Por que é tão importante imobilizar a cervical da vítima de trauma?

Perguntado por: Nelson Igor Almeida  |  Última atualização: 6. Juni 2025
Pontuação: 4.8/5 (14 avaliações)

O uso da imobilização manual da coluna cervical e do colar cervical é uma medida inteligente, preventiva e sábia, para se evitar as lesões de coluna. É importante lembrar, que agora, não se deve forçar a cabeça da vítima para trás, pois essa manobra poderá provocar a secção da medula, acarretando lesão irreversível.

Para que serve a imobilização cervical?

Imobilizando a Coluna Cervical

A finalidade principal e específica do colar cervical é proteger a coluna cervical de compressão. Quando instalado de forma eficiente ele se apoia sobre o peito, a coluna torácica posterior, a clavícula e o músculo trapézio.

Qual a importância de uma boa imobilização?

A imobilização é um dispositivo que impede os movimentos de uma extremidade traumatizada, fixando ou prendendo partes do corpo. Este processo de imobilização tem papel fundamental para prevenir e diminuir complicações severas dos traumas de extremidade.

Qual a finalidade de se imobilizar a coluna cervical suas indicações e Contra-indicações?

OBJETIVOS: Efetuar a correta colocação de um colar cervical de tamanho adequado. INDICAÇÕES: Quando o mecanismo de lesão sugere traumatismo da coluna cervical (consultar página 15). CONTRAINDICAÇÕES: Trauma penetrante com eventual objeto empalado e/ou hematoma expansivo, no pescoço ou zonas adjacentes.

Qual é o protocolo de atendimento em uma vítima suspeita de lesão na cervical?

1) Abordagem pelo campo de visão da vítima, solicitando que mantenha a cabeça o mais parada possível. 2) Estabilização da coluna cervical. 3) Mensuração de colar cervical. 4) Colocação de colar cervical.

Trauma em coluna cervical para socorristas leigos.

25 questões relacionadas encontradas

Quando imobilizar a coluna cervical?

Primeiros Socorros: imobilização da coluna cervical
  1. Observar se a vítima relata formigamento, paralisia ou perda de sensibilidade dos membros;
  2. Observar se a vítima relata dor espontânea e a palpação do local;
  3. Verificar se há traumatismo grave acima da clavícula;
  4. Inconsciência pós-trauma.

Quando não devemos realizar a imobilização cervical?

São exceções à regra da imo- bilização cervical aqueles pacientes que não estão intoxicados, sem dores cervicais ou rigidez cervical, sem défice neurológico e sem fatores distratores, como uma lesão com dor intensa em outra parte do corpo.

Quando usar colar cervical em trauma?

Sempre que necessário, o uso desse item deve ser indicado por um especialista. Todas às vezes que, pacientes apresentarem traumas causados por algum tipo de acidente, situações pós-cirúrgicas, torcicolos, artrites, artroses, dores ou qualquer outro problema ligado a coluna.

Como fazer a imobilização da coluna cervical?

· Mantendo a coluna cervical e torácica reta coloque a vítima sentada. O guarda-vidas deve estar por trás da vítima mantendo a coluna cervical e torácica alinhadas. · O guarda-vidas deve retirar a mão esquerda da face da vítima e apoiar por trás da cabeça/pescoço(nuca) de forma que o cotovelo se apoie no dorso.

O que não devemos fazer nas vítimas de traumas?

O QUE NÃO DEVO FAZER

➢ Abandonar a vítima de acidente; ➢ Omitir socorro sob pretexto de não testemunhar; ➢ Tentar remover a vítima presa nas ferragens, sem estar preparado; ➢ Tumultuar o local do acidente; ➢ Deixar de colaborar com as autoridades competentes.

Qual é o objetivo da imobilização?

A imobilização de uma lesão ortopédica é um procedimento comum no pronto atendimento e tem como objetivos: aliviar a dor, evitar que os tecidos sejam ainda mais comprometidos e, quando presente, tratar uma fratura.

Quando é indicada a imobilização?

Imobilização ortopédica: para que serve e cuidados

A medida deve ser adotada sempre que suspeitar de uma fratura, observar inchaço na região, dificuldade de mover o membro etc., buscando sempre o atendimento médico. O membro imobilizado deve ser tratado com cautela.

