Por que é importante as crianças surdas adquirirem sua primeira língua L1 língua de sinais o mais cedo possível?
Perguntado por: Erica Patrícia Silva Moura | Última atualização: 13. April 2022Pontuação: 4.1/5 (71 avaliações)
Outros estudos feitos por vários pesquisadores assinalam que os surdos, a exemplo dos ouvintes, podem se desenvolver linguisticamente, desde que sejam expostos à Língua de Sinais o mais cedo possível; se isto não acontecer, o desenvolvimento global do indivíduo surdo poderá ser afetado de modo significativo.
Qual a importância da aprendizagem da língua de sinais como L1 para o surdo?
Para os surdos, a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – Libras como primeira língua (L1) propicia o desenvolvimento linguístico, cognitivo, psicológico e social tornando-os indivíduos constituídos integralmente, pois enquanto língua oportuniza a comunicação, a socialização, a formação de conceitos e a ...
O que é a L1 no contexto da surdez?
Portanto, na educação dos surdos brasileiros, além do ensino de Libras, sua primeira língua (L1), e do português, sua segunda (L2), é preciso que haja uma LE no currículo escolar, ou seja, uma terceira língua (L3).
O que é L1 e L2 para os surdos?
A L2 é a aquisição de uma língua escrita que representa a oral-auditiva, enquanto que a L1 é a representação através da linguagem de sinais; da mesma forma que crianças ouvintes adquirem, normalmente, uma língua estrangeira como segunda língua, a criança surda aprende a sua língua “materna” de forma escrita como ...
Como se dá a aquisição da linguagem da criança surda a aquisição de Libras como L1 e a aquisição do português como L2?
A aquisição da Língua de Sinais pelos surdos ocorre de forma semelhante a aquisição de língua oral pelos ouvintes. Inicialmente os surdos vão adquirir a L2 até conseguirem internalizar as regras de sua língua. Porém,isto só acontecerá naturalmente se o surdo tiver contato com os seus pais.
Aquisição da linguagem das crianças surdas
Como se dá o processo de aquisição da linguagem?
A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança, e, na maioria das vezes, é efetuada explicitamente pelos pais através de instruções verbais durante atividades diárias, assim como, através de histórias que expressam valores culturais.
Como ocorre o processo de aquisição da linguagem de surdos e de ouvintes?
A aquisição da linguagem oral acontece espontaneamente antes mesmo da criança ir para a escola. Já a Língua de Sinais, normalmente, os surdo só entrará em contato a partir de um surdo adulto, ou um intérprete. A família é à base de construção da personalidade de uma criança.
O que é L2 para surdos?
A educação bilíngue refere-se ao uso de duas línguas para se comunicar, no caso de indivíduos surdos, L1(primeira língua) língua de sinais e L2 (segunda língua) língua oficial do país.
Como acontece a aprendizagem da língua de sinais L1 e a Língua Portuguesa L2 pelo aluno surdo?
O Surdo que tem a Libras como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como segunda língua (L2) é considerado bilíngue. Para que o aluno Surdo alcance essa condição de bilingüismo, é necessário que as escolas ofereçam uma educação bilíngüe (Libras /Português), utilizando os métodos pedagógicos do Bilingüismo.
O que significa corpus e por que ele é tão importante para a Libras?
Representa todas palavras de uma língua. Ou seja, quanto mais palavras existirem dentro de diferentes áreas de conhecimento humano, melhor e mais forte será a língua. Para a LIBRAS, quanto mais. Representa todas palavras de uma língua.
O que é metodologia do ensino de libras?
O que é Metodologia Do Ensino De Libras? É o estudo dos caminhos mais eficientes para promover a inclusão de alunos surdos nas instituições de ensino. O objetivo é debater abordagens para a educação de deficientes auditivos e as estratégias para melhorar as metodologias de ensino voltadas para esse público.
Quais as principais metodologias usadas no ensino de libras?
