Pode penhorar 30% do salário?

Perguntado por: William Fábio Leal Castro Campos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (44 avaliações)

Impenhorabilidade relativa
Com base nessa premissa, o ministro Antônio Carlos Ferreira, do Superior Tribunal de Justiça, autorizou a penhora de 30% do salário de uma mulher que tem dívida não alimentar com uma agência bancária, no Distrito Federal.

Quantos por cento do salário pode ser penhorado?

A aplicação dos percentuais tem variado de 15% a 30% sobre os salários. Assim, desde que preservada a dignidade do devedor e observada a garantia de seu mínimo existencial, existe a possibilidade de mitigação da impenhorabilidade absoluta da verba salarial.

É possível a penhora de 30% trinta por cento do salário do recorrente para o pagamento de dívida de natureza não alimentar?

O propósito recursal é definir se, na hipótese, é possível a penhora de 30% (trinta por cento) do salário do recorrente para o pagamento de dívida de natureza não alimentar. 3. Em situações excepcionais, admite-se a relativização da regra de impenhorabilidade das verbas salariais prevista no art.

Quando o salário pode ser bloqueado?

Ou seja, a penhora de salário deve ser realizada apenas quando a quantia a ser penhorada não for suficiente para impedir a subsistência do inadimplente e de sua família.

Pode penhorar 30% da aposentadoria?

PENHORA DE 30% DA APOSENTADORIA. Tendo em vista a proteção constitucional e o caráter alimentar dos vencimentos, salários, subsídios e proventos de aposentadoria, a legislação não admite sua penhora (art. 833 , IV , do CPC ), em observância ao princípio da intangibilidade salarial.

PENHORA DE SALÁRIO PARA PAGAMENTO DE DÍVIDA. PODE?

31 questões relacionadas encontradas

É possível penhorar aposentadoria?

O relator do recurso de revista da Mundial, ministro Alberto Bresciani, destacou que os salários e os proventos de aposentadoria estão protegidos pela impenhorabilidade, não sendo possível cogitar de constrição judicial em tal situação, conforme o inciso IV do artigo 833 do CPC.

Pode haver bloqueio judicial de aposentadoria?

Pode bloquear aposentadoria para pagamento de dívida. A penhora de parte da aposentadoria também pode ser realizada para pagamento de dívida não-alimentar.

Quando o salário pode ser penhorado?

É possível penhora de parte do salário se a subsistência do devedor não for afetada. Só se revela necessária, adequada, proporcional e justificada a impenhorabilidade da parte do salário do devedor que seja efetivamente necessária à manutenção de sua dignidade e de seus dependentes.

Qual valor pode ser bloqueado judicialmente?

Há um limite também para bloqueio, que não pode ultrapassar o valor de 40 salários mínimos existentes em conta poupança – conhecidos como valores impenhoráveis. No caso de empresas, o valor necessário para manutenção e pagamento de salários não pode ser bloqueado.

Que tipo de conta não pode ser bloqueada?

Contas com valores de pensão; Conta poupança com até 40 salários mínimos; Subsídios e auxílios do governo; No caso de empresas, o valor necessário para a sua manutenção e pagamento de salários também não pode ser bloqueado.

Tem penhorado por decisão judicial 30% do seu salário para pagamento da sentença de alimentos eis que não possui outros bens a execução?

A penhora de 30% dos proventos correspondentes a benefício previdenciário é descabida, porquanto tal verba é impenhorável, nos termos do Código de Processo Civil (Art. 649, IV) que não excepciona da regra o cumprimento de sentença que não se trata de prestação alimentícia.

É possível a penhora de proventos em quais possibilidades?

Não existe, no sistema jurídico brasileiro, uma regra absoluta da impenhorabilidade do salário e, por conseguinte, de proventos de aposentadoria. A simples leitura do preceito contido no art. 649 , IV , do CPC , revela a existência de exceções em relação ao crédito de natureza alimentar.

Seria possível a penhora de verbas salariais do executado responda com base na legislação vigente e na atual jurisprudência do STJ?

