Pode o credor ficar com a coisa a título de pagamento da dívida garantida por hipoteca ou penhor?

Perguntado por: Joel Pinheiro  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (75 avaliações)

É nula a cláusula que autoriza o credor pignoratício, anticrético ou hipotecário a ficar com o objeto da garantia, se a dívida não for paga no vencimento. Após o vencimento, poderá o devedor dar a coisa em pagamento da dívida.

O que acontece caso a dívida garantida por meio da hipoteca não seja quitada?

3- O devedor, enquanto não quitada a dívida o devedor poderá explorar economicamente o imóvel, podendo até mesmo oferecê-lo a terceiros, para que esses possam usufruir do bem.

Quem fica com a posse da coisa no penhor comum?

Direitos e deveres do credor e do devedor pignoratício: O credor tem o direito de manter a posse da coisa empenhada e de retê-la, até que seja indenizado das despesas justificadas que tiver feito, não sendo ocasionadas por sua culpa.

Em que situações pode ocorrer a extinção da hipoteca?

A hipoteca extingue-se: I - pela extinção da obrigação principal; II - pelo perecimento da coisa; ... Não extinguirá a hipoteca, devidamente registrada, a arrematação ou adjudicação, sem que tenham sido notificados judicialmente os respectivos credores hipotecários, que não forem de qualquer modo partes na execução.

Pode dar em garantia à propriedade do solo mediante hipoteca?

1.487 do CC “a hipoteca pode ser constituída para garantia de dívida futura ou condicionada, desde que determinado o valor máximo do crédito a ser garantido”. Diante do exposto acima pode-se afirmar que o requisito objetivo abarca os bens possíveis de serem objetos de hipoteca.

Hipoteca (Direitos Reais) - Resumo Completo

35 questões relacionadas encontradas

Quais são os bens que podem ser dado em garantia na hipoteca?

A hipoteca é uma garantia real de natureza civil que possui como objeto bens imóveis, aeronaves e navios, pertencentes ao devedor ou a terceiro que visa assegurar o recebimento de um crédito ou dívida mesmo não sendo entregue ao credor.

Pode hipotecar imóvel já hipotecado?

O dono do imóvel hipotecado pode constituir outra hipoteca sobre ele, mediante novo título, em favor do mesmo ou de outro credor. Salvo o caso de insolvência do devedor, o credor da segunda hipoteca, embora vencida, não poderá executar o imóvel antes de vencida a primeira.

Quanto tempo dura uma hipoteca?

O art. 238 da Lei nº 6.015/73, explicita o alcance da regra, ao dispor: 'O registro da hipoteca convencional valerá pelo prazo de 30 (trinta anos), findo o qual só será mantido o número anterior se reconstituída por novo título e novo registro'.

Como cancelar hipoteca em registro?

251, I da Lei de Registros Públicos: O Cancelamento da hipoteca só pode ser feito: I à vista de autorização ou quitação, outorgada pelo credor ou seu sucessor, em instrumento público ou particular …” Apesar da recusa da instituição financeira em conceder o termo de quitação aos requerentes, bem como ausência de ...

Quando ocorre o resgate à remição?

A remição é liberatória, quando a intenção do remidor é liberar o imóvel do encargo ou ônus hipotecário. Por ela, a hipoteca se extingue. É remissão extintiva, desde que, pelo resgate desaparece a dívida. O adjeto segue o principal, é a regra.

O que é considerado penhor comum?

O penhor comum ou tradicional é que decorre da vontade das partes, tendo a entrega de coisa móvel ao credor, em garantia por celebração do negócio. Já o penhor especial está sujeito às regras específicas, como o penhor rural, industrial, de títulos de crédito, de veículos e o penhor legal.

Como regra no penhor pignoratício a coisa empenhada fica na posse do credor?

Como regra, no penhor pignoratício a coisa empenhada fica na posse do credor. ... Somente os bens hipotecados ou penhorados garantem o pagamento da dívida e despesas judiciais, não remanescendo responsabilidade pessoal do devedor caso não sejam suficientes para tanto.

Onde deverá se registrar um penhor comum para que ele se constitua em direito real?

Assim, tanto o penhor de direito como o penhor de título de crédito são levados a registro no Cartório de Títulos e Documentos.

