Pode-se afirmar que o modernismo em sua segunda fase foi?

Perguntado por: Mara Carneiro de Almeida  |  Última atualização: 6. Januar 2025
Pontuação: 4.2/5 (66 avaliações)

A segunda fase do Modernismo foi um momento de consolidação das ideias que surgiram na primeira fase. Os autores estavam mais preocupados em retratar a realidade regional do país, muitas vezes em tom de denúncia social.

O que foi a segunda fase do modernismo?

A segunda fase do modernismo brasileiro, ou segunda geração modernista no Brasil, é como ficou conhecido o período da literatura nacional que foi de 1930 a 1945. As obras dessa fase são caracterizadas pelo conflito existencial, além da crítica sociopolítica.

O que é correto afirmar sobre a segunda geração do modernismo?

No campo da poesia, a Segunda Geração Modernista amadureceu e ampliou as conquistas dos primeiros modernistas, abordando temas que ainda não haviam sido abordados pela primeira geração. Além disso, os poetas utilizavam uma linguagem simples, que não estava de acordo com a estéticas do passado, como o Parnasianismo.

São características da segunda geração modernista exceto?

São características da poesia na segunda geração modernista, EXCETO: a) O traço formalizante é o que caracteriza essa geração de poetas. Enquanto alguns buscaram um estilo culto e elevado, outros buscaram uma linguagem essencial, sintética e racional.

Quais são as principais características da segunda geração modernista?

A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.

MODERNISMO | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA

30 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características do modernismo?

Principais características do modernismo

Assim, o modernismo é caracterizado pela inovação e experimentação nas artes e na literatura, já que ele realiza uma quebra com os valores estéticos do passado. Portanto, é um estilo de época marcado pela oposição à arte acadêmica e crítica à tradição.

Qual era a principal ideia do modernismo?

Liberdade de expressão, subjetividade da obra, ruptura com os padrões estéticos do passado são algumas de suas caraterísticas. O Modernismo surgiu com uma série de movimentos culturais que tinham por objetivo romper com o tradicionalismo de escolas literárias anteriores.

Qual o marco inicial da segunda geração do modernismo?

A historiografia literária convencionou como marco inicial da segunda fase do Modernismo o ano de 1930, quando Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987) publicou Alguma Poesia, e como marco final a data de 1945, quando foi lançado O Engenheiro, de Haroldo de Campos (1929 - 2003).

Qual é a diferença entre a primeira e a segunda fase do movimento modernista brasileiro?

Resumo sobre modernismo no Brasil

A primeira fase literária (1922-1930) é marcada por inovação e antiacademicismo. A segunda fase literária (1930-1945) equilibra a inovação com a tradição. A terceira fase literária (1945-1978) engloba a poesia concreta e a metaficção.

Quais são as fases do modernismo?

Pode-se dividir o Modernismo brasileiro em três fases:
  • Primeiro Modernismo (1922-1930);
  • Segundo Modernismo (1930-1945) e.
  • Terceiro Modernismo (1945-1960).

Qual foi a obra que marcou o modernismo?

Principais obras da terceira geração do modernismo brasileiro
  • Morte e vida severina (1957) - João Cabral de Melo Neto.
  • Sagarana (1946), Primeiras estórias (1962) e Grande sertão: veredas (1956) - Guimarães Rosa.
  • Perto do coração selvagem (1942), A paixão segundo G. H. (1964) e A hora da estrela (1977) - Clarice Lispector.

Porque a segunda geração modernista foi marcada pelo amadurecimento?

A poesia da segunda fase do modernismo é a representação de um amadurecimento e um aprofundamento das conquistas da geração de 1922, pois nota-se a influência exercida por Mário e Oswald de Andrade sobre os jovens que iniciaram sua produção poética depois de ser realizada a Semana de Arte Moderna.

O que é a segunda geração do romantismo?

A segunda geração do Romantismo no Brasil é conhecida como Ultrarromantismo e é caracterizada por uma volta ao mundo interior e por uma temática pessimista.

Quais os principais escritores da segunda fase do modernismo no Brasil?

No Brasil, ele é dividido em três fases distintas, que, juntas, englobam o período de 1922 a 1978. Conta com autores como Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Ferreira Gullar e Clarice Lispector. Já em Portugal, o maior nome do modernismo é Fernando Pessoa.

Estão entre os principais escritores da prosa da segunda fase do modernismo?

Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, José Lins do Rego e Jorge Amado, assim como Érico Veríssimo e Dionélio Machado, são os principais representantes da prosa na segunda geração do modernismo brasileiro.

Quais os principais autores da segunda fase do modernismo brasileiro?

A poesia na Segunda Geração do Modernismo apresentou à Literatura nomes como Carlos Drummond de Andrade, Mario Quintana, Murilo Mendes e Cecília Meireles.

Como foi classificado o modernismo?

O modernismo foi um estilo de época cuja estética foi marcada por antiacademicismo e nacionalismo crítico. Suas três fases foram: nacionalista, antiacadêmica e social.

Quais são as principais características da prosa regionalista da segunda geração modernista?

As características distintivas da segunda fase do modernismo incluem a influência do realismo e romantismo, uma abordagem nacionalista, universalista e regionalista, um foco na realidade social, cultural e econômica, a valorização da cultura brasileira.

Artigo anterior
Por que o Futsal surgiu no Uruguai?
Artigo seguinte
Qual a cidade com menor densidade demográfica do Brasil?