Pode-se enunciar que os decretos regulamentares são?

Perguntado por: Gustavo Filipe Magalhães de Oliveira  |  Última atualização: 14. Februar 2022
Pontuação: 4.4/5 (59 avaliações)

4- Pode-se enunciar que os decretos regulamentares são: ( ) normas jurídicas que a constituição não exige remessa ao Presidente da República para sanção.

Qual a função dos decretos regulamentares?

2 - decretos regulamentares

Trata-se de um ato emitido pelo poder executivo que tem por objetivo garantir uma fiel execução às leis instituidoras dos tributos quando os textos destas não sejam por si suficientes à sua execução.

Qual o alcance de um decreto?

O decreto é atribuição do chefe do executivo nas três esferas federativas, sendo que a Constituição Federal institui em seu artigo 84, IV, que compete privativamente ao Presidente da República sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução.

Qual a função e limites do decreto no Direito Tributário?

O limite da atuação de um decreto é a própria lei, portanto não esta sujeito a Ação Direta de inconstitucionalidade (ADI), pois na realidade são objetos de controle de legalidade. No direito tributário os decretos tem função de majorar ou reduzir as alíquotas de determinados tributos, os extrafiscais.

Quais as principais legislações que regulamentam o direito tributário no Brasil?

As normas gerais do Direito Tributário, no Brasil, são as estabelecidas pelo Código Tributário Nacional - CTN, além das prescrições e restrições emanadas da Constituição Federal/1988.

DECRETO REGULAMENTAR E DECRETO AUTÔNOMO - DIREITO CONSTITUCIONAL CF 88 ATOS NORMATIVOS

41 questões relacionadas encontradas

Qual o alcance da expressão legislação tributária?

A expressão "legislação tributária" compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.

Qual é a função das normas gerais em matéria de legislação tributária?

As normas gerais de direito tributário explicitam os pontos mais importantes do modelo normativo constitucional tributário, podendo-se afirmar que são normas de integração do texto constitucional, complementando-o de forma a esclarecer a intenção do poder constituinte, ou seja, tornam efetivas as normas jurídicas ...

O que vem a ser direito tributário?

Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Qual é o fato gerador dos títulos de crédito e o que significa?

– A transmissão, a qualquer título, da propriedade ou do domínio útil de bens imóveis por natureza ou por acessão física, como definidos na lei civil; – a cessão de direitos relativos às transmissões referidas itens anteriores. ...

Qual é o fato gerador do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza?

O CTN com definição mais ampla e precisa, estabeleceu que o fato gerador desse imposto é a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou proventos de qualquer natureza, cuidando, ainda, de definir o que seriam "renda" e "proventos". Aquisição é o ato de adquirir.

Qual o prazo de um decreto?

Os decretos perdem eficácia desde o início se não forem convertidos em lei no prazo de sessenta dias desde a sua publicação. As Câmaras podem todavia regular com a lei as relações jurídicas que surgem na base dos decretos não convertidos.

Qual a natureza jurídica de um decreto?

Na lição da doutrina administrativista, o decreto é ato administrativo formal, de competência privativa do Presidente da República, podendo veicular, em sua substância, atos individuais ou atos gerais. No primeiro caso, dirige-se a sujeitos determinados, produzindo efeitos concretos.

Pode um decreto do Poder Executivo contrariar o que diz a lei?

Um Decreto, por se tratar de ato infralegal, não pode se sobrepor à lei, já que dela retira seu fundamento de validade. ... No âmbito do Poder Executivo, a organização e funcionamento de algum órgão é sempre feita por Decreto do Presidente da República .

Qual é o objetivo de um decreto municipal?

O decreto tem efeitos regulamentar ou de execução, expedido com base no artigo 84, IV da CF, para fiel execução da lei, ou seja, o decreto detalha a lei. Não podendo ir contra a lei ou além dela.

O que são os decretos?

DECRETO: decreto é uma ordem emanada de uma autoridade superior ou órgão (civil, militar, leigo ou eclesiástico) que determina o cumprimento de uma resolução. ... RESOLUÇÃO: resolução é norma jurídica destinada a disciplinar assuntos do interesse interno do Congresso Nacional, no caso do Brasil.

Quem possui competência para expedir decretos?

84, inciso IV, da Constituição Federal, compete ao chefe do Poder Executivo expedir decretos e regulamentos para fiel execução das leis. ... Trata-se de competência privativa do chefe do Poder Executivo, sendo indelegável a qualquer de seus subordinados, consoante determina o parágrafo único do art.

Quais os tipos de fato gerador?

Exemplos de fatos geradores
  • IPTU: tem como fato gerador a posse ou propriedade predial e/ou territorial em área urbana.
  • ITR: tem como fato gerador a propriedade territorial em área rural.
  • ITBI: tem como fato gerador a transmissão de bens imóveis.

O que é fato gerador dos tributos?

FATO GERADOR DO TRIBUTO. O fato gerador do tributo é a ocorrência, em si, que traz a tona a exigência do respectivo ônus para o contribuinte. A lei descreve situações que, ao ocorrerem na vida real, fazem com que se fixe o momento do nascimento da obrigação tributária.

O que é o fato gerador do ITCMD?

O Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação - ITCMD, é um tributo de competência dos Estados e do Distrito Federal, cujo fato gerador é a transmissão causa mortis de imóveis e a doação de quaisquer bens ou direitos, conforme Constituição Federal - artigo 155, I e § 1º; CTN: artigos 35 a 42.

Como é instituído o tributo?

O tributo é criado por lei, sendo que nenhum tributo pode ser cobrado sem uma lei previa (princípio da legalidade, que analisaremos posteriormente). Cabe observar que fato gerador é o fato, previsto em lei, que uma vez constatado no mundo, gera a obrigação de pagar tributo. ... Deve haver uma lei que crie o tributo.

O que é empréstimo Compulsorio no direito tributário?

O empréstimo compulsório é espécie de tributo, de competência exclusiva da União, não vinculado à atividade estatal, com destinação específica (o valor arrecadado pelo tributo tem destinação legalmente estabelecida) e restituível, uma vez que o ente arrecadador tem o dever de devolver o valor pago ao contribuinte, cuja ...

Qual receita é objeto de estudo do direito tributário?

Dessa maneira, o imposto é matéria de estudo do Direito Tributário, uma vez que é um tributo. Ele é obrigatoriamente pago pelas pessoas físicas e jurídicas, independentemente de qualquer contrapartida direta ao seu recolhimento. Ou seja, imposto é um tributo não vinculado. Taxas e contribuições são tributos vinculados.

Qual a importância da lei complementar?

Em direito, lei complementar é uma lei que tem, como propósito, complementar e explicar algo à constituição. A lei complementar diferencia-se da lei ordinária desde o quorum para sua formação. A lei ordinária exige apenas maioria simples de votos para ser aceita; enquanto a lei complementar exige maioria absoluta.

Qual é a diferença entre lei e legislação tributária?

Em sentido material, a lei é o ato jurídico normativo que contém uma regra de direito objetivo, dotado de hipoteticidade, é uma prescrição jurídica hipotética. No direito tributário é utilizada no sentido restrito, significando regra jurídica de caráter geral e abstrato.

Quais são as matérias reservadas à lei complementar?

Matérias reservadas a lei complementar: são situações extremamente excepcionais, em que o constituinte afasta a regra da lei ordinária. Peço a vocês que leiam o seguinte na Constituição: os artigos 146 e 146-A, que listam os temas que somente por lei complementar podem ser disciplinados.

Artigo anterior
Quais são os tipos de salsicha?
Artigo seguinte
Qual o principal objetivo dos indicadores ambientais?