópodes apresentam uma “bolsa de tinta” que é uma estrutura defensiva. Os moluscos constituem um grupo muito bem sucedido na natureza.
Como o molusco se locomove?
A locomoção da maioria dos representantes é lenta devida ao pé musculoso. Os que são rápidos, como as lulas e os polvos, locomovem-se graças à expulsão de jatos de água que saem através de um sifão. Muitos, porém, são fixos ao substrato, como as ostras e os mariscos na fase adulta.
Porque alguns moluscos não tem concha?
Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo. As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água.
Quais são os grupos de moluscos mais conhecidos?
- → Classificação dos moluscos.
- Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda.
Quais são os moluscos comestíveis?
- Ostras;
- Mariscos;
- Caramujos;
- Lesmas;
- Caracóis;
- Lulas (concha interna);
- Polvos (não possui concha).
O que o molusco se alimenta?
Os moluscos terrestres, em sua maioria, se alimentam de pequenas plantas, como gramíneas, ou de partes, como folhas e flores, de plantas de maior porte. Na boca da maioria dos moluscos não filtradores existe uma estrutura chamada rádula. ... Da boca o alimento segue pelo esôfago até atingir o estômago.
Como ocorre a reprodução dos anelídeos e moluscos?
A reprodução dos anelídeos. A reprodução é sexuada, sendo as espécies frequentemente (oligoquetos e hirudíneos) hermafroditas e com desenvolvimento direto. Existem, no entanto, formas com sexos separados e desenvolvimento indireto, através de uma larva trocófora e alguns casos de reprodução assexuada (poliquetas).
Como nasce um marisco?
Sua reprodução ocorre pela liberação de espermatozoides do macho em água. Os espermatozoides são capturados pelas fêmeas e, então, produzem ovos. A partir desses ovos nascem pequenas larvas; que se fixam em plânctons até alcançarem níveis maiores de água, onde são capazes de se desenvolver.
Como as conchas se reproduzem?
Os moluscos se reproduzem através da reprodução sexuada, ou seja, dentro de cada espécie existem indivíduos unisexuados, moluscos fêmeas ou machos. ... O macho introduz espermatozóides através do pênis dentro da fêmea, na qual os óvulos serão fertilizados.
Qual é a importância médica de alguns gastrópodes?
Uma espécie invasora de grande importância médica é o gastrópode Achatina fulica, conhecido como caramujo africano, que tem um potencial de transmissão de duas zoonoses (Meningite eosinofílica e Angiostrongilíase abdominal) causadas por vermes.
Como reconhecer um molusco?
Moluscos (Filo Mollusca) são animais que apresentam um corpo mole, que, em grande parte dos representantes, está protegido por uma concha. Algumas espécies, como lesmas e polvos, não apresentam conchas. Nas lulas, por sua vez, a concha está reduzida e apresenta-se internamente em seus corpos.
O que é a base na matemática?
O que significa NR do INSS?