Pode trabalhar 8 horas seguidas?

Perguntado por: Kelly Lorena de Reis  |  Última atualização: 5. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)

Ainda que a lei determine o limite máximo de 8 horas diárias normais de trabalho, é permitido pelo artigo 59 da CLT fazer um acréscimo de até duas horas extras por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.

Pode trabalhar 8 horas seguidas sem descanso?

Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação (intervalo intrajornada), o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou convenção coletiva em contrário, não poderá exceder de 2 horas.

Quantas horas posso trabalhar seguida?

71 da CLT: “Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Quantas horas ininterruptas pode trabalhar?

O que diz a CLT sobre o turno ininterrupto de revezamento? Conforme o artigo 7º inciso XIV, da Constituição Federal de 1988, as jornadas de turnos ininterruptos devem durar 6 horas diárias e 36 horas semanais, com intervalo de apenas 15 minutos, a cada 6 horas trabalhadas, pela jornada reduzida.

Como funciona a carga horária de 8 horas por dia?

Exemplo: Colaborador com jornada de trabalho de 8h

Neste exemplo, o colaborador faz em um dia de trabalho a seguinte jornada: Entrada 08h Saída 17h + 1 hora de intervalo: Horário de saída 17 – horário de entrada 8 = 9. 9 – 1 hora de almoço = 8 horas trabalhadas.

JORNADA DE TRABALHO: tudo sobre HORAS EXTRAS, TRABALHO NOTURNO e horas "IN ITINERE".

22 questões relacionadas encontradas

Quem trabalha 8 horas por dia tem direito a quanto tempo de intervalo?

“Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Qual o tempo de intervalo para quem trabalha 8 horas?

Art. 71 - Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Como funciona o horário corrido de trabalho?

Como o próprio nome já diz, horário corrido é aquele cumprido de forma ininterrupta, portanto, sem direito a intervalo para almoço. De acordo com a PORTARIA No. 1253/2010-DG, a jornada máxima permitida em horário corrido é de sete horas (uma vez que é vedado o turno único para servidores que trabalham oito horas).

Pode trabalhar 10 horas por dia CLT?

Qual é a duração da jornada de trabalho permitida pela CLT? Conforme vimos nos artigos 58 e 59 da CLT, a jornada de trabalho de um funcionário celetista deve ser de 8 horas diárias. Entretanto, há a possibilidade da realização de 2 horas extras, totalizando 10 horas diárias de trabalho.

Pode trabalhar 9 horas por dia de segunda a sexta?

Como a CLT estipula 44 horas semanais, ao trabalhar 8 horas por dia de segunda a sexta, por exemplo, o colaborador ficaria “devendo” 4 horas, que podem ser cumpridas aos sábados ou o colaborador estende a jornada durante a semana em 48 minutos.

Quantas horas um CLT pode trabalhar por dia?

Para o banco de horas ser colocado em prática, é necessário haver acordo ou convenção coletiva de trabalho. A compensação de horas deve ser feita dentro de um período de um ano e deve respeitar as regras de jornada estabelecidas pela CLT, como o limite de dez horas diárias e o limite de horas semanais.

Pode trabalhar 9 horas seguidas?

O trabalho de 9 horas diárias é algo comum em muitas empresas no Brasil. No entanto, é importante saber se isso é permitido pela lei trabalhista do país. De acordo com a legislação brasileira, a carga horária máxima permitida por dia é de 8 horas, com possibilidade de um acréscimo de até 2 horas extras.

O que acontece se eu não voltar a trabalhar depois do almoço?

Multa por descumprir a lei do horário de almoço. De acordo com a CLT, a não concessão ou concessão parcial da pausa para almoço pode penalizar a empresa em multas de 50% sobre o valor da remuneração da hora normal trabalhada.

Quem trabalha 8 horas tem direito a 15 minutos de intervalo?

Ainda segundo o art. 71 da CLT: “Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Quem trabalha 8 horas tem direito a 15 minutos de café?

Se a jornada de trabalho não exceder de 6 horas, mas ultrapassar 4 horas, será obrigatório um intervalo de 15 minutos.

Quem trabalha 8 horas em pé tem direito a sentar?

Para ser bem claro, a CLT determina que as empresas devem fornecer assentos aos empregados que trabalham em pé, para que sejam utilizados nas pausas que o serviço permitir. Além disso, a Norma Regulamentadora nº 17 também faz a mesma recomendação, acrescentando que o assento deverá ter encosto.

Pode trabalhar 10 horas com 1 hora de intervalo?

É impossível trabalhar por horas sem ter nenhum tipo de intervalo para descanso e alimentação. Por isso a legislação Trabalhista não permite o trabalho por mais de 4 horas sem pausas.

Quem trabalha das 8 às 18 tem quantas horas de almoço?

Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Como fazer 44 horas de segunda a sexta?

Segunda à sexta: Das 08h às 12h e das 13h às 17:48h = 8:48hs/dia. 8:48h x 5 dias = 44 horas semanais; Sábado: Compensado.

Como dividir as 44 horas de trabalho semanal em 5 dias?

44 horas semanais x 5 dias da semana = 220 horas mensais (Lembrando da opção das 4 horas trabalhadas aos sábados ou da compensação de 48 minutos diários). Em seguida, dividimos o valor do salário pelo total de horas trabalhadas no mês.

Quando o funcionário tem direito a 15 minutos de lanche?

71 da CLT, em jornadas de trabalho com duração de até seis horas, os colaboradores têm direito a 15 minutos de descanso. Já nas jornadas com menos de 4 horas de duração, não há direito ao intervalo.

Quem trabalha 12 por 36 tem direito a hora de almoço?

Na jornada 12×36, como o próprio nome já diz, o colaborador realiza um expediente de 12 horas, e possui direito a descanso nas 36 horas subsequentes ao seu período trabalhado. Dentro desse período trabalhado o colaborador ainda possui direito a um intervalo para refeição ou descanso de no mínimo 1 hora.

Quantas pausas o trabalhador tem direito?

Conclusão. Para trabalhadores com carga horária entre 4 a 6 horas, a CLT estabelece que o período de intervalo a ser usufruído é de 15 minutos. Já para funcionários com carga horária acima de 6 horas diárias, a lei estabelece que o período de descanso deve ser de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas.

Quanto tempo de café o funcionário tem direito?

Um trabalhador com jornada das 8h às 12h tem direito a um intervalo de 15 minutos. Para um colaborador cuja jornada se estende das 8h às 18h, o intervalo a ser concedido é de 1 hora. Um trabalhador com expediente das 10h às 22h tem direito a um intervalo intrajornada de 2 horas.

É obrigado a fazer hora extra?

O funcionário, legalmente falando, não é obrigado a fazer hora extra se não tiver sido informado previamente pela empresa ou se o contrato individual não teve essa previsão. A exceção que torna obrigatório a realização de hora extra é em caso de força maior, onde esse direito de escolha do funcionário fica prejudicado.

Artigo anterior
Como limpar Pia de porcelanato?
Artigo seguinte
Pode colocar amoxicilina na ferida?