Pode tomar várias vitaminas ao mesmo tempo?

Perguntado por: Hugo Mauro Matias  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (59 avaliações)

Não é indicado tomar suplementos vitamínicos sem prescrição. Os multivitaminicos possuem uma série de nutrientes que competem uns com os outros, e cada um tem um momento adequado e alimento para melhor absorção. ... Eu não aconselho tomar vários suplementos juntos. Pois tem o fator de interação entre alguns nutrientes.

Quais vitaminas pode tomar juntas?

É que, quando aparecem juntas, certas substâncias melhoram a absorção de determinado nutriente, garantindo ainda mais benefícios para a saúde.
...
As melhores combinações de vitaminas e minerais que você deve ter na sua dieta
  • Ferro + Vitamina C. ...
  • Cálcio + Vitamina D. ...
  • Ferro + Vitamina A. ...
  • Magnésio + Vitamina D + Cálcio.

Quantas vitaminas posso tomar ao mesmo tempo?

Regra geral, aconselhamos que não combine mais de 3 preparados. Tente deixar algum tempo entre a toma dos vários suplementos (entre 30 minutos e uma hora). Obviamente, não convém combinar produtos com efeitos contrários. Também aconselhamos que informe sempre o seu médico sobre os suplementos que toma, mesmo vitaminas.

Pode tomar todas as vitaminas juntas?

Ferro e vitamina C, por exemplo, devem ser ingeridos juntos, já que um potencializa o efeito do outro. ... Fibras atrapalham a absorção da maioria das vitaminas, então coma seu cereal ou pãozinho integral bem antes ou bem depois de ingerir as pílulas.

Tem problema tomar várias vitaminas?

Não se deve tomar vitaminas sem a orientação de um profissional da saúde. Isso porque, se elas forem ingeridas em excesso, podem levar a reações alérgicas, além de causar toxicidade ao organismo. Os sintomas mais comuns são: náuseas, vômitos, diarreia e lesões de pele (vermelhidão).

Tomar vitaminas juntas ou separadas?

25 questões relacionadas encontradas

Como saber se estou com excesso de vitamina?

O indivíduo intoxicado por esse nutriente em excesso pode apresentar sintomas como náuseas, vômitos e aumento da pressão arterial. Segundo o especialista, é recomendado o consumo de 600 unidades internacionais diárias do nutriente, através de fontes alimentares, e 800 unidades para idosos e gestantes.

Quantos comprimidos de vitamina E posso tomar por dia?

Geralmente é recomendado o uso de 1 cápsula de 180 mg (400 UI) por dia. No entanto, a dose diária depende do objetivo pelo qual o suplemento está sendo indicado, devendo-se buscar a orientação de um médico.

Quais vitaminas se anulam?

A vitamina C, por exemplo, se ingerida em doses altas, pode acelerar a degradação da B6, fazendo com que essa seja eliminada pelo corpo antes do que deveria. “Outro caso ocorre com a vitamina A.

Como consumir todas as vitaminas?

Consumir variedade de frutas, legumes, verduras e grãos é a forma mais eficaz de ingerir as vitaminas, já que a maioria delas são absorvidas com uma alimentação equilibrada.

Pode tomar duas vitaminas C ao mesmo tempo?

A recomendação de ingestão máxima diária de vitamina C para a população saudável sem efeitos colaterais à saúde é de 2 g ao dia.

Pode tomar 2 vitamina por dia?

Em quantidades exageradas, podem ser tóxicos e causar danos, como sangramentos e distúrbios neurológicos”, alerta.

Quanto tempo leva para um suplemento vitamínico fazer efeito?

Em geral demora de 30 a 45 dias para se fazer efeito. Porém é necessário saber as deficiências de minerais e vitaminas porque muitas vezes somente as vitaminas contidas no supradyn não são capazes de suprir as deficiências bioquímicas.

Pode tomar vitamina B12 e vitamina D?

Eles podem ser ingeridas juntas pois uma não interfere na absorção da outra. Porém, a vitamina D3 deve ser preferencialmente consumida em cápsula ou gota oleosa e junto das refeições. Já a vitamina B12 pode ser em comprimido ou injetável.

Pode tomar Complexo B junto com vitamina C?

Ácido Ascórbico + Vitaminas do Complexo B + Frutose é indicado como complemento vitamínico do complexo B e C em pacientes que necessitam de sua reposição por via endovenosa.

Pode tomar vitamina D junto com vitamina C?

Um par perfeito para a vitamina D é a vitamina C, que potencializa a ação de outras. Juntas, elas são ótimas aliadas do sistema imunológico e, por isso, o consumo de vitaminas C e D por meio de suplementação aumentou durante o período de isolamento social.

Quais minerais não podem ser tomados juntos?

Zinco e cobre

Cobre e zinco não funcionam juntos. Eles realmente competem por lugares para serem absorvidos no intestino delgado. Se houver muito zinco por perto, o cobre tende a perder espaço, o que pode ocasionar uma deficiência deste nutriente.

Qual vitamina atrapalha a absorção do ferro?

Evite café ou chá mate após grandes refeições

A cafeína prejudica a absorção de ferro --e também de cálcio e vitamina C. Portanto, evite beber café, chá-mate, chá-verde e refrigerantes com cafeína durante ou logo após comer.

O que atrapalha a absorção da vitamina E?

Fibras e excesso de vitamina A podem prejudicar atuação da vitamina E. “A vitamina E é lipossolúvel, ou seja, é absorvida por meio do metabolismo das gorduras, e é dependente da ação dos sais biliares para ser absorvida”, explica a nutricionista Carla Cotta.

O que acontece se tomar vitamina E todos os dias?

O consumo em doses elevadas pode provocar diarreias, cólicas, dor abdominal, dor de cabeça, além de intoxicação e pedras nos rins.

Como tomar vitamina e de 400 mg?

As cápsulas devem ser tomadas com um pouco de líquido, sem mastigar, de preferência junto com alimentos. A Vitamina E pode ser tomada antes, durante ou logo após as refeições. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Para que serve a vitamina e 400?

A vitamina E previne a oxidação dos ácidos graxos poli-insaturados e atua contra os radicais livres que causam dano oxidativo na membrana celular, contribuindo para diminuir os riscos da oxidação. Os danos oxidativos estão associados ao envelhecimento, à arteriosclerose e a outras doenças degenerativas.

O que causa o excesso de vitamina no organismo?

- A hipervitaminose dificilmente se dá pelo consumo excessivo de alimentos ricos em vitaminas, mas sim pela ingestão indiscriminada de suplementos vitamínicos.

Quando a vitamina D está alta?

Já os níveis entre 60 e 100 ng/mL são considerados acima da média, mas não são classificados como superdosagem. Por último, valores acima de 100 ng/mL são considerados casos de hipervitaminose, ou seja, há doses muito elevadas de Vitamina D no sangue, ocasionando um risco de toxicidade e hipercalcemia - explica Renke.

O que fazer quando a vitamina D está alta?

Como tratar o excesso de vitamina D? Caso o resultado médico seja de hipervitaminose D, a primeira coisa a se fazer é suspender a suplementação da vitamina e evitar alimentos fontes desse nutriente. Além disso, é recomendado que se tome bastante líquido para promover hidratação.

Artigo anterior
Quem envenenou Amarilis?
Artigo seguinte
Como fazer o carnê do INSS autônomo?