Pode o réu arguir como exceção?

Perguntado por: Ema Yasmin Pereira Moreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (52 avaliações)

Neste contexto, diz-se que a parte (o réu) pode "argüir, por meio de exceção, a incompetência" (art. 304). Ofertada a exceção, o prazo ficará suspenso para apresentação de contestação e/ou reconvenção.

Pode o réu argüir como exceção a incompetência relativa e absoluta?

Na sistemática da nova legislação processual, o réu deve arguir a incompetência relativa no bojo da contestação, assim como a incompetência absoluta, por força da regra constante no art. 337, II, do CPC/15.

Até quando o réu pode alegar incompetência relativa?

65 do CPC/2015 prevê que: "prorrogar-se-á a competência relativa se o réu não alegar a incompetência em preliminar de contestação". Em outras palavras, a incompetência relativa deve ser alegada em preliminar de defesa do mérito.

Qual a exceção de incompetência de Deve-se argüir antes da defesa?

1. A EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA TERRITORIAL. ... Ademais, é de se notar que, no âmbito das relações laborais, quando a matéria for a incompetência absoluta, qualquer que seja, a hipótese é de matéria de defesa, na forma do art. 799, § 1.º, da CLT, devendo ser deduzida a preliminar em sede de contestação.

O que diz o artigo 340 do CPC?

340, §1º DO CPC. Tratando-se de alegação de incompetência relativa ou absoluta, se o réu houver sido citado por meio de carta precatória, a defesa será juntada aos autos dessa carta precatória. Contestação tempestiva. Revelia afastada.

Exceção/Defesa

20 questões relacionadas encontradas

Qual é a pena de falsa comunicação de crime?

A denunciação caluniosa é um dos crimes contra a administração da Justiça. A pena prevista é de reclusão, de dois a oito anos, e multa. A norma agora retira do Código Penal a punição por denúncias que levem à “investigação administrativa”, expressão considerada genérica e subjetiva.

O que é a ilegitimidade passiva?

1) Conceito: consiste na ilegitimidade do autor para pleitear em juízo por não ter direito de ação contra o réu ou quando não há identidade entre pessoa do autor e do réu. 2) Exemplo Prático: é a suposta parte que não possui as qualidades necessárias para que algo seja juridicamente válido, admitido ou reconhecido.

Como é o procedimento de exceção de incompetência?

Indica que um juiz ou uma juíza reconheceu que não tem competência legal para julgar o processo. Isso ocorre quando o fato em questão não pode ser analisado naquela vara. Com essa decisão, o processo é automaticamente enviado para outra unidade.

O que é exceção de incompetência no processo penal?

A exceção de incompetência ocorre, de uma forma simplista, quando o juiz não é competente para julgar determinado processo. Esta competência pode ser absoluta ou relativa. O artigo 95 do Código de Processo Penal coloca em seu rol de possíveis exceções a serem opostas a incompetência de juízo.

Quais as hipóteses de exceção previstas na CLT que suspendem o processo em que momento devem ser apresentadas pelo excipiente?

O artigo 799 da CLT estipula que as exceções de incompetência e suspeição (e também de impedimento) suspendem o processo, não cabendo, logo, decisão em sentido contrário quanto a isto. ... 795, CLT). Apresentada a exceção, o juiz ou o Tribunal designará audiência em 48 horas para instrução e julgamento (art.

Qual o prazo para alegar incompetência territorial?

2. O art. 800 da CLT contém expressa disposição para que a exceção de incompetência territorial seja apresentada antes da audiência, no prazo de 5 dias, a contar da notificação.

Quando a incompetência é relativa?

RESUMO: A regra a respeito da incompetência é a de que a absoluta deve ser conhecida de ofício pelo Juiz, enquanto que a relativa somente pode ser conhecida pelo magistrado depois de argüida pela parte através de exceção.

Quem deve alegar a incompetência relativa?

A incompetência relativa pode ser alegada pelo Ministério Público nas causas em que atuar.

