Qual é o risco ocupacional de profissionais de saúde?

Perguntado por: Matheus Marques de Leite  |  Última atualização: 14. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (32 avaliações)

O risco ocupacional caracteriza-se como "uma condição ou conjunto de circunstâncias que têm o potencial de causar efeito adverso, que pode ser: morte, lesões, doenças ou danos à saúde do trabalhador, à propriedade ou ao meio ambiente".

Quais são os principais riscos que os profissionais de saúde estão expostos?

Os riscos biológicos estão relacionados ao contato do profissional da saúde com microorganismos (principalmente vírus e bactérias) ou material infecto contagiante, e estes podem vir a causar doenças como: a tuberculose, hepatite, rubéola, herpes, escabiose e AIDS (JANSEN, 1997).

Que tipo de risco ocupacional O profissional de saúde está exposto?

Os trabalhadores da área de saúde estão expostos aos mesmos riscos (químicos, físicos e ergonômicos) a que se sujeitam os demais trabalhadores, acrescidos daqueles representados por agentes biológicos, uma vez que se expõe constantemente ao contato com sangue e outros fluídos orgânicos contaminados por uma variedade ...

Quais são os tipos de riscos ocupacionais de maior ocorrência entre os profissionais da área da saúde?

25 (29/12/1994) destaca como principais classes de riscos ocupacionais: a) riscos químicos (poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos em geral); b) riscos biológicos (vírus, bactérias, protozoários, fungos e outros); c) riscos ergonômicos e de acidentes (esforço ...

O que é risco ocupacional na enfermagem?

Os riscos ocupacionais, a que estão expostos os trabalhadores de enfermagem, relacionam-se diretamente ao cuidado direto aos pacientes, em especial, em possível contato com sangue. Fluidos corpóreos. Sondas. ... Dependência dos pacientes, que exige esforço físico dos trabalhadores.

Palestra Dra. Rosani Araújo - Riscos Ocupacionais em profissionais de saúde

17 questões relacionadas encontradas

O que é um risco ocupacional?

Os riscos ocupacionais são os riscos de acidentes aos quais os trabalhadores estão sujeitos em um ambiente de trabalho. Esses riscos estão associados a ruídos, vibrações, gases, vapores, iluminação inadequada, presença de máquinas, calor, dentre várias outras possibilidades.

Quais os tipos de risco na enfermagem?

“Os riscos à saúde do trabalhador de enfermagem podem ser divididos nas seguintes categorias: biológicos, químicos, físicos, ergonômicos/psicossociais e acidentes”, explica Sheila.

O que são riscos e quais os principais relacionados com a área da saúde?

O risco à saúde são as possibilidades de acontecer uma exposição na qual um indivíduo é levado a ter alguma doença. Um exemplo dessa classificação são os ruídos e as vibrações. Unidades hospitalares são ambientes com grande probabilidade de contaminações e danos, devido às diversas bactérias presentes nesse ambiente.

Qual das equipes que trabalham nas unidades de saúde e mais exposta a riscos biológicos?

A equipe de enfermagem é muito sujeita a exposição por material biológico. Este número elevado de exposições relaciona-se ao fato de os trabalhadores da saúde terem contato direto na assistência aos pacientes e também ao tipo e à freqüência de procedimentos realizados.

Quais são os riscos ergonômicos na qual o profissional de enfermagem está sujeito?

Teve-se como resultado, com base na literatura pesquisada, que os principais riscos ergonômicos a que os profissionais de enfermagem estão submetidos em suas atividades diárias referem-se à inadequação do mobiliário para realização das atividades, a manipulação de cargas pesadas e a adoção de posturas inadequadas, o ...

Quais as condições de vulnerabilidade a fatores de risco à saúde?

A vulnerabilidade é determinada por condições cognitivas (acesso à informação, reconhecimento da suscetibilidade e da eficácia das formas de prevenção), comportamentais (desejo e capacidade de modificar comportamentos que definem a suscetibilidade) e sociais (acesso à recursos e capacidade de adotar comportamentos de ...

