Pode Recapar pneu de caminhonete?

Perguntado por: Melissa Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (29 avaliações)

Pneu pode ser recapado em qualquer marca de carcaça. As mesmas passam por exame e são selecionadas. Alguns cuidados no exame: O ano dela deve ser de 2008 pra cima “ DOT”, não pode ter rachaduras, sem muito conserto e nem ressecada.

Pode Recapar pneu de camionete?

A utilização do pneu recapado pode ser feita apenas por veículos cuja função é transportar carga, como caminhões. O seu processo de fabricação de assemelha ao do pneu recauchutado, porém, neste caso, somente a borracha da banda de rodagem é substituída, sem que haja alteração no ombro da carcaça.

Qual valor para recapar um pneu?

Cada serviço custa aproximadamente R$ 400 e garante mais dois anos de bom funcionamento do pneu (se for bem conservado).

Pode viajar com pneu recapado?

Apesar das reformas pelas quais passam, os pneus remold não têm a mesma qualidade – não oferecem a mesma segurança – do que pneus novos. Além disso, os pneus remold não são recomendados para rodar em estradas. Então, se você está planejando uma viagem, melhor não contar com pneus remold.

Qual a durabilidade de um pneu recapado?

Segundo ela, um pneu novo pode rodar, em média, 200 mil km – quando recapado, ele pode chegar até 500 mil km. “A economia de custo é enorme com a recapagem, pois se o cliente utilizar apenas o seu pneu novo, não recapando sua carcaça, ele está utilizando apenas 33% da vida útil do seu pneu”, alerta.

COLOQUEI PNEUS BF GOODRICH RECAPADOS COM RODAS DE LIGA NA HILUX 3.0

19 questões relacionadas encontradas

Qual é o melhor pneu remold ou recapado?

Afinal pneus comuns são bem mais caros. Não confundam Remold / Remoldados com pneu recauchutado ou recapado, a diferença está no método de recuperação utilizado. Embora o pneu recauchutado e recapado tem uma ou duas partes refeitas, o remold tem sua estrutura inteiramente refeita (lateral, ombro e banda de rodagem).

Qual o melhor pneu recapado a frio ou a quente?

Reforma de Pneus a Frio

O pneu é montado usando um revestimento de piso pré-vulcanizado (= piso novo) e uma camada de goma de ligação não vulcanizada. A ligação entre a carcaça, a goma colada e o piso pré-curado é criada em autoclave. Comparado com pneus recapados a quente, este pneu tem maior durabilidade.

Pode usar pneu recapado na dianteira do caminhão?

Sim, por exemplo, onibus urbanos e rodoviários utilizam pneus recapados no eixo de tração e no eixo livre, há apenas restrições para o eixo dianteiro, que segundo a resolução do CONTRAN 445 é proibido instalar pneus reformados na dianteira.

Pode rodar com pneu remold?

Não! A Resolução 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe o uso de pneus reformados em veículos automotores de duas ou três rodas. O serviço de reforma de pneus para motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos é inclusive proibido pelo Inmetro no Brasil.

O que é pneu reformado?

O que é um pneu recauchutado? A recauchutagem é, essencialmente, um procedimento de reparo que reaproveita a carcaça de um pneu danificado. Esse processo consiste na aplicação de borracha não vulcanizada ao longo de toda a superfície de contato do pneu, como a banda de rodagem e os ombros.

Porque Recapar um pneu?

A recapagem de pneus garante que a conservação e uma maior durabilidade das rodas, além de ser mais econômica.

Qual a diferença entre recapagem e recauchutagem?

Já na recapagem a frio a temperatura vai a 115ºC e utiliza-se uma banda de rodagem pré-moldada, isto é, já pronta para ser aplicada a carcaça do pneu. Recauchutagem: É a substituição somente da borracha desgastada da banda de rodagem e dos ombros da carcaça dos pneus.

Porque recapar pneus?

Recapagem traz benefícios ao meio ambiente

Exatamente porque os pneus serão modificados em vez de descartados, o meio ambiente deixará de receber grandes quantidades de borracha, o que iriam poluirá o solo, os rios e muitos outros recursos.

