Como saber se uma rachadura e perigosa?

Perguntado por: Mónica Pacheco  |  Última atualização: 13. Juli 2024
Pontuação: 4.3/5 (27 avaliações)

Seu nível de gravidade é urgente! Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.

Quando a rachadura é preocupante?

Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.

Como saber se a estrutura da casa está comprometida?

5 sinais de que um imóvel está com problemas estruturais
  1. Fissuras, trincas ou rachaduras. ...
  2. Mofo e bolores. ...
  3. Paredes descascadas e com bolhas. ...
  4. Descolamento do revestimento. ...
  5. Falhas de concretagem.

Quando se preocupar com trincas no teto?

Quando as fissuras começam a ficar cada vez maiores, é preciso ligar o sinal de alerta. Primeiramente, pois essas aberturas são pontos críticos de infiltração, e podem comprometer a parede tanto interna quanto externamente. Além disso, trincas grandes são indicativos de problemas mais sérios de fundação.

Como saber se a rachadura na parede e estrutural?

Direção e profundidade. A direção para onde a rachadura cresce também pode ser um sinal de alerta. Rachaduras inclinadas da diagonal e profundas indicam problemas na estrutura do imóvel. No caso de rachaduras com esse aspecto, é possível que a casa tenha problemas na fundação ou por excesso de peso.

TODA RACHADURA É PERIGOSA? DESCUBRA EM 5 PASSOS

30 questões relacionadas encontradas

Qual o perigo de rachaduras na parede?

Uma rachadura na parede se torna perigosa quando começa a comprometer a integridade do imóvel e a segurança dos moradores. Quando elas são superficiais, o principal problema é de ordem estética, já que uma rachadura na parede interna prejudica a pintura e traz um aspecto desagradável para o imóvel.

É normal a parede trincar?

Normalmente, as trincas na parede na diagonal aparecem próximas a janelas ou portas. Na maioria dos casos, estão relacionadas à carga aplicada na alvenaria ou à falha nas vergas e nas contravergas da construção. Lembrando que os itens estruturais tem como objetivo superar as movimentações das esquadrias.

Qual a rachadura mais perigosa?

Fissuras recortadas que se movem em uma direção diagonal ou que parecem um conjunto de escadas subindo sua parede podem ser um sinal de movimento estrutural e podem ser um pouco mais graves do que as fissuras que simplesmente sobem e descem.

Porque a casa começa a rachar?

Materiais diferentes em atrito

Afinal, cada material (madeira, ferro, bambu, cerâmicas…) possui um nível de dilatação diferente. Logo, com o passar do tempo é natural que essa diferença faça com que esses materiais se separem, ocasionando fissura, trinca e rachadura na parede.

É normal a casa ter rachaduras?

As rachaduras nas paredes são bastante comuns, mas não podem ser ignoradas, um problema superficial pode se tornar um risco mais grave. Por isso, é sempre bom ficar atento à estrutura da sua casa e corrigir qualquer sinal de trinca que aparecer.

Quais são os sinais de desabamento?

Se o imóvel começou a apresentar rachaduras, trincas e infiltrações nas paredes mantenha o alerta ligado. Esses são indícios básicos de qualquer desabamento. Não quer dizer que necessariamente seu imóvel vai desabar, mas medidas se segurança devem ser tomadas.

Quando uma casa pode cair?

"Se o imóvel não foi construído com rigor, ele vai cair. Pode ter certeza que o custo de construir de forma segura é altíssimo. Quando o terreno plano é ruim, e se é de encosta, é sinal de muitos problemas e pode desmoronar", alerta o especialista.

Como saber se a laje tem risco de cair?

“Rachaduras transversais e transpassantes, aquelas que eu vejo o outro lado da parede, e estalos são sinais bem importantes de que a ruína pode ocorrer”, acrescenta o coronel Rossano. Os estalos podem, inclusive, mudar a frequência de acordo com a gravidade da situação.

Quando uma rachadura na laje é perigoso?

As trincas são aberturas mais acentuadas e profundas, de 0,5 a 1,5 mm. Podem ser visualizadas a olho nu e são bem mais perigosas que as fissuras pois já ocorreu a ruptura do elemento estrutural e podem afetar a segurança da peça. As rachaduras são fendas com abertura superior a 1,5 mm, profundas e bem destacadas.

O que causa trinca na laje?

Ainda que o seu planejamento de obra seja o melhor possível, as trincas podem aparecer na laje. Isso ocorre quando alguma tensão pressiona o material e ele se abre para aliviar a força — o que ocasiona não só as trincas, mas também rachaduras e fissuras diversas. Em caso de rachaduras, o problema é sério e estrutural.

O que é uma rachadura estrutural?

O que são as rachaduras nas estruturas de concreto e o que elas representam. A princípio, as rachaduras são manifestações patológicas que impactam a construção civil e que podem intervir negativamente na estética, na durabilidade, especialmente nas particularidades estruturais da obra.

Qual a diferença entre trinca e rachadura?

As fissuras podem se tornar trincas, que além de maiores, são também mais profundas. As trincas, por sua vez, podem evoluir para rachaduras, que são identificadas mais facilmente por poderem permitir a passagem das intempéries para o interior das edificações.

É normal ter rachaduras no teto?

Movimentações do solo, encolhimento e expansão derivados do clima, idade e degradações causadas pela água são exemplos de fatores que podem causar danos a estrutura dos mais variados tipos de construções. Um dos problemas mais comuns observados em residências é o surgimento de rachaduras e fendas em tetos de gesso.

Qual a diferença entre trincas e fissuras?

Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.

Qual a espessura de uma rachadura?

Rachadura: É o tipo de abertura mais sério e perigoso dentre os três, necessitando de cuidados urgentes. Sua espessura é de 3 mm ou mais, o que permite que água de chuva e vento possam transitar com mais facilidade por entre a fenda.

Como consertar rachadura grande na parede?

Uma rachadura na parede simples pode ser consertada em poucas horas. Seja cobrindo com uma camada de massa corrida, gesso ou tinta, é indicado respeitar o tempo de secagem de cada produto. Isso vale especialmente para superfícies que vão receber tinta, pois a umidade dos materiais pode gerar novas rachaduras no futuro.

Quando o piso racha?

Existem diversos fatores que podem ocasionar rachaduras no piso, sendo que muitas deles se devem a fatores anteriores à concretagem e ao assentamento do piso. Além disso, é possível destacar que questões externas, como umidade, calor e peso, também podem causar desgaste no piso e provocar rachaduras.

Por que o reboco da parede racha?

Entenda de uma vez por que o reboco racha

Porém, nem sempre a construção cede por igual, e quando uma parte desce mas que a outra, formam-se as rachaduras; cálculo errado da sobrecarga de uso: além do peso dos elementos da construção, é preciso calcular o peso do uso do imóvel, o que inclui móveis e tráfego de pessoas.

O que causa trinca vertical na parede?

Fissura vertical: Esse tipo de fissura ocorre devido excesso de carregamento na vertical (Figura 1) o que acarreta a compressão e essa parede de alvenaria sofrerá uma tração. E a argamassa sofre a deformação.

Quais são os tipos de trincas?

Classificação das trincas e fissuras

De acordo com a norma NBR 9573:2003, podemos classificar como microfissuras as aberturas inferiores a 0,05mm. Como fissuras, as aberturas inferiores a 0,5mm e ainda como trincas para aberturas de até 1mm.

Artigo anterior
Quem é mais forte Omni Man ou Superman?
Artigo seguinte
Quais são as principais consequências dos incêndios florestais?