Quais os tipos de função exponencial?

Perguntado por: Mónica Loureiro Martins  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (65 avaliações)

Tipos de função exponencial
Podemos dividir a função exponencial em dois casos: crescente ou decrescente.

O que é a função exponencial?

A função exponencial representa uma relação de dependência. Nesse tipo de operação matemática existe uma variável (incógnita) no expoente e o número real (maior que zero e diferente de um) na base. Tal função, é explicitada da seguinte forma: f: R-->R tal que y = aˣ, sendo que a > 0 e a ≠ 1.

Quais são as propriedades da função exponencial?

As propriedades da função exponencial resultam das potências e podem facilitar os cálculos com esse tipo de função que possui uma variável no expoente. Uma função exponencial é uma função que possui uma variável como expoente.

Quando a função exponencial é decrescente?

Uma função exponencial é dita crescente se, à medida que o valor de x aumenta, o valor de f(x) também aumenta. Isso ocorre quando a base é maior que 1, ou seja: a > 1. Uma função exponencial é considerada decrescente se, à medida que o valor de x aumenta, o valor de f(x) diminui.

Como descobrir uma função exponencial?

A função exponencial é aquela em que a variável é um expoente. Matematicamente, ela é definida como f de R em R, tal que f(x) = ax, em que a ϵ R, a > 0 e a ≠ 1. O gráfico dessa função é uma curva obtida ao encontrar alguns pares ordenados que pertencem à função e ao desenhar essa curva que passa por eles.

FÁCIL e RÁPIDO | FUNÇÃO EXPONENCIAL

33 questões relacionadas encontradas

Como se aplica à função exponencial?

A função exponencial possui aplicações no cotidiano, na Matemática financeira (juros compostos), na Química, Biologia (expressa um crescimento ou um decrescimento característico de alguns fenômenos da natureza) e entre outras áreas, afirma Prof.

Como saber se a função é crescente ou decrescente?

Esse tipo de função pode ser classificada de acordo com o valor do coeficiente a, se a > 0, a função é crescente, caso a < 0, a função se torna decrescente. Vamos analisar as seguintes funções f(x) = 3x e f(x) = –3x, com domínio no conjunto dos números reais, na medida em que os valores de x aumentam.

Como saber se o log é crescente ou decrescente?

A função logarítmica pode ser crescente ou decrescente, ela é decrescente quando a sua base é um número maior que 0 e menor que 1, e crescente quando a sua base é maior do que 1.

Por que a base de uma função exponencial não pode ser negativa?

Além disso, a base não pode ser negativa, nem igual a zero, pois para alguns expoentes a função não estaria definida. Por exemplo, a base igual a - 3 e o expoente igual a 1/2. Como no conjunto dos números reais não existe raiz quadrada de número negativo, não existiria imagem da função para esse valor.

Quando uma função não é exponencial?

A função exponencial é uma função em que um número constante maior que 0 (zero) e diferente de 1 (um), é elevado ao expoente que é uma variável. A função exponencial não pode ter na base o valor 1 (um), pois assim ela não seria exponencial, e sim, constante.

Quais são as propriedades das potências?

Propriedades das potências
  • 1ª propriedade – Multiplicação de potências de mesma base.
  • 2ª propriedade – Divisão de potências de mesma base.
  • 3ª propriedade – Potência de potência.
  • 4ª propriedade – Potência de um produto.
  • 5ª propriedade – Potência do quociente.

Quais as propriedades de uma função?

Uma função possui propriedades bem específicas conhecidas como domínio, imagem e contradomínio. Um domínio em uma função seria os componentes do conjunto de partida, digamos o valor x. Já um contradomínio seria os componentes do conjunto de chegada.

Quais são as propriedades de potenciação?

Multiplicação de potências de mesma base: conserva a base e soma os expoentes. Divisão de potências de mesma base: conserva a base e subtrai os expoentes. Potência de potência, multiplicar os expoentes.

Qual é a principal característica de uma função exponencial?

A principal característica de uma função exponencial é o aparecimento da variável no expoente. Esse tipo de função expressa situações onde ocorre grandes variações em períodos curtos.

Qual é a importância da função exponencial?

Importância e aplicabilidade da função exponencial

Na área financeira serve para calcular uma aplicação à taxa de juros compostos, na Química calcula-se o decaimento radioativo, na Biologia calcula-se o crescimento de bactérias em uma colônia, na Geografia mede-se o crescimento populacional…

Por que a base não pode ser igual a 1?

Para você chegar lá vamos retomar o que é logaritmo: O logaritmo de um número é o expoente ao qual devemos elevar uma base a para obter o número x. Assim: logax = 10 , portanto a10 é = x. Dessa maneira, entendemos que o valor de a não pode ser 1, já que 1 elevado a qualquer expoente sempre será 1.

Qual a diferença entre função exponencial é logarítmica?

A função exponencial é aquela em que a variável está no expoente, e a base é sempre maior do que 0 e diferente de 1. ... A inversa da função exponencial é a chamada função logarítmica. Ela é definida basicamente como f(x) = log ax, em que a é um número real positivo e diferente de 1.

Quais situações cotidianas podemos utilizar a função exponencial?

As funções exponenciais possuem uma diversidade de aplicações do cotidiano, estão presentes em diversas ciências como: na Matemática financeira é utilizada na capitalização de capitais pelo método do juro composto, na Geografia está relacionada a expressões responsáveis por explicar os crescimentos populacionais, na ...

Qual a operação inversa do log?

A inversa da função logarítmica é a função exponencial. A função exponencial é definida como f(x) = ax, com a real positivo e diferente de 1.

Qual é o inverso de log?

O inverso do logaritmo ou antilogaritmo, expresso em matemática, como antilogb(x) = N é a potência de uma base, normalmente, 10 e o número neperiano (e) elevado ao logaritmo (expoente). Exemplo: antilog10(2) = 100.

Qual é o contrário de log?

O antilogaritmo é uma propriedade ligara ao estudo dos logaritmos. ... Podemos até dizer que o antilogaritmo é o inverso do logaritmo, mas não podemos confundi-lo com o cologaritmo.

O que e decrescente ou crescente?

Observe a ordem das figuras: Estas borboletas estão na ordem crescente, ou seja, da menor para maior. Aqui as borboletas estão na ordem decrescente: elas começam da maior para a menor.

Como e a ordem crescente?

Quando os números estão na ordem do menor para o maior, estão na ordem crescente. Quando os números estão na ordem do maior para o menor , estão na ordem decrescente.

Como a função exponencial é usada na biologia?

1) Geralmente, o crescimento de determinados seres vivos microscópicos, como as bactérias, acontece exponencialmente. Dessa forma, é comum o uso de funções exponenciais relacionado a problemas dessa natureza.

Onde se aplica o logaritmo?

Os logaritmos possuem aplicações em diversas áreas do conhecimento, como na própria Matemática, em Química, Biologia, Geografia etc. Os logaritmos possuem várias aplicações na Matemática e em diversas áreas do conhecimento, como Física, Biologia, Química, Medicina, Geografia, entre outras.

Artigo anterior
Quem não sacou o PIS em 2020?
Artigo seguinte
Quanto ganha um canal do YouTube?