Por que a oração subordinada adjetiva não aparece separada por vírgula?

Perguntado por: Hugo Borges  |  Última atualização: 1. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)

As orações subordinadas adjetivas podem ser restritivas ou explicativas. Quando restritivas, limitam parte de um conjunto, restringindo o sentido do termo antecedente e, via de regra, não são separadas por pontuação.

Quando se deve usar vírgulas nas orações subordinadas adjetivas?

* Já as subordinadas adjetivas explicativas aparecem sempre demarcadas pela vírgula: Machado de Assis, | que é autor de Dom Casmurro|, tornou-se canonizado. * Nas adverbiais, mesmo não sendo de cunho obrigatório, é sempre recomendável utilizar a vírgula para separá-las da oração principal.

Quais são as orações subordinadas que o uso de vírgula é obrigatório?

O uso da vírgula somente se aplica às orações subordinadas substantivas apositivas, podendo também ser demarcadas pelos dois-pontos. Ex: Minha esperança é somente esta |, que você possa um dia me entender. Oração principal | oração subordinada substantiva apositiva.

O que caracteriza uma oração subordinada adjetiva?

As orações subordinadas adjetivas são aquelas que dependem de uma oração principal e que têm valor de adjetivo no enunciado. Muitas vezes, essas orações podem ser substituídas por um adjetivo, já que funcionam como um. Observe: Os filmes que fizeram sucesso foram indicados ao Oscar.

Como saber se é uma oração subordinada adjetiva?

Orações subordinadas adjetivas são as orações subordinadas que cumprem a função de adjunto adnominal de algum termo da oração principal. Elas podem ser explicativas (de caráter genérico) ou restritivas (apontar uma característica particular). Dentro dessa classificação, elas também podem ser desenvolvidas ou reduzidas.

Orações Subordinadas Adjetivas [Prof Noslen]

43 questões relacionadas encontradas

Como diferenciar uma oração adjetiva restritiva de uma oração adjetiva explicativa?

As orações adjetivas restritivas são aquelas que limitam uma parte do todo e não são separadas por pontuação, já as orações adjetivas explicativas são aquelas que modificam um termo, tendo alguma informação a mais sobre ele, são separadas por pontuação, como vírgula, travessão ou parênteses.

Qual a diferença entre oração subordinada substantiva é adjetiva?

As orações subordinadas substantivas podem aparecer tanto na forma desenvolvida quanto na forma reduzida. Na forma reduzida, elas apresentam verbo no infinitivo. Já na forma desenvolvida, elas apresentam verbo conjugado em um dos tempos verbais.

Como saber se a oração é coordenada ou subordinada?

As orações coordenadas não dependem de nenhuma outra oração para fazer sentido. As orações subordinadas dependem de outra oração para fazer sentido. Assim, as orações subordinadas precisam estar ligadas a uma oração principal, com a qual se estabelece sentido.

Quanto à classificação das orações subordinadas adjetivas abaixo Assinale a alternativa correta?

1 - Quanto à classificação das orações subordinadas adjetivas abaixo, a correta opção é: Os pais que cuidam dos seus filhos merecem aplausos. Esta equipe, cujo técnico não incentiva seus atletas, sempre perde.

Como saber se a frase precisa de vírgula?

A vírgula é o sinal gráfico da gramática que possui amplas funcionalidades. Dentre os seus usos obrigatórios incluem a separação de elementos que podem ser listados; de explicações que estão no meio da frase; de adjuntos adverbiais de tempo, modo e lugar; e de orações independentes.

Quando a vírgula não é obrigatória?

O uso da vírgula é facultativo: 1. Quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio e estiver no início ou meio da oração.

Onde é obrigatório o uso da vírgula?

Uso da vírgula: 4 situações em que ele é obrigatório!
  • Para separar termos, enumerando-os.
  • Para separar orações independentes.
  • Para isolar o vocativo da oração.
  • Antes de conjunções adversativas e conclusivas.
  • Algumas exceções:

O que separa as orações?

A vírgula é usada para separar orações independentes quando estão conectadas por uma conjunção coordenativa (como "e", "ou", "mas", "porque", etc.). Por exemplo: "Eu gosto de estudar, e ela prefere ler."

Qual a diferença de ponto e vírgula?

A vírgula indica uma curta pausa na leitura, já o ponto e vírgula é responsável por uma pausa um pouco mais longa do que a da vírgula: Juan, o filho de dona Maria, é um menino indisciplinado.

Como identificar uma oração subordinada adjetiva restritiva?

A depender da estruturação sintática, são classificadas como restritivas ou explicativas. As orações subordinadas adjetivas restritivas não aparecem entre vírgulas e restringem o significado de um termo presente na oração principal.

Como saber se a oração é subordinada substantiva adjetiva ou adverbial?

Orações subordinadas adjetivas têm papel de adjetivo no enunciado. Podem ser subclassificadas como explicativas ou restritivas, a depender de como classificam a oração principal (se explicando ou se restringindo). Orações subordinadas adverbiais têm função de advérbio no enunciado.

Como decorar as orações subordinadas?

5 dicas para estudar as orações subordinadas
  1. 1 Faça resumos.
  2. 2 Faça mapas mentais.
  3. 3 Resolva muitos exercícios.
  4. 4 Faça conexões.
  5. 5 Utilize material impresso.

Quais são as orações coordenadas?

As orações coordenadas são aquelas que não dependem de outra oração para terem sentido no enunciado. Podem ser classificadas como assindéticas ou sindéticas. As orações coordenadas sindéticas podem ser subclassificadas em aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas.

Como explicar orações subordinadas?

Orações subordinadas são orações que dependem de uma oração principal. Isso porque a oração subordinada exerce uma função sintática e, assim, complementa o sentido da principal. Elas podem ser substantivas, adjetivas ou adverbiais.

Qual é a função do pronome relativo na oração subordinada adjetiva?

Isso ocorre porque as orações subordinadas adjetivas são aquelas com valor de adjetivo, sendo dependentes da oração principal. No entanto, a fim de fazer a ligação entre essas duas orações, utilizamos os pronomes relativos para introduzir a oração subordinada adjetiva.

Qual a diferença entre oração subordinada adjetiva explicativa e aposto explicativo?

Por exemplo Ela só quer uma coisa: que sua presença seja notada. Eis aí a Oração Subordinada Substantiva Apositiva. Não confunda com a Oração Subordinada Adjetiva Explicativa, que também funciona como aposto, mas que tem como função complementar o sentido de um substantivo anterior, e não uma frase.

Que conectivo introduz a oração subordinada?

CONECTIVOS subordinativos são as seguintes conjunções e locuções subordinadas: CAUSAIS (iniciam a oração subordinada denotando causa.): que, como, pois, porque, porquanto. Também as locuções: por isso que, pois que, já que, visto que... Ela deverá ser aprovada, pois estudou com dedicação.

Artigo anterior
O que é a empresa Boa Vista?
Artigo seguinte
Quantas gramas tem um abacate grande?