Quando ocorre a Eletroafinidade?

Perguntado por: Guilherme Sousa de Miranda  |  Última atualização: 5. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (9 avaliações)

Química. Eletroafinidade ou afinidade eletrônica corresponde à energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro no estado gasoso. ... Quando isso ocorre, é liberada uma quantidade de energia específica para cada elemento. No caso do flúor, essa energia é de 328 kJ.

Como saber Eletroafinidade?

Afinidade Eletrônica na Tabela Periódica

Repare que a eletroafinidade é inversa ao raio atômico. Ela é maior à medida que o raio atômico é menor. O cloro tem grande afinidade eletrônica. Isso porque ele tem um raio pequeno, o que propicia a atração do elétron.

O que quer dizer Eletroafinidade?

A afinidade eletrônica é uma propriedade que estuda a energia liberada por um átomo ao receber um elétron. A Tabela Periódica atual foi organizada por Moseley, em 1913, e colocou os elementos químicos em ordem crescente de número atômico (Z).

Quem possui maior afinidade eletrônica F ou na?

Variação da afinidade eletrônica

Embora esteja em uma posição inferior na tabela, possui afinidade superior ao átomo de flúor (F), por exemplo. Portanto, entende-se que a afinidade eletrônica é maior nos elementos posicionados mais à direita superior da tabela.

Qual é o elemento de maior afinidade eletrônica?

Portanto, os elementos que possuem maiores eletroafinidades são os halogênios (elementos da família 17 ou VIIA) e o oxigênio.

Eletroafinidade - Brasil Escola

25 questões relacionadas encontradas

Qual é o elemento mais Eletropositivo?

O frâncio (Fr) é considerado o elemento químico mais eletropositivo da tabela periódica, enquanto o Flúor (F) é o menos eletropositivo. Essa hierarquização é definida de acordo com a escala de Pauling - instrumento que mede os valores de eletronegatividade dos elementos.

Qual o elemento de maior energia de ionização?

Isso significa que os maiores valores para a energia de ionização são dos elementos situados próximos ao Hélio, ou seja, na parte superior à direita da Tabela Periódica. Por outro lado, os menores valores são dos elementos situados próximos ao césio, na parte inferior à esquerda da Tabela Periódica.

Qual é a relação entre afinidade eletrônica e carga nuclear efetiva?

A afinidade eletrônica cresce para a direita, enquanto a EI cresce para a direita e para cima. Assim, a tendência geral da eletronegatividade é crescer para a direita e para cima. Quanto mais para a direita, maior a carga nuclear efetiva e maior a capacidade do átomo de puxar os elétrons em sua direção.

O que é afinidade eletrônica com base em sua resposta explique a relação entre os valores da afinidade eletrônica para oxigênio e flúor?

Eletroafinidade ou afinidade eletrônica corresponde à energia liberada quando um elétron é adicionado a um átomo neutro no estado gasoso. O elemento flúor, por exemplo, tem essa capacidade de atrair elétrons e “capturá-los”, originando um íon de carga negativa. ... No caso do flúor, essa energia é de 328 kJ.

Porque a afinidade eletrônica do cloro é maior que a do flúor?

Propriedades do Halogênios: Afinidade Eletrônica

O cloro tem a maior afinidade eletrônica do grupo. O flúor tem maior dificuldade em receber o elétron que o cloro. A razão da dificuldade maior do flúor de receber um elétron está relacionada ao seu pequeno tamanho que dificulta a acomodação do elétron recebido .

O que é afinidade eletrônica e eletronegatividade?

Afinidade eletrônica: é a energia liberada com o recebimento de um elétron por um átomo. Energia de ionização: ou Potencial de ionização, é a energia necessária para retirar um elétron de um átomo. Eletronegatividade: quão forte é a atração dos átomos pelos elétrons, tendência em ganhá-los.

Qual é o significado do termo eletronegatividade?

A eletronegatividade indica a tendência de um átomo em atrair um par de elétrons em uma ligação covalente, que ocorre quando esse átomo compartilha um ou mais pares de elétrons. Se dois átomos ligados possuem os mesmos valores de eletronegatividade, eles compartilham elétrons igualmente em uma ligação covalente.

Porque a afinidade eletrônica pode ser positiva ou negativa?

A afinidade eletrônica quando é positiva faz referência à energia liberada quando um átomo liga-se a um elétron. A afinidade eletrônica negativa, será referência quando for necessário fornecer energia para que um elétron se ligue a um átomo.

O que é volume atômico?

Denomina-se de volume o espaço que uma determinada matéria ocupa. Já o volume atômico é a relação estabelecida entre a massa de um mol de átomos e a densidade da substância simples (elemento químico) que esses átomos formam.

Qual metal apresenta menor afinidade eletrônica?

Quando comparados com ametais, os metais (II, IV e V) apresentam menor afinidade eletrônica.

Como o átomo libera energia?

Quando um átomo absorve energia de uma fonte externa, alguns de seus elétrons ganham energia e são elevados a um nível de energia maior. ... Quando Isso acontece, a energia absorvida pelo elétron é liberada na forma de fóton de radiação eletromagnética, com um comprimento de onda diferente do original.

Qual alteração de energia corresponde a afinidade eletrônica do flúor?

A afinidade eletrônica é a mudança de energia ao adicionar um elétron a um átomo gasoso. Por exemplo, quando um átomo de flúor no estado gasoso ganha um elétron para formar F⁻(g), a mudança de energia é -328 kJ/mol.

Qual a afinidade eletrônica do fósforo?

Todo átomo possui uma afinidade eletrônica, até mesmo o Fósforo. ... O átomo P possui afinidade eletrônica 72 kJoules por mol.

Como a energia de ionização está relacionada com a carga nuclear efetiva?

Quanto maior a dificuldade para se remover o elétron, maior é a energia de ionização. A energia de ionização diminui à medida que descemos em um grupo. ... À medida que o átomo aumenta, torna-se mais fácil remover um elétron do orbital mais volumoso.

Qual é a afinidade eletrônica do oxigênio?

Todo átomo possui uma afinidade eletrônica, até mesmo o Oxigênio. ... O átomo O possui afinidade eletrônica 141 kJoules por mol.

Qual a relação geral entre eletronegatividade raio atômico é carga nuclear efetiva?

A carga nuclear maior, via de regra, aumenta a eletronegatividade. Quanto maior a carga nuclear, mais forte é o poder de atração do núcleo, e mais o átomo vai atrair para si os elétrons da ligação.

Qual é o elemento de menor energia de ionização?

Dentre os elementos que precisam de menos energia de ionização estão os metais alcalinos, por exemplo, o potássio. Os gases nobres, em geral, são aqueles que requerem uma energia de ionização mais alta, por exemplo, o argônio.

Qual família apresenta maior energia de ionização?

A família dos halogênios (A) apresenta sete elétrons na camada de valência e tem tendência a ganhar mais um elétron e formar ânions monovalentes, isto é, íons com carga -1. Por isso, entre os elementos apresentados, os halogênios são os que possuem maiores energias de ionização.

Qual é o elemento de maior raio atômico?

Algumas literaturas apontam que o elemento químico de maior raio atômico é o césio (Cs), mas não descartam a possibilidade do frâncio (Fr) possuir um maior raio atômico.

O que é um elemento Eletropositivo?

Denomina-se eletropositividade ou caráter metálico a capacidade que um átomo apresenta de perder elétrons quando está ligado a outro átomo.

Artigo anterior
Como ver o histórico de alterações no Word?
Artigo seguinte
O que é Sensor Hero?