Por que as transnacionais se expandiram pelo mundo principalmente após a Segunda Guerra Mundial?
Perguntado por: Martim Dinis Fernandes Tavares | Última atualização: 10. Dezember 2024Pontuação: 4.3/5 (69 avaliações)
Resposta. Resposta: Multinacional ou transnacional é uma empresa que possui sede em determinado país e distribui suas atividades em filiais. Após a Segunda Guerra Mundial, as multinacionais se expandiram, porque o capitalismo estava tentando encontrar novas formas de expansão e de acumulação de capital.
Por que as multinacionais se expandiram pelo mundo especialmente após a Segunda Guerra Mundial?
A expansão de empresas multinacionais (EMN), ao final da Segunda Guerra, começou com as grandes corporações americanas e européias, que buscavam novos mercados para seus produtos, num movimento de substituição de exportações, mediante a implantação de unidades industriais em países centrais e em alguns países ...
Por que as empresas transnacionais se expandiram pelo mundo?
A expansão e a consolidação das transnacionais ocorreram principalmente após a Segunda Guerra Mundial, quando essas empresas, que geralmente atuavam nos países com maior desenvolvimento, passaram a investir em países em com maior desenvolovimento emergente.
Como as empresas transnacionais se expandiram pelo mundo?
O processo de globalização proporcionou aparatos técnicos para a internacionalização do setor financeiro. Nesse sentido, empresas de um determinado país expandiram sua área de atuação, instalando filiais em outras nações com o intuito de obter cada vez mais consumidores, aumentando, assim, a lucratividade.
Quando as transnacionais se espalharam pelo mundo?
As empresas multinacionais passaram por um intenso processo de expansão a partir da segunda metade do século XX, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
9º Ano | Geografia | Aula 24 | Empresas Transnacionais
Que fatores estimularam a expansão das empresas multinacionais pelo mundo?
A globalização acelerou e facilitou o processo de expansão das empresas multinacionais pelo espaço mundial. Os elementos que mais contribuíram para essa expansão, símbolos da globalização, são: A) proteção ambiental e desenvolvimento de energias renováveis.
O que são as transnacionais e de que forma elas atuam no mundo?
As transnacionais são grandes empresas — em muitos casos corporações — que possuem filiais em diversos países, ultrapassando os limites físicos das fronteiras de seus territórios de origem. Transnacional é a empresa que atua em vários países simultaneamente.
O que ampliou a expansão das transnacionais?
Resposta:As transnacionais exercem influência que transcende a economia, pois interfere em governos e nas relações entre países. Essas empresas surgiram efetivamente a partir da Segunda Guerra Mundial, quando empresas de países ricos migraram suas atividades para lugares espalhados pelo mundo.
Qual é o objetivo das empresas transnacionais?
O principal objetivo das empresas multinacionais (transnacionais) é instalar filiais em outras nações com o intuito de obter máxima lucratividade, além de inúmeros benefícios que contribuam para a construção de filiais como: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de ...
O que atrai as transnacionais nos países em desenvolvimento?
Abundância de mão de obra com baixos custos, em comparação aos salários pagos em países desenvolvidos. Riqueza em matéria-prima (água, minérios, energia, agricultura, dentre outros).
Como funcionam as empresas transnacionais?
Empresas transnacionais são caracterizadas por possuírem matriz em um país de origem e atuarem em outras nações por meio da instalação de filiais. Essas empresas surgiram no final do século XIX, entretanto, só obtiveram destaque no cenário mundial após a Segunda Guerra Mundial (1945).
Quais são as características do processo de transnacionalização?
Duas características atuais do processo de transnacionalização das empresas são a concorrência e, ao mesmo tempo, a cooperação entre elas, por meio da formação de trustes, holdings e cartéis. Truste é a fusão e incorporação de empresas para dominar determinada oferta de produtos ou serviços.
Como as transnacionais influenciam no modo de produção?
Os grandes avanços tecnológicos nos meios de comunicação e transporte permitem uma considerável fragmentação no processo de produção e consequentemente uma crescente flexibilização da mão de obra. As transnacionais geram mais empregos diretos e formais nas sedes e em países em desenvolvimento do que em países pobres.
Qual foi a consequência da expansão das multinacionais?
A presença de empresas transnacionais tem causado enormes danos em muitas comunidades, especialmente a perda de territórios, da cultura e do patrimônio natural, sendo o maior deles a poluição do meio natural em decorrência destas atividades depredadoras do meio ambiente e geradoras de inúmeros conflitos socioambientais ...
O que são as chamadas empresas transnacionais?
Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais.
O que as transnacionais buscam?
Resposta. As transnacionais procuram instalar-se em países subdesenvolvidos devido à incentivos fiscais (como descontos nos impostos), leis ambientais mais fracas, possibilitando menor custo na construção de fábricas.
O que as empresas transnacionais buscam nos países pobres?
As transnacionais incorporam áreas de países pobres enquanto não existirem oportunidades de exploração em outros países, transferem esses investimentos de país a país, territorializando e desterritorializando países e regiões, alterando a conformação espacial do mundo, criando e expandindo a desigualdade entre, ...
Quais vantagens as empresas transnacionais buscam?
As empresas transnacionais possuem algumas vantagens diante dos outros negócios, afinal, são organizações com grande porte e que tem bastante dinheiro para aplicar. Com o acesso a grandes recursos financeiros, essas empresas podem investir em tecnologias inovadoras.
Por que as empresas multinacionais são atraídas para os países subdesenvolvidos?
Muitas delas optam por países subdesenvolvidos e emergentes, pois eles possuem uma grande quantidade de mão de obra a preços menores, além de garantir um fácil acesso às matérias-primas e aos mercados consumidores desses países.
Qual a diferença entre as empresas multinacionais e transnacionais?
Resposta: As transnacionais diferem das multinacionais em sua estrutura, pois enquanto as primeiras não se identificam com um país de origem, as segundas são matrizes que compram subsidiárias em outros territórios.
Qual o papel das multinacionais no processo de globalização?
Como observado no decorrer do presente estudo, as empresas multinacionais ao realizar suas expansões proporcionam o estreitamento das relações e do comércio internacional e, por conseguinte, uma integração econômica e tecnológica sem precedentes, que veio a culminar com o fenômeno da globalização.
Que fatores impulsionaram a expansão das empresas?
- Avanços tecnológicos: O período conhecido como Revolução Industrial, que começou no final do século XVIII na Grã-Bretanha, foi marcado por significativos avanços tecnológicos. ...
- Acumulação de capital: A acumulação de capital é outro fator fundamental para a expansão do capitalismo industrial.
Qual o significado dos termos multinacionais e transnacionais?
Multinacionais ou transnacionais são empresas com atividades que se realizam entre diferentes nações. Apesar de as empresas internacionais atuarem em vários países, elas possuem uma única sede. Restaurante McDonald's em Guantánamo, em Cuba: exemplo de multinacional integrada horizontalmente.
Quais são os principais objetivos da empresa para justificar a globalização?
Objetivos da Globalização
Aumentar o comércio de produtos e serviços entre os países. Diminuir os custos de produção para as indústrias e aumentar a produtividade. Possibilitar a troca de conhecimentos e aspectos culturais (artes, idiomas, tradições, etc.).
Qual a cor que representa a tristeza?
Quais são as vogais e quais são as consoantes?