Por que é importante observar o prazo de validade dos alimentos?

Perguntado por: Márcio Eduardo de Figueiredo  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (43 avaliações)

A importância da determinação do prazo de validade em alimentos. O prazo de validade de um alimento (shelf life ou vida de prateleira) determina o tempo em que este pode ser consumido de forma segura, sem a perda de características sensoriais intrínsecas e sem colocar a saúde do consumidor em risco.

Porque é importante verificar o prazo de validade dos alimentos?

Sempre é preciso respeitar o prazo? É grande o risco de certos alimentos causarem intoxicação se consumidos fora do prazo. Isso porque, mesmo embalados, eles sofrem a ação de micro-organismos que liberam substâncias tóxicas. Em casos de intoxicação, alguns dos sintomas apresentados são diarreia, vômito e febre.

Qual a importância da indicação do prazo de validade em um produto cosmético?

São dois os motivos principais que tornam fundamental a determinação do prazo de validade: a perda da efetividade do produto e a intolerância ao mesmo, com o passar do tempo. Um creme clareador pode perder sua capacidade de clarear, assim como um protetor solar de proteger dos raios solares.

Porque é importante respeitar o prazo de consumo descrito nas embalagens de certos alimentos?

A data de consumo preferente é importante, principalmente nos alimentos mais perecíveis. Estes têm um risco maior de contaminação para a saúde humana. ... É que, ainda que seja certo que a passagem do tempo pode deteriorar o produto, isso não supõe um risco para a saúde.

Qual a importância de evitar o consumo de alimentos após o prazo de validade?

Os alimentos que estão com a data de validade vencida não devem ser consumidos, mesmo que apresentem um bom aspecto visual. Além de estarem mais propensos à ação de fungos e bactérias, substâncias dos próprios alimentos começam a se modificar, depois deste período, podendo causar intoxicações.

Como é Definido o Prazo de Validade de Produtos? - Você Bonita (16/01/19)

25 questões relacionadas encontradas

Porque o prazo de validade diminuiu tanto depois da abertura da embalagem?

Atmosfera modificada. A embalagem em atmosfera modificada é um método de conservação de alimentos que proporciona um aumento da sua vida útil, diminui perdas com sua deterioração e facilita a comercialização de diferentes produtos para lugares distintos, do Brasil e do mundo.

Qual a importância da data de validade dos produtos?

O prazo de validade de um alimento (shelf life ou vida de prateleira) determina o tempo em que este pode ser consumido de forma segura, sem a perda de características sensoriais intrínsecas e sem colocar a saúde do consumidor em risco.

Para que serve o prazo de validade dos produtos?

O prazo de validade é o que determina se um alimento deve ou não ser consumido. Ele é responsável também por definir o tempo de vida útil de outros produtos não alimentícios como os cosméticos, por exemplo.

Qual o prazo de validade dos cosméticos?

A maioria dos produtos cosméticos têm uma durabilidade mínima superior a 30 meses, pelo que devem indicar na rotulagem o tempo durante o qual o produto pode ser usado sem riscos após abertura da embalagem. Esta informação é indicada por um símbolo (boião aberto) que inclui o período de utilização em meses e/ou anos.

Como é definido o prazo de validade dos alimentos?

O prazo de validade depende de diversos fatores intrínsecos e extrínsecos ao produto, dentre eles: a formulação dos ingredientes, as condições higiênico-sanitárias ao longo do processo produtivo, condições de armazenamento, os métodos de processamento ou até o tipo de embalagem a ser utilizada.

Quem determina a validade dos alimentos?

O que determina em quanto tempo o alimento deve ser consumido com segurança, ou seja, antes de causar problema de saúde ou ter seu gosto ou textura alterados, são os chamados "testes de vida de prateleira".

Como devemos agir quando verificamos que a data de validade está vencida em um produto que queremos comprar?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, caso seja encontrado produto com prazo de validade vencida, deve-se pedir a substituição desses itens por outros similares. Se o fornecedor não tiver de tais produtos, deverá restituir a quantia paga, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.