Quais são os tipos de riscos?

Os agentes de risco são classificados em 5 tipos, confira a seguir:
  • Riscos Físicos (Verde) ...
  • Riscos Químicos (Vermelho) ...
  • Riscos Biológicos (Marrom) ...
  • Riscos Ergonômicos (Amarelo) ...
  • Riscos Acidentes/Mecânicos (Azul)

Quais os principais acidentes de trabalho na área da saúde?

Principais acidentes de trabalho
  1. Corte e laceração. Tal acidente de trabalho é observado na área da saúde durante o manuseio de instrumentos e materiais de forma inadequada ou sem o uso devido do equipamento de proteção individual. ...
  2. Fraturas. ...
  3. Contusão e esmagamento. ...
  4. Distorção e tensão. ...
  5. Lesão imediata.

Quais são os riscos biológicos na área da saúde?

Riscos Biológicos. São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos.

Quais os tipos de riscos da biossegurança?

Definição dos riscos em biossegurança
  • Riscos de acidentes. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Físicos. ...
  • Riscos Químicos. ...
  • Riscos Biológicos. ...
  • Classificação de risco biológico.

O que é risco ergonômico Cite exemplos?

Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.

Quais são os riscos no ambiente hospitalar?

Riscos físicos

De acordo com o Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar da Anvisa, calor, ruído, radiações ionizantes, radiações não-ionizantes e pressões anormais são os principais agentes físicos encontrados no ambiente hospitalar.

Quais são os tipos de riscos ergonômicos?

São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.

Quais são os tipos de riscos químicos?

O que é um risco químico?
  • Gasosos: Qualquer substância em estado gasoso como: Nitrogênio, Dióxido de Carbono, propano, etc. ...
  • Líquidos: Substância manipuladas no estado líquido como: Gasolina, Benzeno, ácidos, etc. ...
  • Sólidos: Encontradas no ambiente em estado sólido como: poeira, fibras, chumbo, etc.

Como são classificados os riscos dentro do ambiente de trabalho?

O Ministério da Economia, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora 9 (NR-9), NR-12 e da Portaria no 25/1994, classifica os riscos ocupacionais em cinco tipos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

O que são considerados riscos mecânicos?

Riscos mecânicos são todos os riscos que podem ter relação com a falta de organização, ambientes inadequados, máquinas sem proteção, entre outros. Configuram a lista de acidentes que o trabalhador pode passar geralmente por conta da má manutenção de máquinas ou falta de treinamentos, etc.

Quais são os riscos no ambiente de trabalho?

Riscos no ambiente de trabalho que podem estar escondidos
  • 1 – Doenças contagiosas. ...
  • 2 – Ausência de orientações sobre prevenção de acidentes automotivos. ...
  • 3 – Locomoção interna de cargas. ...
  • 4 – Risco de quedas. ...
  • 5 – Problemas de ergonomia devido ao uso do computador.

Quais são os procedimentos legais quando ocorre o acidente de trabalho na enfermagem?

Registrar o acidente

Uma vez que o funcionário acidentado recebeu o tratamento médico necessário, é hora dele ser encaminhado para o Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) ou, até mesmo, para um membro da CIPA. Este passo precisa ser tomado em até no máximo o primeiro dia útil após a ocorrência.

Quais são os 5 tipos de riscos ambientais?

Quais são os tipos de riscos ambientais?
  • Riscos físicos (verde): Calor, frio, pressão, ruído, umidade, radiação, vibração. ...
  • Riscos químicos (vermelho): ...
  • Riscos biológicos (marrom): ...
  • Riscos ergonômicos (amarelo): ...
  • Riscos de acidentes (azul):

Quais os tipos de agentes de risco?

Segundo a legislação vigente, existem cinco tipos de agentes de risco que o trabalhador pode ser exposto. São eles: riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Artigo anterior
Quais são as características da comédia grega?
Artigo seguinte
Qual o valor de 500 OTN em 2021?