Por que a corrente alternada é mais eficiente do que a corrente contínua?

Perguntado por: Lucas Daniel Fernandes Loureiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (22 avaliações)

Isso acontece porque os elétrons ficam mudando de direção várias vezes no intervalo de um segundo. Com a corrente alternada é possível transmitir e distribuir energia elétrica por longas distâncias com muito menos perdas, sendo mais eficiente que a corrente contínua.

Qual a diferença entre corrente contínua e corrente alternada que vantagens?

A principal diferença entre corrente alternada e contínua reside no fato de que a corrente contínua (CC) não altera o seu sentido de circulação dentro do circuito elétrico. Por outro lado, temos que a corrente alternada (CA) consegue alterar seu sentido. Essa é a diferença básica entre elas.

Porque a tensão alternada é mais eficaz quando se trata de transportar energia elétrica?

Quando essa energia é transmitida por uma corrente alternada, ela não perde muita força no meio caminho. ... Isso porque a corrente alternada pode, facilmente, ficar com uma voltagem muito mais alta que a contínua, e quanto maior é essa voltagem, mais longe a energia chega sem perder força no trajeto.

Qual a principal vantagem do uso da corrente alternada?

A corrente alternada apresenta como vantagem a possibilidade de abaixar ou aumentar facilmente sua tensão elétrica por meio dos transformadores. Além disso, o uso desse tipo de corrente para a transmissão de alta potência é mais econômico, pois oferece menor perda energética.

Por que corrente alternada é mais indicada para a transmissão e distribuição de energia?

Com a corrente alternada é muito mais fácil você aumentar e diminuir a voltagem usando transformadores, sendo assim possível levar energia a lugares distantes pelas linhas de transmissão sem a necessidade de estações elétricas no caminho para amplificá-la.

O que é corrente contínua e corrente alternada?

42 questões relacionadas encontradas

O que gera corrente alternada?

A corrente alternada é produzida por meio da oscilação do campo magnético próximo a uma bobina condutora. Dessa maneira, a rotação da bobina (ou de um ímã) induz uma força eletromotriz e produz a CA.

Qual a desvantagem da transmissão contínua de energia elétrica?

Outra desvantagem do sistema de corrente contínua é a grande quantidade de potência perdida devido à resistência das linhas de transmissão usadas para transportar a energia das fontes geradoras para os locais de consumo.

Quais as desvantagens da corrente contínua?

A desvantagem é que as transmissões em corrente elétrica contínua em alta tensão tem um custo muito elevado para construir as estações terminais e os pátios de comutação.

O que é corrente alternada e continua exemplos?

Na corrente contínua (CC), o fluxo de elétrons dentro de um circuito elétrico ocorre em apenas uma direção . Já na corrente alternada, há também o fluxo em sentido inverso. Desse modo, a corrente contínua será positiva ou negativa, estando presente em circuitos eletroeletrônicos de baixa tensão.

Porque elevamos a tensão para a transmissão de energia elétrica?

De acordo com a expressão, temos que quanto maior for o valor da corrente elétrica que queremos transportar, maior será a perda de energia através da dissipação de energia nos fios. Por isso, é mais vantajoso transportar em tensões muito altas, com correntes mais baixas.

O que é mais perigoso corrente contínua ou alternada?

Em geral, a corrente contínua (CC) é menos perigosa que a corrente alternada (CA). Os efeitos da corrente alternada no organismo dependem em grande parte da velocidade com que ela alterna (isto é, sua frequência), que é medida em ciclos por segundo (hertz).

O que é corrente contínua exemplos?

Na corrente contínua, todos os elétrons seguem um fluxo direcional único, estabilizando a carga. Bons exemplos de sistemas de corrente contínua são as pilhas – em que a carga vai do positivo para o negativo, e vice-versa – e os painéis solares.

Onde se usa a corrente alternada?

Corrente alternada é uma das formas da corrente elétrica. Nesse tipo de corrente, o sentido de condução das cargas muda rapidamente, fazendo com que os elétrons oscilem em sentidos opostos periodicamente. Ela é largamente empregada na transmissão de energia elétrica e também em motores elétricos.

Quais os símbolos de corrente contínua e alternada?

Em muitos dispositivos, o símbolo para indicar corrente contínua é DC (corrente contínua) ou o símbolo de uma linha contínua (-) flanqueada em três linhas mais curtas (---), para a corrente alternada usada em seu lugar CA (corrente alternada) ou o símbolo (~).

Quais as vantagens e desvantagens da transmissão em corrente contínua?

É muito mais caro e difícil mudar a tensão da corrente contínua em oposição à corrente alternada, tornando-a uma má escolha para a transmissão de alta tensão da eletricidade. No entanto, para distâncias muito longas, a transmissão HVDC pode ser mais eficiente que a corrente alternada.

Quais são as dificuldades encontradas na transmissão e distribuição de energia utilizando a corrente contínua?

Desvantagens. O uso de corrente contínua em um sistema de corrente alternada necessita de subestações conversoras, nas quais convertem a energia entre os dois sistemas. ... Os sistemas atuais carecem de disjuntores específicos, devido a dificuldade de interromper altas correntes.

Quais as fontes da corrente contínua?

A energia em corrente contínua é mais comumente produzida por fontes como células solares, baterias e termopares.

Como funciona a transmissão em corrente contínua?

Enquanto a corrente contínua, com suas três fases, exige um cabo específico para cada uma, a corrente contínua requer apenas dois cabos, uma para cada pólo, reduzindo o custo não apenas dos cabos e da instalação, mas também das torres, que poderão ser projetadas para sustentar um peso menor.

Qual as vantagens e desvantagens para uma rede de energia com 50 e 60 Hz?

Diferenças entres os padrões. Um motor feito para 50 Hz operando em 60 Hz vai aumentar a velocidade em 20%. Para aumentar o torque na mesma proporção, a relação tensão/frequência deve ser constante. Nas frequências mais baixas, as perdas do núcleo e correntes parasitas são menores.

O que é tensão elétrica continua?

Assim é o fluxo dos elétrons na tensão contínua, ou seja, é quando o fluxo passa pelo fio sempre no mesmo sentido. Por isso, ela é usada em baterias e pilhas, ou nos circuitos internos de aparelhos elétricos, como de um chuveiro.

Quais são os valores característicos da corrente alternada?

No sistema brasileiro de transmissão de energia elétrica, ocorrem 120 inversões a cada segundo, ou seja, a corrente elétrica, a cada segundo, percorre o condutor 60 vezes num sentido e 60 vezes em sentido contrário.

Onde é possível obter corrente alternada e corrente contínua?

A maior parte dos circuitos eletrônicos trabalha com corrente contínua, sendo as pilhas e as baterias os melhores exemplos de onde encontrar este tipo de corrente. ... A corrente alternada é caracterizada por um fluxo alternado no sentido dos elétrons.

Qual a corrente elétrica mais perigosa?

As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 mA e 200 mA. Com intensidade próxima dos 100 mA, as paredes do coração executam movimentos descontrolados, o que é chamado de fibrilação.

Porque corrente contínua e perigosa?

A sua actuação é por aquecimento, mas pode chegar a produzir um efeito electrolítico no organismo que pode gerar risco de embolia ou morte por electrólise do sangue. Os efeitos mais graves são os produzidos pela corrente contínua rectificada.

Artigo anterior
O que é um aglomerado ou aglomerante?
Artigo seguinte
Quantos tripulantes tem um navio de cruzeiro?