Por que a sequência de bases de uma fita determina a sequência da outra?

Perguntado por: Rafaela Nádia Carvalho  |  Última atualização: 28. März 2025
Pontuação: 4.2/5 (62 avaliações)

Por conta da complementaridade entre as bases nitrogenadas.

Por que a sequência de bases de uma fita de DNA determina a outra?

A sequência de uma fita de DNA sempre determinará a sequência da outra pois, para que uma fita se pareie com outra, ela deve possuir bases nitrogenadas complementares, ou seja, que se ligam. Isso também deve ocorrer para manter a características de ser semiconservativa.

Por que a sequência de bases de um filamento determina a sequência de outro?

Explicação: A sequência de uma fita de DNA sempre determinará a sequência da outra pois para que a fita se pareie com outra, ela deve possuir bases nitrogenadas complementares, isso ocorre para manter a características de ser semiconservativa.

Qual a sequência de uma fita de DNA?

A complementariedade se dá com base na formação de pares: adenina forma par com timina e citosina forma seu par com guanina (“A com T e C com G”).

Qual a sequência da fita replicada de DNA?

A replicação depende do pareamento de bases complementares, que é o princípio explicado pelas regras de Chargaff: a adenina (A) sempre se liga à timina (T), e a citosina (C) sempre se liga à guanina (G).

COMO OBTER A SEQUÊNCIA DE BASES DA FITA COMPLEMENTAR DO DNA - QUESTÃO 8 (lista ácidos nucleicos)

37 questões relacionadas encontradas

Qual a regra de pareamento das bases do DNA?

As bases nitrogenadas do DNA se pareiam sempre na mesma forma: o A é ligado ao T (A-T) e o C ligado ao G (C-G) ou vice-versa (T-A e G-C). A adenina e a timina são unidas por duas ligações de hidrogênio, já a guanina e a citosina estão unidas por três ligações.

Para que serve o sequenciamento genético?

Afinal, o sequenciamento genético ajuda a revelar uma série de características do ser vivo, o que contribui tanto para o tratamento de doenças no presente quanto para a prevenção de patologias cujo organismo tenha tendência a desenvolver futuramente.

Como ocorre o pareamento entre as bases nitrogenadas?

Os pares de bases nitrogenadas se unem por ligações de hidrogênio, mantendo as duas cadeias unidas. Vale salientar que o pareamento das bases nitrogenadas não acontece de maneira aleatória, ocorrendo apenas entre bases compatíveis. A adenina só pareia com a timina, enquanto a guanina só pareia com a citosina.

Qual seria a sequência de bases da cadeia complementar de uma das cadeias do DNA?

As bases encontradas na cadeia dupla do DNA são: Adenina, Timina, Citosina e Guanina. As da cadeia simples do RNA, por sua vez, são: Adenina, Uracila, Citosina e Guanina.

O que determina a sequência de uma proteína?

A sequência de aminoácidos de uma proteína será determinada pela disposição das bases nitrogenadas em um RNAm. Este, por sua vez, será produzido a partir de uma molécula de DNA. Podemos dizer, portanto, que o DNA fornece as informações para a produção das proteínas.

Como a sequência de nucleotídeos no DNA determina a sequência de aminoácidos em uma proteína?

As informações genéticas contidas no DNA são transcritas para a molécula de RNAm, que se liga aos ribossomos. Esse processo traduz a sequência de nucleotídeos em uma sequência de aminoácidos, que formam as proteínas.

Como ocorre o pareamento das bases entre os dois filamentos de DNA qual o nome da ligação química que une as bases?

Os nucleotídeos ligam-se por meio de ligações fosfodiéster, ou seja, um grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos.

Como surgiu a estrutura do DNA?

Algumas de suas pistas mais cruciais sobre a estrutura do DNA vieram de Rosalind Franklin, uma química que trabalhava no laboratório do físico Maurice Wilkins. Franklin era uma especialista em uma técnica poderosa para determinar a estrutura das moléculas, conhecida como cristalografia de raios-x.

