Quais os tipos de exames de fezes existem?
Perguntado por: Mia Gabriela Campos de Paiva | Última atualização: 3. Januar 2025Pontuação: 4.5/5 (36 avaliações)
- Exame macroscópico das fezes. ...
- Exame parasitológico de fezes. ...
- Coprocultura. ...
- Pesquisa de sangue oculto. ...
- Pesquisa de rotavírus.
Qual o exame de fezes mais completo?
Exame macroscópico das fezes
Essa análise permite verificar a quantidade de água ingerida e presença de alguma infecção. Após o resultado, pode ser solicitado um exame de fezes complementar para obter um diagnóstico mais preciso.
Quais são os nomes dos exames de fezes?
- exame parasitológico de fezes (EPF), o qual serve para diagnosticar verminoses;
- cultura de fezes (ou coprocultura), usado para identificar a presença de bactérias prejudiciais à flora intestinal;
- pesquisa de sangue oculto nas fezes, indicado para rastrear, por exemplo, tumores no cólon e reto;
Qual o exame que detecta infecção intestinal?
Os exames laboratoriais para intestino são: Coprocultura: exame bacteriológico das fezes para diagnosticar infecções bacterianas; Sangue oculto: exame que avalia se há sangue nas fezes, sintoma que pode ser indicativo de diversas doenças como úlceras, colite, câncer, entre outros.
Para que serve o exame de cultura de fezes?
3. Exames de fezes e urina. O exame de fezes admissional serve para verificar a presença de parasitas, bactérias patogênicas ou outros indicadores de problemas gastrointestinais. Já a análise de urina busca sinais de problemas renais, diabetes ou outras condições médicas que possam afetar a saúde do trabalhador.
EXAME DE FEZES: Para que serve e como coletar
É possível detectar câncer no exame de fezes?
Pouca gente se lembra de fazer – e às vezes até mesmo os médicos se esquecem de pedir – o exame de sangue oculto nas fezes. Entretanto, ele é muito eficiente para ajudar no diagnóstico precoce do câncer de intestino e tem a vantagem de ser simples, não invasivo ou caro como a colonoscopia.
O que é detectado no exame de fezes?
Os exames de fezes compreendem diversos testes laboratoriais que podem auxiliar o diagnóstico de doenças gastrointestinais e infecciosas, como as parasitárias. A análise das fezes permite, por exemplo, a detecção de microrganismos, como bactérias, vírus, protozoários e vermes, que podem causar problemas de saúde.
Como saber que o intestino está inflamado?
Exames de sangue e fezes: podem ser realizados para detectar sinais de inflamação no corpo, como a proteína C reativa (PCR), entre outros biomarcadores.
Qual o exame de sangue que detecta problemas no intestino?
Hemograma completo.
O hemograma pode determinar a presença de anemia em função de um sangramento intestinal provocado pela doença.
Onde dói Quando o intestino está inflamado?
Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.
Qual exame de fezes detecta doença de Crohn?
Não há um exame específico que detecta diretamente a doença de Crohn, mas o diagnóstico pode ser feito de múltiplas maneiras: exames de sangue para identificar possíveis anemias, exame de fezes, colonoscopia (análise do intestino grosso a partir de um tubo conectado ao ânus), e diversos exames de imagem.
Qual o nome do exame de sangue oculto nas fezes?
Teste imuno-histoquímico fecal (FIT)
O teste imunoquímico fecal (do inglês fecal immunochemical test, FIT) utiliza anticorpos direcionados contra a hemoglobina humana (uma proteína nos glóbulos vermelhos que faz com que o sangue tenha cor vermelha) para detectar sangue nas fezes.
Como é feito o exame de fezes de 3 amostras?
Preparação do Paciente: Nesse exame o paciente irá coletar 3 amostras de fezes. Deve-se coletar uma amostra por dia, não havendo necessidade de serem coletadas em dias consecutivos. Coletar fezes no frasco fornecido pelo laboratório. A amostra coletada durante o dia deve ser logo enviada ao laboratório.