A jurisprudência desta Corte orienta que, nos termos do artigo 649, IV, do Código de Processo Civil de 1973, são impenhoráveis os valores depositados em conta destinada ao recebimento de vencimentos, salários, ou proventos de aposentadoria do devedor.

Qual o valor mínimo para penhora?

Valor inferior a 40 salários mínimos em conta corrente é impenhorável, diz TJ-SP. São impenhoráveis os valores até o limite de 40 salários mínimos depositados em conta corrente.

É possível penhorar o salário parcialmente?

Logo, é possível uma penhora parcial sobre o salário recebido pelo devedor, desde que, à luz do caso concreto, não lese o seu padrão de vida digno e o de seus dependentes.

Quantos dias dura um bloqueio judicial?

Assim que o Juiz determina o bloqueio, é feita uma ordem que dura o dia inteiro (24 horas), mas só naquele dia! Ou seja, se cair dinheiro na sua conta desde manhã, até de noite, durante todo esse período o que cair na sua conta será bloqueado.

Quantos dias a conta fica bloqueada judicialmente?

Os prazos das ordens no BacenJud são de 48hs, mas como dito, não há garantia de que após este prazo sua conta estará desbloqueada, sobretudo, se o juiz não tiver enviado a ordem ainda. Em nenhuma hipótese o banco poderá desbloquear uma conta somente a pedido de seu cliente, pois estaria descumprindo a lei.

Quando ocorre o bloqueio judicial?

O bloqueio judicial em uma conta corrente é uma situação de congelamento dos recursos nela depositados. Ele pode acontecer somente quando há a cobrança de uma dívida judicialmente.

O que bloqueia aposentadoria?

O bloqueio de aposentadoria do INSS provavelmente pode ter ocorrido com seu cliente por falta de prova de vida. Isso porque o Ministério da Economia informou, em maio deste ano, que o Instituto Nacional do Seguro Social identificou que 160 mil segurados não haviam realizado a prova de vida em fevereiro de 2020.

Quem pode bloquear o benefício do INSS?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderá bloquear a partir deste mês o benefício de quem estiver com o prazo para fazer a prova de vida vencido. O novo calendário prevê bloqueio em fevereiro para aqueles que não fizeram o procedimento com vencimento até dezembro de 2020.

Como bloquear uma aposentadoria?

Quem tem um pedido de bloqueio ou desbloqueio do empréstimo em andamento, mas não enviou o documento de identificação, terá que fornecê-lo ao INSS. Para os casos em que não for possível requerer os serviços via Meu INSS, basta ligar para a Central 135 e agendar o atendimento presencial.

Pode descontar dívida da aposentadoria?

Como dissemos, é comum os bancos descontarem valores de dívidas diretamente das contas correntes dos clientes. Então se o banco descontou alguma dívida de seu benefício do INSS, é preciso atenção! Isso porque essa prática, apesar de comum, é ilegal se não houver um contrato que permita o referido desconto.

São impenhoráveis os vencimentos?

IV, estabelece que são impenhoráveis os vencimentos, os subsídios, os soldos, os salários, as remunerações, os proventos de aposentadoria, as pensões, os pecúlios e os montepios, bem como as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e de sua família, os ganhos de trabalhador ...

Quem tem dívida com a Receita pode se aposentar?

Segundo reportagem do Extra, além da cobrança judicial do débito, há outras consequências para quem é inscrito na Dívida Ativa. Uma possibilidade é a de deixar de ser segurado do INSS, perdendo acesso a benefícios previdenciários, como aposentadoria e auxílio-doença.

Seria possível a penhora de verbas salariais do executado?

STJ, tendo em vista que o novo Código de Processo Civil retirou a palavra 'absolutamente' quando cuidou da impenhorabilidade de salários, proventos e vencimentos, passou a entender que a penhora é possível, desde que não prive o devedor de suas necessidades básicas nem afronte a sua dignidade.

Artigo anterior
O que significa 24 horas úteis?
Artigo seguinte
Como faço para enviar algo grande pelo correio?