O que é a síndrome de Brown Sequard e quais os sintomas?

Perguntado por: Ricardo Lima de Santos  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (41 avaliações)

A Síndrome de Brown-Séquard é uma entidade classicamente encontrada nas lesões traumáticas da coluna. O quadro clínico reflete uma hemissecção do cordão medular, com perda de função motora ipsilateral associada a um déficits da sensibilidade dolorosa e térmica contra-lateral1.

O que causa a síndrome de Brown-Séquard?

A Síndrome de Brown-Séquard (SBS) é uma condição neurológica rara que se caracteriza pela hemissecção da medula espinhal e corresponde a aproximadamente 3% de todas as lesões medulares traumáticas, sendo mais comumente causada por arma branca.

Quais são os tipos de lesão medular?

As lesões medulares são divididas em duas categorias etiológicas, sendo traumáticas ou não-traumáticas. Entretanto, nota-se que as traumáticas, de longe, são as causas mais frequentes de lesões na medula em populações adultas.

Quais as vias que uma vez lesionadas numa hemissecção medular apresentarão sintomas do mesmo lado da fratura?

A essas vias se atribui, genericamente, a responsabilidade pela sensibilidade profunda. Temos, então, três principais vias que são afetadas na síndrome de Brown-Séquard: o trato corticoespinhal (motricidade voluntária), os tratos espinotalâmicos (sensibilidade superficial) e o cordão posterior (sensibilidade profunda).

Quanto tempo dura a fase de choque medular?

A separação dos axônios é um processo gradual, que ocorre no local Page 4 324 Com. Ciências Saúde. 2013; 24(4): 321-330 Barreto ABR et al. rio aguardara fase de choque medular que dura em torno de três dias a seis semanas, sendo que quadros infecciosos podem prolongar este período9.

ANÁLISE de casos clínicos: Síndrome de BROWN SÉQUARD | Dr Leonardo Furtado

45 questões relacionadas encontradas

Quais as fases da lesão medular?

Os eventos estão divididos em fase imediata (2 horas), aguda (2 a 48 horas), subaguda (48 horas a 14 dias), intermediária (14 dias a 6 meses) e crônica (a partir de 6 meses).

Qual reflexo determina o fim do choque medular?

Reflexo bulbocavernoso:

Seu retorno indica o término do choque medular e determinação do déficit neurológico após a lesão.

O que é Hemissecção da medula?

A síndrome de Brown-Séquard, também conhecida como síndrome da hemissecção medular, é uma das diversas patologias que compõem as síndromes medulares, tendo o traumatismo raquimedular como a principal causa, provocando alterações temporárias ou permanentes na função motora, sensibilidade ou função autonômica.

Quais os sintomas de compressão medular?

Sintomas
  • Desconforto ou dor nas costas ou no pescoço.
  • Ligeira fraqueza muscular.
  • Formigamento ou outras alterações na sensibilidade.
  • Outras alterações na sensibilidade.
  • Nos homens, dificuldade para iniciar e manter uma ereção (disfunção erétil. leia mais )

Quais os sintomas de lesão na medula?

Possíveis sintomas da lesão da medula espinhal incluem: Dor extrema ou pressão no pescoço, cabeça ou costas. Formigamento ou perda de sensibilidade na mão, dedos, pés ou dedos dos pés.
...
  • Espasticidade.
  • Obesidade.
  • Dor.
  • Infecção do trato urinário.
  • Úlceras por pressão.

Quais são as 3 principais funções do organismo perdidas com a lesão medular?

O mais comum é a perda motora, sensorial e desaceleração de alguns órgãos internos do corpo (função do nervo autônomo) abaixo do nível da lesão. Em geral, quanto mais alto na medula espinhal ocorre uma lesão, mais função, sensação e funções corporais internas serão afetadas.

Quais são as lesão da medula espinhal?