No campo educacional, várias metodologias foram introduzidas no ensino de surdos no Brasil: o Oralismo, a Comunicação Total, o Bilinguismo e a Pedagogia Surda.
Quais as estratégias metodológicas são necessárias para a aprendizagem dos alunos surdos?
Trabalhar com filmes, manchetes de jornais, textos literários, programas televisivos, de modo a tornar a aprendizagem mais significativa para todos os alunos. Se essas táticas ajudam os alunos ouvintes a um melhor entendimento das atividades propostas, para os alunos surdos elas são ainda mais imprescindíveis.
Qual a importância do bilinguismo método educacional no processo de ensino e aprendizagem de surdos?
O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda. A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo.
Quais são as contribuições da aquisição da Libras para o aluno surdo?
Pesquisas de Lacerda indicam que, se as crianças surdas forem expostas à Língua de Sinais na idade certa, poderão desenvolver uma comunicação eficiente e completa, o que possibilitará um melhor desenvolvimento cognitivo e social.
Qual a importância do ensino de Libras nas escolas?
O ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na escola, além de ser uma educação inclusiva, é responsável pela formação de alunos surdos no país, criando novas possibilidades para essas crianças.
Como se dá o aprendizado da Língua Portuguesa pelos surdos?
Portanto, o ensino da Língua Portuguesa a alunos surdos deve se dar a partir da construção de conhecimentos em Libras, de maneira significativa e contextualizada, buscando, inicialmente, a significação do português em seus diferentes contextos e; em seguida, partir para a aprendizagem da estrutura formal, pois, estando ...
Como acontece a aprendizagem da língua de sinais?
Aprendizagem da Língua de Sinais, de forma sistemática se dá em curso de línguas de sinais, geralmente ministrado por professores surdos que sejam pessoas bilíngües, conforme indica a FENEIS (2004).
Como ensinar Língua Portuguesa como segunda língua para estudantes surdos em processo de aquisição da primeira língua?
Segundo ela, pode-se contar uma história na língua de sinais e mostrar a escrita e as imagens para que as crianças relacionem o conteúdo com o escrito, ainda que não sejam capazes de ler sozinhas. Quando começam a ler, as crianças surdas leem o texto junto com seus professores e explicam o conteúdo na língua de sinais.
Quais práticas pedagógicas podem ser utilizadas para ensinar a língua portuguesa na modalidade escrita como segunda língua para surdos?
O bilinguismo trata-se de uma proposta didático-pedagógica que torna possível o uso de duas línguas no contexto escolar, e em outros lugares onde não há presença de intérprete, ou seja, a LIBRAS é considerada primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como (L2).
Quais são as cinco propriedades gramaticais da Língua Brasileira de Sinais?
- 1 - A configuração da mão;
- 2 - Ponto ou local de articulação;
- 3 - O movimento;
- 4 - Orientação/direcionalidade;
- 5 - Expressão facial e/ou corporal;
É considerada como língua natural para o sujeito surdo enquanto o português é considerado como segunda língua?
Por meio da LIBRAS, sua língua materna, o sujeito surdo consegue aprender e conhecer a língua portuguesa, construindo os significados de uma segunda língua, facilitando assim seu entendimento conforme citam os autores RUBIO et al (2014).
Qual o papel de professores aos surdos AS e da pedagogia surda no processo de aquisição da linguagem da criança surda?
Entende-se, então, que à língua de sinais será norteadora em todo o processo de aprendizagem da criança surda e nessa perspectiva, o professor surdo realizará a mediação no processo da construção da linguagem, e consequentemente, da identidade e inserção na cultura surda.
O que é processo de aquisição da linguagem?
Estudar aquisição da linguagem significa buscar entender como um indivíduo passa de não-falante a falante de sua língua materna ou de uma segunda língua.
Como se dá o processo de aquisição da linguagem pela criança?
Na perspectiva da interação social, a criança adquire a linguagem por meio da interação dos aspectos biológicos com os processos sociais, sendo a interação um dos componentes necessários para que esta entre no mundo da linguagem.
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