Como escolher a dieta enteral?

Perguntado por: Mara Figueiredo Antunes  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (47 avaliações)

A escolha do acesso enteral deve ser baseada na condição clínica do paciente, estado da patologia, anatomia do trato gastrointestinal, motilidade gástrica e intestinal, estimativa do tempo de uso da terapia nutricional e também nos riscos pertinentes a terapia (Algoritmo ASPEN 2010).

Como calcular uma dieta enteral passo a passo?

Por exemplo: se o valor calórico total é de 1200 Kcal e a fórmula tem densidade calórica de 1,0 Kcal/ml, basta dividirmos 1200 por 1 e obter o resultado de 1200, ou seja, serão necessários 1200 ml para ofertar as 1200 calorias ao paciente.

Quais os tipos de acesso de nutrição enteral?

A NE é feita por meio de uma sonda que chega diretamente ao estômago ou intestino delgado e pode ter diferentes vias de acesso, como:
  • Nasogástrica;
  • Nasoentérica;
  • Faringostomia;
  • Gastrostomia;
  • Jejunostomia.

Quando a dieta enteral é indicada?

A nutrição enteral está indicada para pacientes subnutridos ou em risco de subnutrição (Quadro 1), que possuem capacidade absortiva preservada ou parcialmente comprometida, cuja alimentação oral não é capaz de prover a quantidade adequada de nutrientes4,5(A).

Em quais situações clínicas e Doenças A nutrição enteral é indicada?

As indicações específicas para nutrição enteral são:
  • Anorexia prolongada.
  • Desnutrição proteico-energética grave. Normalmente abrange deficiência de muitos micronutrientes. ...
  • Coma ou sensório deprimido.
  • Falência hepática.
  • Inabilidade de alimentação oral decorrente de traumas na cabeça ou no pescoço.
  • Doenças críticas (p.

NÃO CONFUNDA NUTRIÇÃO ENTERAL E PARENTERAL NA PRÁTICA

18 questões relacionadas encontradas

Quando a nutrição enteral e parenteral é indicada?

A nutrição parenteral está indicada a todo paciente que não tem capacidade de comer ou de absorver todos os nutrientes de forma total ou parcial pelo tubo digestivo. O mercado dispõe de uma variedade de nutrientes específicos que devem ser usados conforme a condição clínica do paciente.

Quais as vias de acesso da nutrição enteral e parenteral?

A diferença básica entre as terapias de NP e NE é o tipo de acesso, sendo a primeira através de acesso venoso e a segunda por meio de sondas ou oral. A sonda enteral é utilizada especificamente para a administração de alimentação, água e medicamentos.

Quais são as vias de acesso para nutrição parenteral?

Existem três vias de administração da nutrição parenteral:
  • Via Central: Introdução do cateter na cava, jugular ou femural.
  • Via Periférica: Introdução do cateter nas veias periféricas dos membros superiores.
  • PICC: Introdução do cateter pela veia periférica do membro superior indo até a cava.

Qual o cateter utilizado para nutrição enteral?

Os tipos de sonda usadas na dieta enteral são: Cateter venoso central: esse cateter é colocado sob a pele na parte superior do tórax.

Como calcular o gotejamento de uma dieta enteral?

Cada 1 mL de produto representam aproximadamente 20 gotas, dessa forma o cálculo do gotejamento deverá ser feito considerando o volume total de dieta e o tempo a ser administrado.

Como fazer o cálculo para saber a quantidade de água na dieta enteral?

quantidade necessária

Também de acordo com a pesquisa, outras referências indicam que é necessário 30-35 ml de água por quilograma de peso corporal. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg precisaria de 2,1 L de água ao dia.

Como calcular a densidade calórica da dieta enteral?

Densidade calórica é a expressão da quantidade de calorias fornecida por mililitro de dieta pronta. Pode ser calculado pelo n. ° total de calorias ao dia dividido pelo volume total de dieta ao dia. - Pacientes com restrição hídrica tem indicação de dieta com > densidade calórica → 1,5 a 2,0 kcal/ml.

Quais os tipos de sonda GTT?

