Pode vender imóvel com arresto?

Perguntado por: Cristiana Yasmin Soares de Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (37 avaliações)

RESPOSTA: A existência de averbação de arresto (o ato previsto na LRP é o de registro) não impede a venda do imóvel, desde que o título contenha ressalva ao gravame. Quem adquirir com a ressalva sabe que o imóvel permanece respondendo por dívidas ou obrigações objeto de demanda judicial.

É válida a compra e venda de um bem arresto?

Decreto judicial tão-somente de arresto não importa indisponibilidade nem inibe registro de escritura de venda e compra do respectivo bem constrito.

O que é arresto de imóveis?

Arresto é uma medida judicial preventiva, determinada por um juiz com a finalidade de apreender bens do devedor para garantir ao credor o recebimento de seu crédito. É essencial que se apresente mandado ou certidão extraída dos autos de execução, da qual conste cópia do auto ou termo de arresto.

O que é o arresto de bens?

ARRESTO DE BENS. Arresto é um procedimento determinado pelo juiz, visando a garantia de futura execução judicial. Esta medida é aplicada a bens do devedor.

Como funciona o arresto de bens?

O arresto consiste na apreensão dos bens do devedor fundada em decisão judicial como forma acauteladora para assegurar ou garantir que o credor possa receber seus créditos, evitando que seja prejudicado injustamente nos casos de desvio de bens.

Venda de imóvel - Casos que é necessária a autorização

44 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de penhora e arresto?

Realizado antes da citação, o arresto é uma medida praticada no início dos processos, por meio da constrição de bens do patrimônio do devedor, assegurando a futura penhora. Por outro lado, a penhora de bens acontece após a citação do devedor.

O que acontece depois do arresto?

Uma vez efetivado o arresto, o exequente deverá providenciar a citação por edital do executado – caso não haja seu comparecimento espontâneo ou não seja realizada a citação por hora certa, por exemplo. Após a citação, o arresto será convertido em penhora (NCPC, art. 830, § 3º).

O que acontece após o arresto?

Nos 10 (dez) dias seguintes à efetivação do arresto, o oficial de justiça procurará o executado 2 (duas) vezes em dias distintos e, havendo suspeita de ocultação, realizará a citação com hora certa, certificando pormenorizadamente o ocorrido.

Como ocorre o arresto?

O arresto é a forma do credor requerer uma penhora antes mesmo da citação do devedor no processo de execução. Ou seja, é o elemento surpresa! Ele pode ser requerido desde que comprovada a probabilidade do direito e o risco ao processo.

O que é ação cautelar de arresto?

Arresto - Cautelar - Novo CPC (Lei n° 13.105/15)

É a apreensão judicial dos bens do devedor que podem ser posteriormente reivindicados para o pagamento de uma dívida comprovada.

Qual a diferença entre arresto e indisponibilidade de bens?

“A indisponibilidade cautelar, diferentemente do arresto, da inalienabilidade e da impenhorabilidade, legal ou voluntária, atinge todo o patrimônio do devedor, e não um bem específico, não vinculando, portanto, qualquer bem particular à satisfação de um determinado crédito”, explicou a ministra.

Quais bens podem ser arrestados?

Que tipo de bens podem ser penhorados?
  • dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;
  • títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;
  • títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;
  • veículos de via terrestre;
  • bens imóveis;

Quando é possível o arresto?

A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu que é possível fazer arresto eletrônico de valores, antes da citação, quando o executado não for localizado pelo oficial de Justiça.

Quem pode pedir arresto?

A medida somente poderá ser decretada pelo juiz criminal competente, de modo que, quando decretada antes da denúncia, gera prevenção. Quando decretada no curso do processo criminal, tramitará em autos apartados, mas vinculada ao processo criminal (principal).

Quais são as modalidades de arresto?

O CAO-CRIM entende que o arresto é uma medida que se quer ver adotada nas Promotorias de Justiça Criminal. Vejamos aqui como a Doutrina costuma esquematizar o arresto em preventivo e subsidiário. Nesta modalidade devemos destacar que é um arresto de caráter facultativo.

Qual a diferença entre penhora arresto e sequestro?

Em suma, no sequestro, vocês tem interesse em um determinado bem, já no arresto, o que te interessa é o dinheiro. Na maioria dos casos do sequestro, são de ações de execução de entrega da coisa. No arresto, o bem ou bens, são confiscados para garantir a execução da quantia.

Como o oficial de justiça faz o arresto?

Para que o arresto se confirme será necessário que o oficial de justiça lavre um termo e nomeie um depositário....Quando iniciada a ação o credor deverá indicar os bens à penhora, caso não indique o oficial de justiça deverá buscar os bens do devedor de maneira que sejam suficientes para o débito.

O que é o arresto no âmbito da execução?

O arresto executivo, também designado arresto prévio ou pré-penhora, de que trata o art. 653 do CPC, objetiva assegurar a efetivação de futura penhora na execução por título extrajudicial, na hipótese de o executado não ser encontrado para citação.

É possível arresto antes da citação?

O ordenamento jurídico autoriza o arresto de bens antes de aperfeiçoada a citação, nos termos do art. 830 do NCPC, cujo objetivo precípuo, além de garantir a execução, é fazer o executado não localizado ou que se oculta comparecer aos autos.

Quando é possível realizar o arresto ou pré penhora de bens do executado?

STJ permite arresto on-line antes da citação em execução de título extrajudicial. A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, em julgamento inédito, que é possível realizar arresto eletrônico de valores, antes da citação, quando o executado não for localizado pelo oficial de Justiça.

Pode penhorar sem citar?

Em síntese: o NCPC não permite penhora antes da citação; porém, é possível que haja constrição de bens, de natureza acautelatória, antes do ato citatório – de forma específica no art. 830 e de forma genérica no art. 301.

Que tipo de bens podem ser penhorados?

Pode-se penhorar parte desses valores ganhos, como salários, vencimentos, subsídios, soldos, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios caso o valor recebido exceda a sua necessidade de subsistência ou em situações em execuções de alimentos.

Quais são os bens que podem ser penhorados?

Dessa maneira, os bens que podem ser penhorados, em ordem de prioridade, são:
  • Dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;
  • Títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;
  • Títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;

Quais são os bens impenhoráveis?

São impenhoráveis os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado.

Quanto tempo dura a indisponibilidade de bens?

O texto, que será entregue ao Ministério da Justiça, prevê que o tempo máximo para a indisponibilidade será de 180 dias, durante o inquérito policial, e 360 dias no decorrer do processo, esse podendo ser renovado em cada grau de jurisdição.

Artigo anterior
São exemplos de dispositivos de proteção para circuitos elétricos?
Artigo seguinte
O que significa o fato de aprender?