Onde dói a cabeça na enxaqueca?

Perguntado por: Hugo Matias  |  Última atualização: 8. Oktober 2024
Pontuação: 4.3/5 (29 avaliações)

Sintomas de enxaqueca. Em uma enxaqueca, a dor pulsátil ou latejante normalmente é sentida em um lado da cabeça, mas pode ocorrer em ambos os lados. A dor pode ser moderada, mas é muitas vezes intensa e incapacitante. Atividade física, luz brilhante, barulhos altos, e determinados odores podem piorar a dor.

Qual lugar da cabeça dói a enxaqueca?

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça primária e também fazem parte desse grupo: Cefaleia tensional - é o tipo de dor de cabeça mais comum. Normalmente atinge a parte de trás da cabeça, as têmporas e a testa. Podem durar de horas a dias, coexistir com a enxaqueca, e uma pode transformar ou desencadear a outra.

Como saber se a dor de cabeça enxaqueca?

Os critérios utilizados para definir se uma dor de cabeça é enxaqueca são: ao menos 5 crises que duram de 4 a 72 horas (sem tratamento ou que esse seja ineficaz) e a presença de pelo menos um dos sintomas como náuseas, vômito, fotofobia ou fonofobia (aversão ao som).

Quais os 3 tipos de enxaqueca?

Os três tipos de enxaqueca principais, como já citado, incluem a enxaqueca com aura, a enxaqueca sem aura e a enxaqueca crônica. Cada um deles possui peculiaridades que os diferenciam e que criam diversas subdivisões.

Qual a diferença da dor de cabeça e da enxaqueca?

A cefaleia é o termo médico para dor de cabeça. Já a enxaqueca é um tipo específico e muito comum de cefaleia primária. Ela geralmente é uma dor de cabeça crônica, unilateral, com dor moderada a severa, do tipo pulsátil, associada a náusea/vômitos, podendo piorar com a luz ou alguns tipos de odor.

Qual a diferença entre enxaqueca e dor de cabeça? - Correspondente Médico

44 questões relacionadas encontradas

O que ajuda a aliviar a enxaqueca?

Entenda melhor essas e outras recomendações a seguir.
  1. Repouse em um ambiente escuro e silencioso. ...
  2. Faça um escalda-pés. ...
  3. Hidrate-se e alimente-se bem. ...
  4. Aplique uma compressa fria no local da dor. ...
  5. Faça pressão e massagem sobre as têmporas. ...
  6. Faça terapia de biofeedback. ...
  7. Tomar um analgésico.

Quanto tempo dura uma crise de enxaqueca?

“A enxaqueca se expressa por meio de uma dor unilateral alternante, pulsante e com duração entre quatro e 72 horas. Se a frequência é de 15 vezes ou mais por mês, durante três meses seguidos, então podemos dizer que é uma enxaqueca crônica”, elucida Hermes.

O que pode ser confundido com enxaqueca?

Às vezes, os sintomas da enxaqueca podem ser confundidos com um AVC ou vice-versa. Pode ser difícil dizer a diferença entre enxaqueca e acidente vascular cerebral, especialmente um AIT, pois os sintomas podem ser semelhantes.

O que leva a pessoa a ter enxaqueca?

Quando os níveis de serotonina caem, os vasos sanguíneos se dilatam. Esse inchaço pode causar dor ou outros problemas. Outra causa que está sendo estudada é que as dores de cabeça da enxaqueca acompanham um padrão de aumento da atividade elétrica no cérebro.

Como são as crises de enxaqueca?

Os sintomas típicos de uma enxaqueca incluem: dor de cabeça intensa, que costuma mudar de lado, podendo afetar apenas um lado da cabeça ou os dois, que se não tratada pode durar de quatro a 72 horas.

Qual o exame que detecta a enxaqueca?

O diagnóstico da enxaqueca depende principalmente dos sintomas relatados pelo paciente e do exame neurológico. Exames de imagem, como a RM ou a TC, são usados ​​raramente, mas em casos específicos, enquanto o Doppler transcraniano é uma ferramenta menos comum, mas valiosa, para avaliar o fluxo sanguíneo cerebral.

Quem tem enxaqueca sente dor de cabeça todos os dias?

Dor de cabeça constante e enjoo pode indicar uma infinidade de condições. Dentre as principais causas, podemos citar: crise de enxaqueca, onde o enjoo é um sintoma muito frequente e, até mesmo, tumor cerebral (hipertensão intracraniana). Em casos de sintomas, é essencial procurar auxílio médico para análise.