O que é DNA e sua estrutura?

A molécula de DNA é uma longa hélice dupla enrolada em si mesma, semelhante a uma escada em caracol. Dentro dela, duas fitas, compostas por moléculas de carboidratos (desoxirribose) e moléculas de fosfatos, unem-se devido ao emparelhamento de quatro moléculas denominadas bases, as quais formam os degraus da escada.

O que significa o termo semiconservativa?

1. Que tem a propriedade de conservar algo parcialmente. 2. [ Genética ] Que resulta da reprodução de uma molécula e conserva uma cadeia da molécula inicial (ex.: o ADN sofre duplicação semiconservativa).

O que é uma sequência complementar?

Quando duas sequências de DNA se combinam desse jeito, possibilitando a ligação entre si de modo antiparalelo e formando uma hélice, elas são consideradas complementares. Ligação de hidrogênio entre bases complementares junta as fitas de DNA em uma hélice dupla de fitas antiparalelas.

Qual seria a sequência de bases da cadeia complementar de uma das cadeias do DNA apresentasse a seguinte sequência Aggtcgc?

No DNA, há dois polinucleotídeos, ou cadeias, que são complementares. Se sabemos a sequência de bases de uma das cadeias, é possível identificar a sequência presente na outra cadeia. Qual seria a sequência de bases da cadeia complementar se uma das cadeias do DNA apresentasse a seguinte sequência: AGGTCGC? a) TCCAGCG.

Como é feito o sequenciamento?

Então, para fazer o sequenciamento, é necessário digitalizar pequenos trechos do genoma para que os nucleotídeos possam ser lidos separadamente. Como a quantidade de bases em geral é muito grande, a análise é feita com o auxílio de recursos computacionais de bioinformática.

O que acontece se ocorrer um pareamento errado de bases nitrogenadas?

A replicação correta da dupla hélice original do DNA é assegurada pelo pareamento adequado das bases nitrogenadas, isto é, cada timina é pareada com uma adenina e cada guanina está associada a uma citosina. Erros neste pareamento podem (ou não) gerar mutações.

Como os pares de bases nitrogenadas do DNA interagem entre si e entre as fitas de DNA?

No DNA as bases nitrogenadas de uma fita formam uma interação do tipo pontes de hidrogênio com as bases da fita paralela, conferindo à molécula de DNA um aspecto de escada retorcida, onde os degraus são formados pelos pares de bases e os corrimãos, pelas cadeias de fosfato e açúcar.

Como é feito o pareamento de bases na replicação e na transcrição?

O emparelhamento dos ribonucleotídeos segue a seguinte regra:
  • -Uracila (U) emparelha-se com a adenina (A) da fita molde.
  • -Adenina (A) emparelha-se com a timina (T) da fita molde.
  • -Citosina (C) emparelha-se com a guanina (G) da fita molde.
  • -Guanina (G) emparelha-se com a citosina (C) da fita molde.

Qual é a relação entre a distância entre os genes e a probabilidade de recombinação entre eles?

Essas quebras podem ocorrer em qualquer ponto ao longo do cromossomo e com igual probabilidade. Assim, quando falamos em genes ligados, quanto maior a distância entres eles, maior a chance de recombinação gênica, pois existem muitos pontos possíveis para que ocorra a quebra.

Qual é a importância do pareamento de bases nitrogenadas complementares durante o processo de replicação do DNA?

A replicação correta da dupla hélice original do DNA é assegurada pelo pareamento adequado das bases nitrogenadas, isto é, cada timina é pareada com uma adenina e cada guanina está associada a uma citosina. Erros neste pareamento podem (ou não) gerar mutações.

Quais são as regras de pareamento entre as bases de DNA e RNA?

O pareamento entre as bases só acontece das seguintes formas: Adenina é pareada apenas com timina; Guanina é pareada sempre com citosina.

Artigo anterior
É normal se sentir mal tomando fluoxetina?
Artigo seguinte
Quanto de energia gasta um motor 1 cavalo?