Pode usar procuração em assembleia virtual?

Perguntado por: Dinis Neto de Brito  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (4 avaliações)

Como funciona a representação por procurações em assembleias virtuais? Na plataforma Winker, o condômino precisa apenas habilitar o procurador no seu cadastro Winker. Significa que não é obrigatória uma procuração escrita, nem o reconhecimento de assinatura em cartório, a não ser que a convenção exija a documentação.

Como comprovar presença em assembleia virtual?

Você tem que fazer através de uma plataforma homologada e com viabilidade de auditoria. Não tem como você validade simplesmente através do zoom e ainda poderá ser a assembleia invalidada pela justiça caso alguém resolva entrar na justiça.

Quem pode ser procurador em assembleia?

Todas as pessoas capazes são aptas para dar procuração mediante instrumento particular, que valerá desde que tenha a assinatura do outorgante.

Quais as condições essenciais em uma procuração para uma assembleia?

Resumindo, para elaborar a sua procuração, você deve:
  • Colocar informações de identificação do representante (Nome, RG, CPF, endereço, estado civil e profissão, número da unidade)
  • Inserir informações de identificação do representado (Nome, RG, CPF, endereço, estado civil e profissão, número da unidade)

Pode fazer assembleia de condomínio virtual?

As reuniões virtuais podem continuar ocorrendo, e são uma maneira de prevenir o contágio de Covid-19. É preciso ressaltar que embora a Lei 14.010 não esteja mais em vigor, não há impedimento legal para a realização da assembleia virtual, exceto se a convenção condominial estabelecer isso.

Tudo sobre o uso de procurações em assembleias de condomínios

18 questões relacionadas encontradas

Como fazer assembleias virtuais?

Assembleias digitais podem ser realizadas através de plataformas como Google Meet e Zoom e contar também com o auxílio de aplicativo para votações. Apesar de serem realizadas virtualmente, elas ainda devem seguir os mesmos protocolos da presencial.

Como fazer ata de assembleia virtual?

Confira a seguir algumas dicas importantes para realizar uma assembleia virtual de maneira eficaz.
  1. Explique ao síndico como funciona a assembleia virtual. ...
  2. Atente-se ao edital da convocação. ...
  3. Clareza nos itens de pauta. ...
  4. Tire as dúvidas rapidamente. ...
  5. Explique como funciona a apuração de votos.

Qual a validade de uma procuração para assembleia de condomínio?

Conforme explicitado, sempre que um condômino não puder se fazer presente em uma assembleia de condomínio, é possível atribuir seus poderes por meio da procuração. No entanto, esse documento só terá validade caso os seus dados estejam devidamente preenchidos e conforme a legislação pertinente.

Em quais casos no condomínio pode haver o uso da procuração?

Resumindo, é possível utilizar o documento de representação legal em qualquer caso: eleições, aprovação de contas, aumento da taxa condominial e eleição de síndico.

Quem pode representar condomínio em assembleia?

O Código Civil, em conjunto com a convenção do condomínio responde a todas essas questões eoutras que aqui não foram destacadas. A resposta para a primeira pergunta é: todo condômino, desde que legalmente capaz, pode constituir procurador para representá-lo em assembleia. Este direito se encontra normatizado no art.

Quantas procurações um condômino pode ter?

Um procurador não pode ter mais do que duas ou três procurações; Cada condômino poderá representar somente 2 outros condôminos; O síndico não pode representar ninguém nas assembleias.

O que diz o artigo 1.348 do Código Civil?

Art. 1.348. Compete ao síndico: II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns: O síndico deve representar os interesses e direitos da coletividade condominial, praticando os atos necessários para defesa dos interesses comuns.

Quantas procurações o síndico pode ter?

Síndico pode ter procurações? : Sim, síndicos, independentemente de ser condômino ou não, podem ser procuradores. Limite de Procurações: Se a sua convenção nada dispuser sobre o assunto, pode ter quantas quiser.

Como funciona uma assembleia virtual?

Assembleia virtual é a assembleia condominial realizada pela internet. Ao invés de os condôminos irem às reuniões presenciais para deliberar sobre os assuntos, eles votam no ambiente virtual.

Como divulgar uma assembleia?

O tempo de divulgação também deve estar presente na Convenção; em geral, o mínimo exigido são 24h. A divulgação pode ser feita através de carta protocolada, Aviso de Recebimento, edital a ser publicado na imprensa local ou simplesmente deixar o edital no quadro de avisos.

Como fazer um comunicado de assembleia?

A convocação de assembleia deve ser divulgada, no mínimo, com 24 horas de antecedência. No entanto, é comum que as convenções estabeleçam o prazo de, no mínimo, 10 dias. Isso vai ao encontro da transparência e da boa comunicação.

É necessário reconhecimento de firma em procuração?

A procuração por instrumento público sempre envolverá o reconhecimento de firma, para atestar que aqueles que assinaram a escritura são os envolvidos na outorga da procuração. Quando o documento é feito por instrumento particular, também é possível fazer o reconhecimento de firma do outorgante.

Como fazer uma procuração para outra pessoa me representar?

Como fazer uma procuração simples?
  1. Identificação do outorgante;
  2. Identificação do outorgado;
  3. Data da outorga;
  4. Objetivo da outorga;
  5. Identificação do local onde a procuração foi passada;
  6. Descrição e extensão dos poderes conferidos.

Pode ser síndico por procuração?

Resposta: Sim, é perfeitamente possível que isto ocorra, sendo inclusive prática habitual nas empresas de sindicância profissional. A procuração é, na verdade, um contrato de representação que pode ser gratuito ou prever remuneração, na forma dos artigos 115 e 653 do Código Civil.

Como fazer uma procuração para inquilino?

A procuração não precisa ser pública, bastando uma procuração particular assinada pelo proprietário acompanhada de copia de preferência autenticada em cartório para não deixar dúvidas principalmente quando ocorrem votações com quorum certo.

Como fazer assembleia na pandemia?

"A assembleia presencial exige deslocamento de funcionários e equipamentos como datashow e cadeiras, agora dispensados, sendo necessários apenas uma plataforma de videochamada e um software para votação", explica. Em 2020, as assembleias virtuais receberam incentivo do governo federal por meio da lei 14.010/2020.

Quantas vezes o síndico pode ser reeleito?

Apesar do Código Civil ser omisso em relação ao número de reeleições do síndico, a jurisprudência brasileira e unânime em dizer que o sindico poderá se reeleger quantas vezes ele quiser, desde que seja devidamente eleito pela assembléia do condomínio.

O que é preciso para destituir o síndico?

O processo para eleição é simples basta apenas a maioria dos presentes. Para exoneração, a assembleia deve fazer uma convocação, utilizando para tanto, o apoio de 25% dos proprietários, e com esse número convocar uma assembleia e com 50% + 1 dos presentes, efetivarem a exoneração do síndico.

Qual a lei que rege os condomínios?

Lei do Condomínio - Lei 4591/64 | Lei nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, Presidência da Republica.

O que é responsabilidade civil do síndico?

ÁREA DO DIREITO: Civil, Registral e Imobiliário RESUMO: A responsabilidade civil do síndico ocorre quando as atribuições do cargo não são cumpridas adequadamente, ocasionando prejuízos aos condôminos ou a terceiros.

Artigo anterior
Qual o raio de um sensor de presença?
Artigo seguinte
O que é avaliado na entrevista?