Pode-se dizer que sinônimo?
Perguntado por: Ângelo Ribeiro Amorim | Última atualização: 26. April 2022Pontuação: 4.3/5 (9 avaliações)
pode-se afirmar é possível dizer verifica-se que mais...
Como substituir o Pode-se?
- é permitido, é liberado, é autorizado, é legal, é lícito, é legítimo, é consentido, é admitido, é tolerado, é livre. ...
- é possível.
O que pode substituir o quê?
- qual. ...
- o qual, a qual, os quais, as quais. ...
- o que, aquilo que, tudo o que. ...
- quão, quanto, como, a que ponto. ...
- de. ...
- exceto, à exceção de, salvo, afora, menos senão, a não ser, tirante.
Quando pode ser substituído por no momento em que?
1 em que momento, em que ocasião, em que época, em que data, em que tempo, em que hora. Exemplo: Eles chegam quando? No momento em que: 2 no momento em que, na ocasião em que, no tempo em que, na hora em que, assim que, logo que, mal, tão logo.
O que pode ser substituído por por quê?
PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.
Zé Ramalho - Sinônimos (Ao Vivo)
Como substituir o verbo por?
1 apoiar, colocar, deitar, depositar, guardar, meter, postar, pousar, reclinar, situar.
Quando usa o que é o quê?
Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.
Como substituir o uso do que na redação?
Nesse pequeno período, nós tivemos três ocorrências do pronome “que”. A sugestão da prof. Priscilla para melhorar o texto seria começar pela substituição da frase “que gravou a matéria” pela “autor da matéria”. Podemos trocar “que desagradou o público”, por “rejeitado pelo público”.
Qual é a função de quê?
O “que”, em muitas situações, desempenha a função de pronome relativo ou interrogativo. 1. Pronome relativo: Comprei os livros que constam na lista de material. (O pronome relativo “que” relacionam-se o termo “livros”.
O que podemos usar para substituir a expressão aí?
- Aí Sinônimos de Aí: lá ali em algum lugar e aí ae aew então daí daew dae ei hey por aí fora por aí nessa ocasião por aí afora nesse lugar nessa altura nesse caso.
- Então. Sinônimos de Então: ...
- Ain.
Qual é a função sintática do pronome relativo QUE?
Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O QUÊ como preposição?
A palavra que será preposição quando equivaler à preposição de em perífrases verbais que tenham, como auxiliares, ter ou haver. Interjeição: A palavra que será interjeição quando exprimir uma emoção, um estado de espírito; é sempre exclamativa e acentuada (quê). – Quê!
Como evitar usar o quê?
- 1) Use a oração reduzida de infinitivo. Ex: Planeje-se para que não haja prejuízo. ...
- 2) Use a oração reduzida de particípio passado. ...
- 3) Inverta a ordem da frase. ...
- 4) Use o pronome oblíquo. ...
- 5) Troque a oração adjetiva por uma locução adjetiva. ...
- Exercício para combater o queísmo.
Quando usar Qual é o quê?
Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» Qual – interrogativo O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.
Que ou que exemplos?
Enquanto pronome interrogativo, QUÊ é sempre acentuado quando aparece no final das frases. Quando sozinho pode se referir a uma indicação para repetir uma fala, como oi e diz. Exemplos de QUÊ como interrogação: Ele está procurando o quê?
Qual a diferença entre POR e por?
Na língua portuguesa as duas grafias estão corretas, porém os seus significados são diferentes e devem ser utilizadas em situações diferentes. Mas resumindo, “por” é uma preposição, enquanto que “pôr” é um verbo.
Qual a diferença de por e por?
Resposta: de acordo com a Nova Ortografia (ou "Novo Acordo Ortográfico"), tanto por (sem acento) quanto pôr (com acento) estão corretos. A diferença é que "por" é uma preposição, enquanto que "pôr" é um verbo (com o mesmo sentido de "colocar").
Como conjugar o verbo por?
- Presente. eu. ponho. tu. pões. ...
- Pretérito Perfeito. eu. pus. tu. puseste. ...
- Pretérito Imperfeito. eu. punha. tu. punhas. ...
- Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. pusera. tu. puseras. ...
- Futuro. eu. porei. tu. porás. ...
- Presente. que eu. ponha. que tu. ponhas. ...
- Pretérito Imperfeito. que eu. pusesse. que tu. pusesses. ...
- Futuro. se eu. puser. se tu.
Por que exemplos?
“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Qual é a diferença de porque é por quê?
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Como usar o porquê?
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Onde e em que?
Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.
Quais são os tipos de função sintática?
- Sujeito:
- Predicativo do sujeito:
- Predicativo do objeto direto:
- Predicativo do objeto indireto:
- Objeto direto:
- Objeto indireto:
- Complemento nominal:
- Adjunto adverbial:
Qual é a função sintática do pronome?
⇒ Funções sintáticas dos pronomes oblíquos: a) Podem exercer a função de complemento nominal. Tenho esperança em ti. b) Podem exercer a função de objeto direto.
Quais são os agentes biológicos?
Qual documento necessário para ter acesso a um processo sigiloso?