Qual o exame mais indicado para diagnosticar parasitose?
O exame parasitológico de fezes (EPF), por outro lado, possui alta especificidade. Ainda que nem sempre seja capaz de detectar a presença do parasita nas fezes (sensibilidade), é o exame indicado para o diagnóstico de praticamente todas as enteroparasitoses (exceção feita à pesquisa de ovos de Enterobius vermicularis).
Qual o nome do exame que pede fezes e urina?
O parasitológico é o mais comum e capaz de identificar a presença de parasitas que trazem muitos transtornos à saúde.
Que doenças podem ser detectadas no exame de urina?
Quais doenças podem ser detectadas no exame de urina? São detectadas doenças do próprio aparelho urinário, como infecções e insuficiência renal. Também é possível identificar doenças sistêmicas: Diabetes, Hipertensão Arterial, lúpus eritematoso sistêmico e entre outras.
Qual é o exame que pode substituir a colonoscopia?
A colonoscopia virtual (CV) é um exame de raios X especial do cólon, que utiliza a tomografia computadorizada (TC) de baixa dose. É um procedimento menos invasivo que uma colonoscopia convencional, pois não necessita de sedação. A CV procura pequenos pólipos dentro do cólon que podem se transformar em câncer de cólon.
Qual exame de sangue substitui a colonoscopia?
Como funciona? O exame de sangue oculto avalia a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem não ser visíveis a olho nu. Ajuda a detectar a presença de sangramentos no intestino grosso, que podem ser sinais de úlceras, colite ou até câncer.
Tem algum exame de sangue para saber se o intestino está inflamado?
Exames de sangue e de fezes ajudam a identificar sinais de inflamação no corpo, entretanto não irão identificar a causa do problema, mas sim direcionar para outros tipos de exame que poderão fornecer mais informações para o diagnóstico.
Qual a doença mais grave do intestino?
- doença de Crohn;
- síndrome do intestino irritável;
- retocolite ulcerosa;
- obstipação.
Quais são os sintomas de bactéria no intestino?
- dor estomacal ou intestinal;
- sensação de queimação na barriga;
- diminuição do apetite;
- emagrecimento progressivo;
- enjoo e vômito;
- sensação de estufamento;
- presença de arrotos frequentes;
- fezes com a presença de sangue.
Como limpar e desinflamar o intestino?
- Alimentos ricos em água. Alguns alimentos podem ajuda nesse processo de desintoxicação, tais como a melancia, melão, alface e pepino. ...
- Alimentos ricos em fibras. ...
- Brócolis. ...
- Chá de hibisco e Chá verde. ...
- Frutas cítricas. ...
- Frutas e Legumes Frescos. ...
- Gengibre. ...
- Hortelã
O que pode interferir no exame de fezes?
As fezes não podem ser colhidas se o paciente apresentar sangramento anal, nasal ou na gengiva durante a escovação, pois o sangue interfere nos resultados. É importante salientar que este exame não faz diagnóstico de câncer, mas auxilia na investigação desta doença junto a outros procedimentos.
O que significa presença de leucócitos nas fezes?
Os leucócitos encontram-se presentes nas fezes de pacientes com infecção e inflamação do intestino, e câncer. Esses elementos devem ser quantificados em raros, poucos, muitos ou numerosos. A disenteria bacilar, a amebíase intestinal e a colite ulcerativa determinam o aparecimento de grande quantidade de leucócitos.
O que é um muco nas fezes?
Muco nas fezes é uma secreção viscosa produzida pelas paredes do intestino. Em pequenas quantidades, ele é normal e ajuda a proteger o intestino; no entanto, se estiver em abundância ou ainda vier acompanhado de alguns sintomas, pode indicar problemas de saúde. Entenda mais sobre a condição a seguir.