Gastrostomia tipo Depage Janeway; Gastrostomia tipo Beck-Carrel-Jianu; Gastrostomia tipo Patton; Gastrostomia tipo Spivack-Watsuji.

Quais são os tipos de sonda?

Tipos de Sondas e Ostomias: • Sonda Nasogástrica: Passada do nariz ao estômago. Sonda Nasoentérica: Passada do nariz ao intestino. Gastrostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao estômago. Jejunostomia: Procedimento cirúrgico simples, que liga a sonda diretamente ao intestino.

Qual o nome da sonda nasogástrica?

A sonda nasogástrica, ou nasoenteral (SNE), trata-se de um tubo de borracha ou plástico — polivinil— flexível, inserido pela narina até o estômago ou intestino, para viabilizar a alimentação ou a drenagem de fluidos de um paciente.

Qual a veia mais utilizada na nutrição parenteral de acesso venoso central?

Já a NP de acesso central compreende o uso de veias de alto fluxo sangüíneo, como as veias subclávias e jugulares internas ao lado da veia cava superior ou, em casos excepcionais, a veia cava inferior.

Quais os métodos de administração da nutrição enteral?

A dieta enteral pode ser administrada de forma intermitente ou contínua, se valendo de três métodos:
  • Por gravidade;
  • Por seringa;
  • Por bomba de infusão.

São as indicações da terapia nutricional parenteral?

Alguns exemplos de situações clínicas que podem exigir terapia de nutrição parenteral (TNP) são os seguintes: algumas doenças cardíacas, pulmonares e renais; pancreatite aguda ou crônica em que a NE não possa ser administrada (3); síndrome do intestino curto; doença inflamatória intestinal (inclui doença de Crohn e ...

Quais são os tipos de sonda para alimentação?

Assim, os 2 tipos mais usados de sonda alimentar são a naso-gástrica (que é colocada pelo nariz) e a gastro-enteral (colocada diretamente no estômago através de um corte).

O que é dispositivo GTT e TQT?

O que é uma sonda GTT? A sonda GTT, também conhecida como PEG ou sonda de gastrostomia endoscópica percutânea, é um dispositivo que insere um pequeno tubo flexível na região abdominal, na altura do estômago. Ela permite a alimentação em pacientes que não podem usar a via oral para a sua nutrição diária.

Quais os tipos de sondas e os cuidados de enfermagem?

Tipos de sonda hospitalar

Sonda traqueal: serve para expelir secreções pulmonares, como no caso de traqueostomia e intubação. Sonda vesical: também conhecida como sonda uretral, ela elimina a urina e é usada em casos de retenção ou incontinência urinária e cirurgias que precisam esvaziar a bexiga.

Como fazer o cálculo de densidade calórica?

A fórmula de densidade calórica seria: quantidade de calorias/volume (gr.). Se a quantidade de calorias excede o volume, a densidade calórica será positiva. Isto indica que esse alimento possui mais calorias do que gramas, portanto, pode causar ganho de peso.

Como calcular o peso calórico?

A correção é feita fazendo-se o cálculo utilizando-se o peso calórico. Na prática, uma criança de 15 kg necessita de 1250 mL/dia (1000 mL+50 x 5 mL) o que equivale a um peso calórico de 12,5 kg (12,5kg x 100 kcal = 1250kcal e 1250 mL/dia).

Como calcular a densidade energética?

Como calcular a densidade energética de um alimento? É fácil: divida as calorias pelo peso em gramas. Geralmente essas informações estão na primeira linha do rótulo. Por exemplo: um frozen iogurte tem 160 calorias e 98g.

Como faz cálculo balanço hídrico?

Como vocês podem observar, a fórmula é muito simples, primeiro você utiliza o peso do paciente em kg, depois multiplica pela constante 0,5 e na sequência, multiplica também pela quantidade de horas ao qual o paciente está sendo submetido, normalmente o calculo é feito a cada 24 horas ou de acordo a necessidade.

Artigo anterior
Quais são os determinantes do comportamento humano?
Artigo seguinte
O que é inflação e quais suas causas?