Quantas vezes posso Recapar um pneu de caminhão?

Depois de ser vulcanizado a 110º C, em 2h30 o pneu pode voltar a rodar. Se a carcaça estiver em bom estado, o equipamento pode receber de dois a três recapamentos. Cada serviço custa em média R$ 380 e o pneu pode rodar mais dois anos, se for bem conservado.

Pode colocar pneu remold na dianteira?

Sim, ônibus urbanos e rodoviários utilizam pneus recapados no eixo de tração e no eixo livre, há apenas restrições para o eixo dianteiro, que segundo a resolução do CONTRAN 445 é proibido instalar pneus reformados na dianteira.

Qual a desvantagem do pneu remold?

Desvantagens do pneu remold

Em alta velocidade, ele pode sofrer com instabilidade, especialmente nas curvas. Fator esse que interfere na segurança e faz com que o deslocamento seja mais perigoso. O Inmetro determina que o pneu remold seja feito a partir de carcaças que tenham, no máximo, sete anos de fabricação.

Quanto dura em média um pneu remold?

Já o pneu remold dura um pouco mais. Na prática, ele gera metade do desempenho de um pneu novo em iguais condições: de 25 a 30 mil quilômetros de rodagem. No entanto, isso é considerado apenas na cidade.

Porque pneu de caminhão estoura?

Essa é uma situação mais comum do que se pode imaginar e geralmente ocorre quando o borracheiro está inflando o Pneu, pois a pressão do ar em um pneu de caminhão inflado e montado num aro ou roda cria uma energia explosiva.

Pode usar pneu liso na tração?

Já os pneus direcionais – ou “lisos”, como são chamados -, podem ser aplicados nos eixos dianteiros e livres. Eles possuem sulcos e raias longitudinais, e são responsáveis por favorecer a dirigibilidade por conferirem a transmissão e o controle das forças laterais.

É obrigatório o uso do estepe?

De acordo com o artigo 1º da Resolução Contran 14/98, a roda sobressalente (estepe) é classificada como equipamento obrigatório. Ou seja, a priori, a sua ausência poderia gerar uma multa, pelo enquadramento no inciso X do artigo 230º do Código Brasileiro de Trânsito.

Qual a diferença entre recapagem a frio e quente?

O processo pode ser realizado a quente ou a frio. Na recapagem a frio, costuma-se utilizar uma banda de rodagem já pré-moldada para ser aplicada junto à carcaça do pneu. Neste caso, a temperatura pode chegar até 115º C. Já no processo de recapagem a quente, utiliza-se a técnica camelback.

Qual a diferença do pneu remold para o reformado?

Caso não esteja disponível um pneu novo, a opção deve ser por um remold. Ele utiliza um pneu usado, porém com sua estrutura já inspecionada, pois ela será raspada de talão a talão, diferentemente dos recauchutados, que são raspados somente na banda de rodagem.

Qual o melhor pneu remold do Brasil?

Se o pneu escolhido tiver essas 4 características, você pode comprar tranquilamente que estará levando um pneu de qualidade e certificado para casa. Aqui na Gilson Pneus, nós trabalhamos com os pneus Remold da Minuano, que é a melhor marca de pneus Remold do país.

O que quer dizer recapagem?

Recapar um pneu significa raspar a banda de rodagem antiga e aplicar uma nova banda somente no topo do pneu. A nova banda de rodagem começa de um ombro do pneu e vai até o outro, porém eles não fazem parte deste processo. Geralmente a recapagem é feita a “frio”, com temperatura de vulcanização entre 110°C e 120°C.

Como funciona o processo de recapagem de pneus?

Como funciona o processo de recapagem do pneu?
  1. Limpeza e secagem. Após o recebimento dos pneus, eles devem ser limpos e secos para retirar quaisquer impurezas que possam atrapalhar o processo de reconstrução. ...
  2. Inspeção inicial. ...
  3. Raspagem. ...
  4. Escareação. ...
  5. Consertos. ...
  6. Enchimento. ...
  7. Segunda inspeção. ...
  8. Aplicação de cola.

Artigo anterior
Para que serve água quente com limão?
Artigo seguinte
Qual é a massa atômica do cloro?