Quais são os direitos reais de garantia com quem fica a posse do bem garantidor em cada um destes direitos?

São três os direitos reais de garantia: hipoteca penhor e anticrese. A validade e eficácia das garantias reais se dividem em três requisitos: subjetivos, objetivos e formais.

O que o adquirente de um imóvel hipotecado pode fazer para não perder seu direito de propriedade sobre o bem adquirido?

6) Como não perde a posse do imóvel hipotecado poderá defendê-la contra o credor ou terceiros que a molestarem. 7) O imóvel pode ser hipotecado mais de uma vez, mediante novo título, quer em favor do mesmo credor, quer de outra pessoa (CC, art. 1.476).

Quais as consequências em relação a hipoteca que recai sobre o imóvel?

Em relação aos seus efeitos quanto aos bens gravados, observa-se que: 1) A hipoteca adere-se ao imóvel, acompanhando-o em todas as mutações subjetivas, até que se opere sua extinção. 2) Perecendo o bem hipotecado, desaparece o ônus real.

Como cancelar hipoteca de imóvel?

Para efetuar a baixa da hipoteca, o interessado(novo proprietário) deve se dirigir ao cartório de registro de imóveis, onde o imóvel está registrado, munido de todos os documentos do imóvel e pessoais, assim como o termo de quitação, acompanhados do requerimento e procuração, ambos assinados e com firma reconhecida em ...

Quem paga o cancelamento de hipoteca?

A súmula nº 308, do STJ estabelece que a hipoteca firmada entre a construtora e a instituição financeira, anterior ou posterior à celebração do contrato, não tem eficácia perante o adquirente do imóvel. Baixa da hipoteca que deve ser providenciada pelo devedor direto, após a quitação do preço pelo adquirente do imóvel.

O que é cancelamento parcial de hipoteca?

Significa que cada parte do crédito é garantida por toda a coisa. O pagamento parcial não provoca a liberação da garantia na mesma proporção, de modo que enquanto o devedor não solver integralmente sua obrigação, o bem persiste vinculado por inteiro (RDI 30 – Notas Sobre a Hipoteca no Registro de Imóveis – item n.

É possível que um bem seja dado em hipoteca Mais de uma vez?

Sim. A nossa legislação permite que um mesmo imóvel seja dado em garantia de mais de uma dívida, desde que com outro título constitutivo. Pode ser em favor do mesmo credor ou de outro credor (artigo 1.476 do Código Civil). É possível, portanto, que o mesmo imóvel seja gravado com várias hipotecas.

Quanto tempo leva para dar baixa na hipoteca?

Até 30 dias A baixa de hipoteca no cartório deve ser solicitada em até 30 dias após a quitação total do proprietário, conforme a Lei 9.514/1997. Portanto, se os contratos possuírem um prazo maior para a liberação da hipoteca, a cláusula é inválida.

Quantas hipotecas podem ter um imóvel?

Em princípio, a lei admite a constituição de mais de uma hipoteca sobre um mesmo imóvel, nos termos da previsão do art.

É possível a remição da hipoteca pelo adquirente do imóvel hipotecado?

Ao adquirente do imóvel hipotecado - Dentro em trinta dias, contados do registro do título aquisitivo, tem o adquirente do imóvel hipotecado o direito de remi-lo, citando os credores hipotecários e propondo importância não inferior ao preço por que o adquiriu.

Em que casos a hipoteca não depende de contrato?

Penhor legal é uma espécie de direito real sobre coisa alheia. Não necessita de contrato ou convenção entre as partes, sendo formado por ato unilateral do credor ou por força da lei, diferente do penhor comum e até de algumas espécies de penhor especial que exigem o acordo.

O que pode ser dado em garantia?

Nas dívidas garantidas por penhor, anticrese ou hipoteca, o bem dado em garantia fica sujeito, por vínculo real, ao cumprimento da obrigação. Só aquele que pode alienar poderá empenhar, hipotecar ou dar em anticrese; só os bens que se podem alienar poderão ser dados em penhor, anticrese ou hipoteca.

Artigo anterior
Qual o objetivo da areia movediça?
Artigo seguinte
Qual era a população em 2017?