Como funciona validade de cosméticos?

“A validade é contada a partir da data da fabricação. A empresa pode informar na embalagem a data de fabricação e indicar o período de validade (exemplo: “Fabricado em 06/01/2020. Validade: 24 meses.”) ou colocar apenas a data de validade (exemplo: “Validade: 06/01/2022”).

Faz mal usar cosméticos vencidos?

Riscos de usar o produto vencido

O problema de usar um produto vencido não é só que a eficácia irá diminuir, “o uso pode causar problemas como dermatites de contato irritativas ou alérgicas. A pele pode ficar avermelhada, com bolinhas, aspecto áspero, descamação.

Pode usar cosmético vencido?

Com cosméticos, pode se dizer que esse princípio é mais ou menos igual. "Fora da validade não devem ser utilizados.

O que é o prazo de validade?

Também conhecida como data de “consumir até”, é o prazo depois do qual a qualidade do produto expira. Os produtos nunca devem ser vendidos depois dessa data, já que sua ingestão ou consumo podem significar risco.

Pode vender produto no dia do vencimento?

Pelo art. 7, inciso IX da Lei nº 8.137/90, é expressamente proibida a venda de mercadorias que atingiram a sua data de validade e, além disso, pelo bem do seu supermercado, mantenha o aviso dito acima enquanto o fornecedor não realizar a retirada.

Pode vender produto no dia da validade?

De acordo com a Lei Nº 8.137/90, vender mercadorias com a data de validade expirada é crime, o que significa que os comerciantes ficam no prejuízo quando não conseguem vender tudo a tempo. Por mais comum que seja o problema, a boa notícia é que ele pode ser evitado de forma fácil!

Qual a importância de colocar data de fabricação e validade nos produtos comercializados?

Confiança do consumidor: a data de validade é imprescindível para que os fabricantes tenham maior transparência e credibilidade. Além disso, a indicação do prazo de validade no rótulo de um produto permite que os consumidores planejem melhor o consumo do alimento a fim de evitar perdas.

Como definir a data de validade de um produto?

A informação da validade deve ser clara, precisa e indelével. Para declaração do prazo de validade, podem ser usadas expressões como: “consumir antes de…”, “válido até…”, “validade…”, “vencimento…”, “consumir preferencialmente antes de…”, acompanhadas da validade do produto.

Como entender data de validade?

A data de validade sempre vem separada por pontos ou barras, indicando corretamente dia, mês e ano e logo abaixo o lote do produto. Já as embalagens de leite, por serem produtos com vencimento mais curto, apresentam sempre a data de fabricação, validade e lote.

Quanto tempo depois pode usar produto vencido?

«Há alguns anos, a Organização Mundial da Saúde decidiu que os prazos de validade não deveriam superar cinco anos», explica à BBC Mundo (o serviço em espanhol da BBC) José Ramón Azanza, diretor de farmacologia da Clínica Universidad de Navarra, na Espanha. Segundo ele, o mais comum é a data de vencimento de dois anos.

O que fazer ao encontrar um produto vencido no mercado?

Todo produto vencido encontrado pelo consumidor dentro da área de venda como prateleiras, gôndolas etc. (antes de passar pelo caixa), poderá ser trocado por outro dentro da validade. Se o estabelecimento não possuir o mesmo produto em questão, deverá entregar um similar e de igual valor.

O que fazer se encontrar um produto vencido no mercado?

De acordo com a campanha, caso seja encontrado um produto fora do prazo de validade, o consumidor deverá receber outro igual ou similar, dentro da validade e de maneira gratuita. Além disso, se o consumidor encontrar mais de um item com o prazo de validade vencido, ele receberá a mesma quantidade de produtos.

Como proceder com produtos vencidos?

Aquele que verificar que comprou um produto vencido é resguardado o direito de retornar ao estabelecimento onde o adquiriu e solicitar outro produto similar, segundo o Código de Defesa do Consumidor.

Artigo anterior
O que se entende por demanda?
Artigo seguinte
O que é desenho realista e quando surgiu?