Pode usar crase antes de pronome indefinido?

Perguntado por: Artur Rodrigues  |  Última atualização: 30. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (12 avaliações)

NÃO USAMOS A CRASE: Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Quais pronomes indefinidos aceita crase?

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Pode usar crase antes de artigo indefinido?

Antecedendo um artigo indefinido (um, uma, uns, umas) a crase não é admitida, uma vez que a palavra seguinte à preposição, mesmo que feminina, já está acompanhada de um determinante.

Como utilizar o pronome indefinido?

Os pronomes indefinidos são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa e genérica. Alguém deixou o cachorro fugir. - o indefinido algum, posposto ao substantivo assume sentido negativo. - o indefinido cada não deve ser utilizado desacompanhado de substantivo ou numeral.

Pode usar crase antes de pronome ela?

Não há crase antes dos pronome pessoais, inclusive os femininos. Motivo: esses pronomes rejeitam a anteposição de artigo. Não se diz “A ela é bonita”, mas simplesmente “Ela é bonita”. Assim, “O diretor se referiu a ela”.

Crase antes de pronome indefinido

28 questões relacionadas encontradas

Pode usar crase depois de pronome?

A crase não deve ser empregada junto a pronomes pessoais. Os pronomes pessoais são aqueles que apontam para as pessoas do discurso ou a elas se referem. Eles podem ser pessoais do caso reto (eu, tu, ele e etc.) ou pessoais do caso oblíquo (me, te, o, lhe, mim, ti e etc.).

Que são pronomes indefinido?

Como bem retrata o conceito ora proferido, os pronomes indefinidos são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de modo genérico, vago ou impreciso.

Foi a casa tem crase?

Detalhe importante: Se a palavra “casa” vier determinada por adjunto adnominal,ou seja, caso esteja especificada, aceita-se a crase: Fui à casa de meus avós ou Voltei à casa de meus pais. ​​​​​​​ Após viajarmos muito pelos mares, voltamos a terra. Porém, quando possuir o sentido de planeta, ocorrerá a crase.

Quando usar crase e quando não usar?

5 dicas simples sobre o uso da crase
  1. Apenas antes de palavras femininas. ...
  2. Em expressões que indiquem hora. ...
  3. Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  4. Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  5. Casos em que a crase é opcional.

Foi a padaria tem crase?

Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria. Por quê? Porque há o “a” – exigido pelo verbo ir (ir a algum lugar) + outro “a” – que acompanha “padaria” – a padaria. Então a + a = à ( usamos só uma letra” a”, e a outra representamos pelo acento.

Tem crase em as suas?

* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo. Vejamos o exemplo em questão: Fiz elogios a (à) sua prima.

Como classificar um pronome indefinido?

Os pronomes indefinidos são usados para indicar de modo vago uma ideia, referindo-se à 3ª pessoa do discurso. Há aqueles que são variáveis e, também, os que são invariáveis. Os pronomes indefinidos são usados para se referir de maneira vaga e imprecisa à terceira pessoa.

O que são pronomes indefinidos cite cinco exemplos?

Pronomes indefinidos são aqueles que se referem a substantivos de modo vago, impreciso ou genérico. Os pronomes indefinidos podem ser variáveis, isto é, sofrer flexão de gênero e número, ou invariáveis. algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo, vários, tanto, quanto, qualquer.

Quantos pronomes indefinidos?

Os pronomes substituem ou acompanham os nomes (substantivos). Há seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos. Pronomes podem ser classificados em seis tipos diferentes.

Quando nada é pronome indefinido?

Em 2.), a palavra «nada» é um pronome indefinido que, «em posição de complemento, usa-se em correlação com a partícula negativa não (...), sendo parafraseável por "coisa nenhuma"» (cf. Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa).

Quando a palavra muito é pronome indefinido?

esta palavra estiver mudando o sentido de um adjetivo, de um verbo ou de outro advérbio. Porém se no contexto linguístico. muito estiver relacionado a um substantivo, muito irá funcionar como pronome indefinido. Veja os próprios exemplos que nossa amiga nos trouxe, ela é muito inteligente.

Tem crase a ela?

É só não usar crase antes dos pronomes ela , ele , elas e eles . Simples assim!

Tem crase a senhora?

5) Nesse caso, ainda é oportuno observar que senhora, senhorita e dona são pronomes de tratamento, mas, excepcionalmente, admitem artigo e, por conseguinte, crase antes de si. Ex.: "Dirijo-me à senhora com todo o respeito".

Artigo anterior
Quanto tempo antes de entrar no avião?
Artigo seguinte
Quanto é 0 06 em porcentagem?