Pode Substituir-se por caso?

Perguntado por: Clara Inês Matos Vicente Ferreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (61 avaliações)

A banca Cespe/UnB fica com a visão tradicional, a saber: “Caso” não pode substituirSe” seguido de verbo no futuro do subjuntivo. A forma verbal “apressarmos” deveria estar assim: “apressemos”.

O que pode substituir o se?

1 caso, na condição de, na hipótese de, no caso de. Conjunção causal: 2 como, dado que, já que, uma vez que, visto que.

Como substituir a expressão no caso?

1 se, caso, se porventura, acaso, na hipótese de, quando, se por acaso, uma vez que, contanto que, desde que.

Quando usar a conjunção caso?

Caso é um substantivo do Português que pode ser usado como conjunção — não por mágica, mas por participar de uma locução conjuntiva maior, NO CASO QUE (deves lembrar que temos muitas outras locuções com valor de conjunção: ainda que, se bem que, mesmo que, etc.).

Qual a conjunção de se?

– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

?BOMBA!! SAIU AGORA! MEDINA FORA DO INTERNACIONAL!! NOTÍCIAS DO INTER

23 questões relacionadas encontradas

Como classificar o se?

A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

O que a conjunção se representa?

É utilizada quando a oração subordinada apresenta uma causa da oração principal. ex: Se não chegou, tivemos que jantar sem você. VEJA: Visto que não chegou, tivemos que jantar sem você.

Qual a conjunção da palavra caso?

É uma conjunção subordinativa condicional equivalente a “se”. Segundo a esmagadora maioria dos gramáticos, só vem seguida de verbo no presente do subjuntivo ou no pretérito imperfeito do subjuntivo.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

É correto dizer caso deseje?

Portanto, correto seria 'caso você seja ... e deseje...'.

Como por exemplo substituir?

1 a título de exemplo, tendo como exemplo, como, tal como, exemplificando, exemplificativamente, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia.

Como substituir a frase nos dias de hoje?

nos dias de hoje
  1. nos dias que correm »
  2. nos quais »

Como usar Em todo caso?

em todo o caso
  1. O que acontece, aconteceu ou pode acontecer.
  2. Acto , sucesso, acontecimento.
  3. Conjuntura.
  4. Estimação, apreço, cuidado.
  5. Variação de nomes e adjectivos com relação ao seu emprego na proposição.
  6. Manifestação de doença num indivíduo.

Qual é o certo se ou si?

O termo "se" é, na maioria das vezes, conjunção ou pronome: "Se não ocorrer engarrafamento, irei a Brasília hoje." "Após a sessão, os deputados abraçaram-se." Já o termo "si" é um dos pronomes oblíquos átonos.

Qual é o sentido da palavra se?

Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

O que é conjunção condicional?

→ Conjunções condicionais: iniciam a oração que contém uma condição ou uma hipótese relacionada a um acontecimento expresso em outra oração.

Quais são as conjunções concessivas?

Conjunções Concessivas

São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.

Quais são as conjunções coordenativas?

Tipos de conjunções coordenativas

E, nem, não só, mas também. Mas (sempre no início da oração), porém, entretanto, no entanto, contudo, todavia, não obstante. Ou… ou (pode vir duplicada ou não), ora… ora, quer…

Que se refere ou que Refere-se?

Na frase: “Ele relata que a palavra coração, em sua poesia, também se refere à sua namorada“, o correto é “se refere” ou “refere-se”? ... O vocábulo também é um advérbio, por isso, na frase apresentada, o adequado é o uso da próclise: – “Ele relata que a palavra coração, em sua poesia, também se refere à sua namorada.”

Como usar o pronome se?

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

Qual a função do pronome SE?

d) Pronome reflexivo – Neste caso, dependendo da predicação a que se relaciona o verbo, o pronome “se” pode exercer a função de objeto direto, indireto ou sujeito de um infinitivo, assumindo o sentido de “a si mesmo”.

O que significa em todo caso?

Em todo (qualquer) caso. Seja como for: em todo caso, vamos! Fazer caso de. Dar importância: fica fazendo caso com qualquer coisa!

Artigo anterior
Como usar margin Bootstrap?
Artigo seguinte
Qual a importância da universidade pública para a sociedade?