As lesões da medula espinhal causam dano ou disfunção nervosa de uma das seguintes formas: Choque por uma lesão por impacto (tal como uma queda ou colisão) Pressão (compressão) pelos ossos partidos, inchaço ou um acúmulo de sangue (hematoma) Rasgões parciais ou totais (rupturas)

Qual a diferença da lesão medular espinhal completa e incompleta?

Uma lesão é classificada como completa quando não há função motora ou sensitiva preservada no segmento sacral. Numa lesão incompleta as funções motora e sensitiva estão preservadas no nível do segmento sacral.

O que causa mielite transversa?

A mielite transversa, é uma inflamação da medula espinhal que pode acontecer como consequência de infecções por vírus ou bactérias, ou de doenças autoimunes.

O que é Síndrome de Brown Vialetto?

RESUMO - A síndrome de Brown-Vialetto-van Laere é entidade degenerativa hereditária ou esporádica, rara, caracterizada por surdez neuro-sensorial seguida ou acompanhada por uma variedade de alterações de nervos cranianos, podendo ainda ocorrer acometimento de corno anterior e vias ópticas.

O que é uma Hemissecção?

Corte ou secção de uma das metades de uma estrutura ou de um órgão.

O que causa compressão na medula?

A compressão da medula espinhal (na coluna cervical, torácica) pode vir de várias causas: hérnia discal, protrusão discal, abaulamento discal, artrose facetária, complexos disco-osteofitários, tumor, trauma. A compressão da medula espinhal pode exigir a necessidade de uma cirurgia.

O que causa Compressao medular?

Causas. A compressão da medula espinhal surge, mais comumente, como resultado do envelhecimento. À medida que envelhecemos, nossos ossos se tornam mais frágeis e quebradiços, sobrecarregando os nervos ao redor.

O que acontece se comprimir a medula?

Por comprimir a medula, é o tipo de hérnia mais grave, que pode levar à tetraplegia, quando há perda dos movimentos das pernas, braços e tronco. O exame mais indicado para fazer o diagnóstico e localizar a lesão é a ressonância magnética.

O que é sensibilidade superficial e profunda?

A sensibilidade profunda auxilia na execução dos movimentos, no controle da força e pressão aplicada ao objeto manipulado e no reconhecimento de objetos sem utilizar a visão; e junto com a sensibilidade superficial é uma importante forma de proteção para o organismo, fornecendo o reflexo necessário para evitar traumas ...

O que é uma via Espinotalâmica?

O trato espinotalâmico é uma via sensorial que se origina na medula espinhal. Ele transmite informações para o tálamo sobre dor, temperatura, pressão e tato protopático.

Como é feito o reflexo Bulbocavernoso?

Para confirmar o término desse choque, deve-se realizar o reflexo bulbocavernoso: pressiona-se a glande do paciente, observando a contração reflexa do esfíncter anal ou efetua-se uma leve tração da sonda vesical; quando presente, o exame neurológico poderá seu executado.

Como diagnosticar lesão medular?

Quais são os sintomas de lesão na medula espinhal?
  1. dor muito forte ou sensação de pressão em pontos diferentes do corpo, como pescoço e costas;
  2. sensação de formigamento em diferentes partes do corpo;
  3. perda da sensibilidade ao toque, à dor, ao frio e ao calor;
  4. perda do controle em relação a diferentes parte do corpo;

Como identificar um TRM?

Os sinais e sintomas mais comuns são: dor no pescoço e/ou nas costas; dor ao movimentar o pescoço e/ou as costas; dor à palpação da região posterior do pescoço e/ou da linha média das costas; deformidade da coluna vertebral; paralisia, paresia, dormência ou formigamento nas pernas ou braços em qualquer momento após o ...

Como é determinado o nível de lesão medular?

O nível de lesão é determinado pelo seg- mento mais caudal da medula com função mo- tora e sensitiva preservada em ambos os lados do corpo. Nos casos de tetraplegia, a lesão localiza- -se na medula cervical, comprometendo a função dos membros superiores e inferiores e do tronco.

Artigo anterior
Qual nota e B+?
Artigo seguinte
Qual a origem das artes marciais?