Quando suspeitar de lesão cervical?

O paciente que sofre com a lesão apresenta dor cervical, dor à palpação, perda parcial ou total dos movimentos e edema local. Sintomas neurológicos como a perda de força parcial ou total dos músculos aparecem se os nervos correspondentes estiverem comprometidos com a fratura.

O que fazer mediante um trauma na coluna?

Imobilizar a vítima na posição em que ela estiver até a chegada do socorro especializado. Use o material disponível no local do acidente: malas, mochilas, tijolos. Se for possível, coloque toalhas, roupas dobradas ou almofadas, em contato direto com a vítima.

Qual equipamento é utilizado para imobilizar vítimas com suspeita de lesões na coluna cervical?

Colares cervicais: São usados para imobilizar a coluna cervical e o pescoço, prevenindo lesões adicionais em casos de suspeita de trauma na região.

Como imobilizar uma vítima de acidente?

A imobilização deve ser feita com o mínimo de tração sem forçar, (se a mesma não provocar dor local muito intensa e não houver resistência) já que a flexão associada ao edema que habitualmente se instala podem comprimir os vasos que passam a nível do cotovelo impedindo o fluxo normal de sangue.

Quais são as regras gerais para a imobilização?

A imobilização deve ser feita com o mínimo de tração sem forçar, (se a mesma não provocar dor local muito intensa e não houver resistência) já que a flexão associada ao edema que habitualmente se instala podem comprimir os vasos que passam a nível do cotovelo impedindo o fluxo normal de sangue.

Quais os primeiros socorros para lesão da coluna vertebral?

Os prestadores de primeiros socorros devem sempre acessar o EMS ao suspeitar de uma lesão na coluna vertebral. Uma pessoa com suspeita de lesão medular que está alerta e acordada deve ser aconselhada a se manter o mais imóvel possível e pode não precisar de estabilização manual.

Como fazer uma boa imobilização?

Para imobilizar use talas de papelão, jornais dobrados, cabos de vassoura, bengalas, galhos de árvore etc. As talas deverão ter comprimento suficiente para ultrapassar e imobilizar (tirar o movimento) duas articulações (juntas), acima e abaixo da fratura. ou gaze, para evitar ferimentos na pele.

Qual é o melhor colar cervical?

Os colares cervicais de espuma são as opções mais indicadas para casos em que o paciente está com torcicolo, justamente por serem mais confortáveis e permitirem um relaxamento à musculatura da região, ajudando o paciente a não movimentar a musculatura até que se sinta bem novamente.

Quanto tempo dura uma imobilização?

Geralmente, a imobilização deve durar pelo menos 2-6 semanas, mas pode ser necessária uma imobilização mais prolongada em casos mais graves.

O que é o Xabcde do trauma?

Protocolo XABCDE do Trauma: otimização da abordagem ao politraumatizado. Utilizado na abordagem ao politraumatizado, o Protocolo XABCDE do Trauma padroniza o atendimento inicial ao paciente e foi pensado para identificar lesões potencialmente fatais ao indivíduo.

Para que serve o colar cervical de espuma?

O que é: O Colar Cervical de Espuma Needs Tamanho P é indicado para cuidados especiais em traumatismos, torcicolos, artrites, estabilização da coluna durante o sono, artrose e outras afecções da coluna cervical.

Quais são os tipos de imobilização?

Várias formas de imobilização são utilizadas, como as órteses (robofoot, imobilizadores de lona etc.), as talas gessadas, onde apenas uma parte da imobilização tem gesso e o restante é circulado com faixa elástica (FIGURA 2) e o gesso propriamente dito que circula todo o membro.

Porque imobilizar uma luxação?

Algumas articulações luxadas precisam apenas de uma tala ou tipoia, que é colocada depois que a articulação volta para sua posição normal. A imobilização reduz a dor e ajuda na consolidação prevenindo lesão adicional em tecidos circundantes. A imobilização é útil na maioria das luxações moderadas ou graves.

Artigo anterior
O que é bronze?
Artigo seguinte
Qual a época que as rosas florescem?