Qual exame para saber se tem enxaqueca?

O diagnóstico da enxaqueca (migrânea crônica) é clínico, ou seja, nos baseamos nos dados da história clínica, história familiar e exame físico e neurológico do paciente. Os exames complementares como tomografia de crânio e/ou ressonância magnética de encéfalo desse paciente, via de regra, são normais.

Como é a dor de cabeça por ansiedade?

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

Qual é o pior tipo de enxaqueca?

Enxaqueca crônica

No caso mais grave, a dor intensa dura por mais de 15 dias e se repete por mais de três meses. Esse tipo de enxaqueca corresponde a 10% dos casos.

O que fazer quando a enxaqueca não passa?

Algumas dicas que podem te ajudar são:
  1. Dormir ou ficar em um ambiente escuro.
  2. Evitar ambientes barulhentos.
  3. Fazer sessões de acupuntura6
  4. Fazer uma compressa de água fria (no ponto de dor, testa ou nuca)
  5. Alimentar-se bem (ficar sem comer pode ser um gatilho)

Quem tem enxaqueca pode ter um AVC?

Estudos em grandes populações mostram que pessoas que sofrem de enxaqueca têm risco aumentado de Acidente Vascular Cerebral. Dessa forma, pacientes que sofrem com este problema devem evitar e tratar com atenção os fatores de risco para doença vascular como a hipertensão arterial, o tabagismo, o diabetes e a obesidade.

Quando a enxaqueca pode ser perigosa?

Enxaqueca: quais são seus principais riscos? Ter enxaqueca com aura (ou migrânea com aura, na linguagem técnica) aumenta em três vezes o risco de a pessoa sofrer um AVC. Inclusive, ela foi reconhecida como fator de risco para eventos do tipo em revisões de estudos feitas há pelo menos dez anos.

Quando devo me preocupar com a enxaqueca?

A enxaqueca é considerada crônica quando acontece pelo menos 15 dias por mês, por pelo menos 3 meses consecutivos. Existem alguns fatores que transformam uma enxaqueca episódica em crônica, e o mais preocupante é o uso abusivo de analgésicos.

Onde é a dor de cabeça de estresse?

A dor de cabeça gerada pelo excesso de tensão pode ser reconhecida a partir dos seguintes sintomas: dor em forma de pressão, como se você estivesse usando um capacete que pesa na sua cabeça; dor na nuca, ou que atinge a testa e as laterais da cabeça; sensibilidade demasiada no couro cabeludo, pescoço ou ombros.

Qual o melhor analgésico para enxaqueca?

Os analgésicos mais comuns para enxaqueca são o paracetamol (Tylenol®) ou a dipirona (Novalgina®). Já os anti-inflamatórios não esteroides atuam reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no organismo, o que alivia a dor. Entre os mais comuns, estão ibuprofeno (Advil®) e ácido acetilsalicílico (Aspirina®).

Qual o remédio para enxaqueca que vem dois comprimidos?

Sumax é um medicamento para enxaqueca, com 100mg, em uma embalagem dispondo de 2 comprimidos, ambos de uso adulto e administrados por via oral (boca), sendo indicados para aliviar crises de enxaquecas, além de prevenir o desconforto em pacientes adultos.

Como se livrar da enxaqueca naturalmente?

Para aliviar a dor de cabeça em casa, além de tomar um chá de plantas medicinais, você também pode 1:
  1. repousar em ambiente escuro e silencioso;
  2. beber bastante água;
  3. consumir alimentos leves e naturais;
  4. colocar uma compressa morna na testa;
  5. evitar o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e café;

Quando a dor de cabeça é sinal de alerta?

Um sinal de alerta para a sua dor tem a ver com a intensidade, de acordo com o neurocirurgião: "Quando o incômodo for muito forte, ou vai ficando forte ao longo do dia, é preciso ficar atento, pois as dores súbitas podem indicar condições graves, como hemorragias, meningite ou AVC.

Porque a enxaqueca dói só um lado da cabeça?

Afinal, o que causa dor apenas de um lado, sem afetar o outro? Na realidade, a cefaleia unilateral pode ter muitos motivos. Pode se tratar de uma enxaqueca primária, sem causa externa, inflamação no ouvido, problemas dentários, nervos, tensão, pancada ou até uma condição mais grave, como um tumor, por exemplo.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre um transdutor e um sensor?
Artigo seguinte
O que é certidão de propriedade do imóvel?