É possível a competência relativa Tornar-se absoluta?

Para tanto, a competência delimita a jurisdição, como uma forma de organizar e distribuir o juízo que julgará aquela ação. Por conseguinte, a competência é classificada em absoluta ou relativa. ... Como já explicitado, a competência relativa poderá ser modificada ou prorrogada.

Quais são os critérios de competência relativa e absoluta?

A competência absoluta compreende as questões ligadas ao interesse do Estado, quais sejam, material, pessoal ou funcional. Por outro lado, a competência relativa está ligada ao interesse das partes, compreendendo o território ou o valor da causa.

O que diz a Súmula 33 do STJ?

- Não pode o Juiz apreciar de ofício a sua incompetência relativa. - Sendo relativa a competência do foro da mulher para a ação de separação judicial, não pode o Juiz do domicílio do marido, onde por este ajuizada a causa, declinar de sua competência sem argüição da mulher.

Quem julga exceção de incompetência?

A exceção de incompetência poderá ser oposta pelo réu, ou querelado, bem como mediante invocação do Ministério Público nos crimes de ação penal privada, em que esse órgão atua como fiscal da lei e não como autor.

Quando o juiz e incompetente CPP?

A incompetência do juízo sempre anula apenas os atos decisórios. Segundo o art. 567 do CPP, “A incompetência do juízo anula somente os atos decisórios, devendo o processo, quando for declarada a nulidade, ser remetido ao juiz competente”.

Quando um juiz será incompetente para julgar uma causa?

Quando um juízo é declarado incompetente para julgar ação, todas as suas decisões são nulas. Contudo, o juízo competente pode validar os atos do juiz anterior, incluindo o recebimento da inicial e todas as decisões anteriores à denúncia.

Qual o procedimento a ser seguido pelo juízo em caso de alegação de exceção de incompetência territorial?

“(...) em eventual caso de exceção de incompetência territorial, deve ser apresentada pela reclamada no prazo preclusivo de cinco dias contados a partir do recebimento da notificação, antes da audiência e em peça própria o que, sendo feito, ensejará a suspensão do curso do processo, até que se decida a exceção (artigo ...

O que é exceção de incompetência em razão do lugar?

EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA EM RAZÃO DO LUGAR - APLICAÇÃO DO ART. 651 , § 3º , DA CLT . Acolhida exceção de incompetência em razão do lugar quando o ajuizamento da ação não se deu em um dos locais da prestação de serviços, nos moldes do artigo 651 , § 3º , da CLT .

O que mudou na exceção de incompetência com a reforma trabalhista?

Conforme novo regramento, uma vez apresentada a exceção de incompetência territorial, o processo será suspenso até que seja decidida a exceção, e o juiz procederá a intimação das demais partes para manifestação no prazo comum de cinco dias, inclusive designando audiência de instrução para produção de prova oral, se ...

Quando pode ser alegada a ilegitimidade passiva?

4.1 MOMENTO PARA A ARGUIÇÃO DA ILEGITIMIDADE PASSIVA

Os preliminares de mérito devem ser suscitadas junto da contestação, tendo o polo passivo, a princípio, o prazo de 15 (quinze) dias úteis para fazê-lo, observadas as exceções descritas no art. 335 do CPC.

Como fundamentar ilegitimidade passiva?

A arguição de ilegitimidade tem como base a observância da preliminar apresentada pelo réu na contestação, bem como a análise do sujeito indicado por este para substituí-lo no polo passivo da relação jurídica.

Quem é a parte passiva no processo?

Polo passivo é o réu ou requerido, aquele contra o qual se abre um processo. Uma ação judicial constitui-se de três elementos identificadores: as partes, o pedido e a causa de pedir. O autor e réu são as partes processuais e formam, respectivamente, os polos ativo e passivo da ação.

Artigo anterior
Como então são definidos os conceitos de moral e de lei?
Artigo seguinte
O que são os planetas anões?