Por que a onça pintada está em extinção?

Perguntado por: Benedita Lopes de Andrade  |  Última atualização: 3. April 2025
Pontuação: 4.8/5 (8 avaliações)

As crescentes alterações ambientais provocadas pelo homem, assim como o desmatamento e a caça às presas silvestres e às próprias onças são as principais causas da diminuição da população de onças no Brasil.

Por que a onça-pintada está em extinção no Pantanal?

Cerca de 45% da população estimada de onças-pintadas do Pantanal foi afetada pelas queimadas de 2020. É o que aponta um artigo de pesquisadores do Brasil, Estados Unidos e Paraguai, recentemente publicado pela revista científica Communications Biology.

Quais são as principais ameaças da onça-pintada?

Atualmente, a onça-pintada está em 15º lugar entre as espécies de grandes mamíferos com as maiores reduções de área de ocorrência devido a fatores antropogênicos. A perda e a fragmentação de habitat e a caça estão entre as principais ameaças à sobrevivência a longo prazo da espécie.

O que é onça-pintada está em risco de extinção?

A onça-pintada exerce um papel fundamental no topo da cadeia, controlando diversas espécies de herbívoros, como capivaras, veados e queixadas, além de outros predadores menores como ratos, raposas e guaxinins. Por isso, sua extinção causaria um desequilíbrio imensurável no funcionamento do ecossistema.

Quando a onça-pintada foi ameaçada de extinção?

No Brasil, a onça-pintada é listada pelo IBAMA (2003) como ameaçada de extinção, e globalmente é classificada como quase ameaçada (IUCN, 2008).

Onça Pintada - Espécie em perigo de extinção - Felino das Américas

24 questões relacionadas encontradas

Qual a situação da onça-pintada?

Atualmente a onça-pintada está classificada, segundo a União Internacional Para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), como quase ameaçada. Isso significa que a espécie não se encontra atualmente ameaçada, no entanto, sem políticas de conservação, ela pode ser classificada nesse nível em breve.

Qual é o maior inimigo da onça-pintada?

A onça-pintada é um superpredador, o que significa que está no topo da cadeia alimentar, e praticamente, seu maior predador é o ser humano. Entretanto, filhotes podem ser mortos por outras onças, jacarés e grandes cobras da família Boidae . O ser humano é o principal predador da onça bem como sua principal ameaça.

O que podemos fazer para ajudar a onça-pintada?

aumentar a conectividade dessas populações por meio da identificação de corredores para a movimentação das onças; planejamento para programas de reintrodução da espécie; e. desenvolvimento local, regional e nacional de programas de monitoramento para onças e suas presas.

Quais as curiosidades sobre a onça-pintada?

É o maior felino das Américas. É o maior carnívoro da América do Sul. Não está presente no Pampa. Está no topo da cadeia alimentar nas áreas em que é encontrada.

Como salvar a onça-pintada de extinção?

Outro conjunto de estratégias importante para a conservação da espécie é o Plano de Ação Nacional (PAN) Onça-Pintada, também dentro das competências do ICMBio. Entre as medidas, estão a reprodução em cativeiro visando o aumento populacional, os programas de educação ambiental e a criação de corredores ecológicos.

Quantas onças-pintadas morrem por ano?

De acordo com um balanço publicado em dezembro de 2021 na revista Scientific Reports por dezenas de cientistas de instituições nacionais, quase 17 milhões de animais morreram nos incêndios do ano anterior – um recorde neste tipo de estrago no bioma desde 1998.

Qual a importância da onça para o meio ambiente?

As onças-pintadas estão no topo da cadeia alimentar e cerca de 80 espécies fazem parte de seu cardápio. Elas caçam de pequenos mamíferos, como tatus e cutias, a maiores, como queixadas, antas, porco-do-mato e veado. Também podem se alimentar de peixes, jacarés e aves.

Qual foi o último animal a ser extinto?

Um caso recente e muito conhecido é da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii). A espécie foi considerada extinta na natureza nos anos 2000, e, desde então, uma série de pesquisadores luta para garantir a reintrodução da espécie ao seu habitat natural.

Qual é o nome do barulho que a onça faz?

Os Pantherinae, como o leão, leopardo, tigre e onça-pintada, podem rugir ou esturrar. Já os Felinae, como gatos-domésticos, gatos-do-mato, jaguatiricas e a onça-parda, ronronam ou miam. Mas isso não significa que os sons emitidos pela parda sejam sempre serenos como o registrado no Chile.

Quanto custa uma onça no Brasil?

R$ 15.000

Para a onça, um colar pesa o mesmo que um relógio de pulso para uma pessoa.

O que podemos fazer para diminuir a extinção dos animais?

Nunca comprar produtos feitos de animais ou plantas ameaçadas ou em perigo de extinção. alternativas ao plástico. Separar corretamente os resíduos e evitar plásticos de uso único como sacolas, garrafas, canudinhos, embalagens, etc. Apoiar as espécies ameaçadas.

Como se proteger de uma onça?

De modo geral, existem algumas técnicas que podem afastar o felino. Quais são essas técnicas? O uso de buzina de carnaval; colocar colares com sino e que emitem luz vermelha intermitente no rebanho e cerca elétrica para contenção dos animais são algumas delas.

Qual a diferença de onça e onça-pintada?

Apesar da cor e do nome popular serem diferentes elas são da mesma espécie: a Panthera onca. Conhecidas por onça-preta ou 'pantera negra', as onças-pintadas com pelagem escura possuem essa característica marcante graças a uma mutação genética, que as tornam felinos melânicos.

Quem é mais forte sucuri ou onça?

Onça tem uma das maiores mordidas entre os felinos, enquanto a sucuri é uma das mais fortes e maiores cobras da natureza.

O que a onça se alimenta?

Apesar de preferir presas maiores, a onça pode comer qualquer animal, até mesmo pequenos roedores e aves. Pelo grande porte, é capaz de se alimentar até de outros felinos de tamanho menor, como a jaguatirica (Leopardus pardalis), apesar de ser incomum.

Onde é difícil a onça-pintada sobreviver?

Caçada, perseguida e expulsa de casa, a onça-pintada está ameaçada de extinção, mas ainda resiste. Ela é classificada como vulnerável na Amazônia e no Pantanal, biomas onde ainda se encontra em maior número. Está em perigo no Cerrado. E criticamente ameaçada de extinção na Mata Atlântica e na Caatinga.

Qual é o nome do marido da onça?

Conheça o RonRon: macho de onça-pintada que é considerado o mais andarilho dos residentes da Mata Atlântica.

Quantas onças-pintadas ainda existe?

Estima-se que existam menos de 300 indivíduos de onça-pintada em toda a extensão de Mata Atlântica remanescente. Esse número é tão baixo que ainda que a caça e o desmatamento parassem de imediato, essas populações já estão condenadas à extinção nos próximos 90 anos.

Artigo anterior
Pode pôr gelo em cima da cirurgia?
Artigo seguinte
Como ocorre a intoxicação por mercúrio?