Pode um trabalhador contratado por prazo determinado ser em seguida contratado por prazo indeterminado no mesmo estabelecimento?

Perguntado por: Gaspar Leite de Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (70 avaliações)

Se for do interesse das partes, não há nenhum impedimento para que o empregado passe a ser contratado posteriormente no mesmo estabelecimento por prazo indeterminado, podendo ocorrer até mesmo no curso do contrato por prazo determinado com base na Lei 9.601/98, contanto que haja a rescisão contratual em conformidade ...

Quando o contrato por prazo determinado passa a ser indeterminado?

O contrato se transforma automaticamente em contrato por prazo indeterminado. Se o empregador quiser contratar novamente o mesmo trabalhador, cujo contrato por prazo determinado encerrou-se no limite máximo de 2 anos, terá que aguardar o intervalo de 6 meses entre este e o novo contrato por prazo determinado.

Quando vencido o contrato por prazo determinado quando a empresa poderá contratar o mesmo trabalhador novamente?

No caso de contratos por prazo determinado, não existe nenhuma disposição que negue ou penalize a recontratação de um ex-colaborador. Mas nos termos do artigo 452 da CLT, é vedado que o empregador contrate novamente o empregado por meio de outro contrato por prazo determinado, antes do prazo de seis meses.

Qual a lei do contrato de trabalho por prazo determinado?

LEI Nº 9.601, DE 21 DE JANEIRO DE 1998

Dispõe sobre o contrato de trabalho por prazo determinado e dá outras providências.

Quantas vezes pode ser renovado o contrato por prazo determinado?

O contrato de trabalho por prazo determinado deve ter no máximo dois anos de duração e pode ser prorrogado apenas uma vez. Essa determinação de tempo está prevista no decreto nº 2.490. Já quem delimita a prorrogação é o artigo 451 da CLT.

Contratos de Trabalho por Prazo Determinado

22 questões relacionadas encontradas

Qual é a prorrogação máxima estipulada para o contrato por prazo determinado?

Com respeito a duração dos contratos por tempo determinado, esta não pode ultrapassar dois anos, com exceção do contrato de experiência cujo prazo máximo de duração é 90 dias. Os arts. 445 e 451 definem as condições de prorrogação desta modalidade contratual.

Qual o tempo máximo para contrato por tempo determinado?

Não. O contrato por prazo determinado poderá ser firmado por até 2 anos, exceto o contrato de experiência que poderá ser firmado por até 90 dias.

Quais são os direitos do contrato por prazo determinado?

Ao término do contrato de trabalho por prazo determinado, o trabalhador terá direito às seguintes verbas rescisórias: Férias acrescidas de 1/3 proporcional ao período do contrato de trabalho; Gratificação natalina proporcional. Liberação dos depósitos existentes em sua conta do FGTS.

O que diz o artigo 451 da CLT?

- O contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.

O que diz o artigo 445 da CLT?

Conforme determina o artigo 445, parágrafo único da CLT, o contrato de experiência não poderá exceder 90 dias. O artigo 451 da CLT determina que o contrato de experiência só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado.

Qual o prazo para voltar a trabalhar na mesma empresa?

Quanto tempo é preciso esperar para recontratar? De acordo com a Portaria 384/92, artigo 2º do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em casos de rescisão do contrato sem justa causa, o empregado poderá ser readmitido após 90 dias da data da rescisão.

É possível voltar a trabalhar na mesma empresa?

Recontratar um funcionário é o processo de readmitir um colaborador que foi desligado previamente. Quando há a rescisão do contrato de trabalho sem justa causa, esse empregado só pode ser readmitido 90 dias a partir da data de rescisão, fora isso, o processo é feito normalmente.

Pode recontratar com menos de 6 meses?

- Os Tribunais vêm entendendo que não há qualquer impedimento legal na recontratação de empregado por salário menor, desde que respeitado o período de 90 dias (Portaria 384/92 do MTE), haja vista que se trata de um novo contrato de trabalho.

Qual a diferença entre o contrato a prazo indeterminado do contrato de prazo determinado?

Já o contrato de trabalho por prazo determinado é aquele que estabelece o inicio e o fim da relação contratual. Sua duração legal tem limitação de dois anos, podendo ser renovado por uma única vez. Se ocorrer mais de uma prorrogação, passam a vigorar as normas da CLT prevista para os contratos por prazo indeterminado.

O que é um contrato por tempo indeterminado?

O que é contrato de trabalho por prazo indeterminado? O contrato de trabalho por prazo indeterminado define a contratação efetiva do colaborador sem estipular um prazo final para esse acordo.

O que acontece quando o empregador ou o empregado resolvem rescindir o contrato antes do prazo final?

A rescisão antecipada do contrato por prazo determinado pelo empregado, enseja na obrigação de o empregado indenizar a empresa pelos prejuízos resultantes de seu pedido de demissão, limitado à metade da remuneração a que teria direito até o término do contrato.

Quantas advertências para demissão por justa causa?

Advertência nas empresas

Muitos acreditam que para aplicar a justa causa, são necessárias no mínimo três advertências, entretanto, não existe previsão legal na CLT sobre o número de advertências. Para que o empregador aplique a justa causa, é necessária a comprovação da falta grave cometida pelo funcionário.

Como funciona o contrato de trabalho por prazo determinado?

O contrato por prazo determinado é aquele em que se determina início e término antecipadamente. O tempo de duração do contrato é combinado entre o trabalhador e o empregador. Esta modalidade de contrato geralmente é utilizada em casos de maior fluxo sazonal de trabalho.

O que diz o artigo 468 da CLT?

- Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Quais são as verbas rescisórias do contrato por prazo determinado?

Na hipótese de extinção normal do contrato por prazo determinado, são devidas as seguintes verbas rescisórias:
  • saldo de salário;
  • 13º proporcional;
  • férias proporcionais,
  • acrescidas de 1/3;
  • liberação do FGTS (sem a indenização de 40%).

Quem trabalha com contrato por prazo determinado tem direito a Seguro-desemprego?

Além do trabalhador que é demitido sem justa causa, outros trabalhadores têm direito a receber o seguro desemprego: - Trabalhador que se desligou da empresa porque fez RESCISÃO INDIRETA; - Trabalhador que foi desligado ANTES DO FIM DO CONTRATO POR TEMPO DETERMINADO (CONTRATO DE EXPERIÊNCIA);

O que diz o artigo 443 da CLT?

O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado.

O que diz o artigo 452 da CLT?

Art. 452-A. O contrato de trabalho intermitente deve ser celebrado por escrito e deve conter especificamente o valor da hora de trabalho, que não pode ser inferior ao valor horário do salário mínimo ou àquele devido aos demais empregados do estabelecimento que exerçam a mesma função em contrato intermitente ou não.

Qual o tempo mínimo de um contrato?

Contudo a lei não estipula prazo mínimo ou máximo de duração do contrato. Este pode ser de 12 (doze), 24 (vinte e quatro), 30 (trinta meses), ou tantos meses quanto as partes acordarem. Todavia, para os contratos com prazo inferior a trinta meses a lei 8.245/91, artigo 47 dispõe: Art.

Quais os requisitos para poder fazer um contrato por prazo determinado?

443 da CLT, para ser válido, o contrato por prazo determinado deverá ser:
  • de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo;
  • de atividades empresariais de caráter transitório; ou.
  • de contrato de experiência.

Artigo anterior
Como usar ivermectina para pulgas?
Artigo seguinte
Quantos dólares um brasileiro pode entrar no Brasil?