Pode iniciar um parágrafo com a conjunção Porém?

Perguntado por: Benedita Gabriela Jesus Esteves Miranda  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (32 avaliações)

Os manuais de redação afirmam que não se pode iniciar oração com porém.

Pode usar porém no começo da frase?

Nada se pode concluir do ocorrido, porém.'' Em começo de frase, porém não deve ser seguido de vírgula, pois é uma conjunção, ou seja, liga uma oração a outra. Quando está deslocado na frase, porém deve aparecer entre vírgulas, pois neste caso há uma intercalação.

Quando usar a conjunção Porém?

O uso do “Porém”

O Porém com acentuação gráfica, é sinônimo de “mas”, “contudo”, “todavia”, “no entanto”. Pode também ser considerada como um substantivo comum masculino, quando representa algum obstáculo. Exemplos: Vocês podem comer sorvete, porém devem almoçar antes.

Pode usar porém na redação?

“Porém” é uma conjunção adversativa, que dá ideia de oposição. Ela foi usada indevidamente na frase, pois a ideia não é de oposição, e sim de adição. Exemplo: “Dessa forma, esses programas tem sido usados por muitos como instrumento de trabalho, estudo.” Como o sujeito está no plural, o “tem” deve ser acentuado.

Pode começar frase com conjunção e?

Sim, podemos começar uma frase com a conjunção e. De entre os vários contextos de utilização desta conjunção coordenativa, Maria Helena de Moura Neves refere, na Gramática de Usos do Português, que as frases ou enunciados podem ser também os elementos coordenados por e: «Nada mais o atingia.

ESTRUTURA DO PARÁGRAFO NA REDAÇÃO - Profa. Pamba

17 questões relacionadas encontradas

Como usar o é ou é?

Uso errado de e/ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne e/ou peixe. Forma correta com a conjunção ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne ou peixe. É também errado o uso de e/ou quando se pretende transmitir apenas a soma dos elementos, devendo nesses casos ser utilizada apenas a conjunção e.

É ou é?

/Dúvidas /E, é, è, eh ou he? As formas – e, é e eh – existem na Língua Portuguesa; “è” está incorreto e “he” pode ser usado de forma informal. Ou seja, ambas os termos “e”, “é” e “eh” estão corretos, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações.

Quais palavras não podem ser usadas em uma redação?

5 palavras que não pode usar na redação do Enem de jeito nenhum
  1. “Aí” e “daí” Existem diversas palavras da linguagem falada que são muito comuns também na escrita, certo? ...
  2. Interjeições. ...
  3. Contrações. ...
  4. Vícios de linguagem. ...
  5. “E” repetidamente.

Pode usar entre outros na redação?

E mais: mas não use o “etc” na redação! A sigla empobrece o texto, substitua por “entre outros” e seus variados.

Quais palavras podem ser usadas em uma redação?

Esses termos são usados para conectar frases, orações, expressões ou parágrafos.
  • De acordo com.
  • Por outro lado.
  • Em síntese.
  • Antes de mais nada.
  • Sob o mesmo ponto de vista.
  • Ademais.

Qual a conjunção de Porém?

2. Conjunções Adversativas. Exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia.

O que significa conjunção Porém?

Significado de Porém

[Gramática] Conjunção que inicia ou encerra uma oração ou período expressando uma oposição ou restrição em relação ao que foi dito.

Quando usar porém sem acento?

Porem, sem acento, é usado corresponde a 3ª pessoa do plural do infinitivo pessoal do verbo pôr. Nesse caso terá o sentido de colocar, pendurar, depositar, apoiar.

Que no começo de frase?

Uso do que

Início de frase: introduz pergunta ou indica intensidade. Meio de frase: faz referência a algo/alguém de que/quem já se falou em algum momento anterior. Exemplos: Que estrondo foi esse? (função de pronome interrogativo)

Quem no início de frase?

O uso do pronome relativo “quem”

Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.

Como no início da frase?

Advérbio. Ao assumir a posição de advérbio interrogativo de modo, o vocábulo “como” sempre aparecerá no início de frases interrogativas diretas. Exemplo: Como finalizaremos o artigo? A palavra “como” também pode exprimir circunstância de intensidade.

Pode usar 3 pontos na redação?

Reticências indicam dúvida, hesitação ou reflexão do interlocutor. Por isso, não é recomendada na redação do Enem e vestibulares.

Pode usar a primeira pessoa do plural em uma dissertação?

Quanto ao ponto de vista do autor na dissertação argumentativa, ele pode ser manifestado em primeira pessoa do singular ou plural. É possível também utilizar os verbos na terceira para defender conceitos conhecidos ou universais, já expressos anteriormente por outros.

Pode usar terceira pessoa na redação?

Em geral, a redação dissertativa é escrita na terceira pessoa do singular, mas em algumas provas é permitido que o candidato escreva em primeira pessoa. Certifique-se se existe alguma orientação nesse sentido no enunciado da questão.

O que você não deve fazer em uma redação?

Palavras totalizantes, como “sempre”, “tudo”, “nada”, “todos”, “ninguém”, “jamais” ou palavras de sentido coletivo, como “população”, “família”, “sociedade”, “juventude”, são armadilhas para as generalizações.

Quais são as regras na redação para não errar?

Não use gírias, palavras vulgares ou expressões como “tipo assim”, “né”, “tá ligado”, nem tente escrever “difícil”. Em uma redação, você pode usar uma linguagem simples, mas deve seguir o padrão da norma culta.

O que não se pode fazer em um texto dissertativo?

Não use chavões, provérbios, ditos populares ou frases feitas. Não use questionamentos em seu texto, sobretudo em sua conclusão. Evite usar palavras como "coisa" e "algo", por terem sentido vago. Prefira: elemento, fator, tópico, índice, item etc.

Qual é a diferença entre é ou é?

No italiano, "è" significa "ser" ou "é", por exemplo "il cane è piccolo", significando "o cachorro é pequeno". "È" deriva do latim "est" e é acentuado para se distinguir de "e", que significa "e" no português. No latim macedônico, "è" é equivalente a letra "Ye" com acento grave.

É ou são exemplos?

A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!

É ou são a mesma coisa?

Portanto, somos levados a pensar no dia e não na soma dos que se foram e, portanto, a frase fica no singular: Hoje é (o dia) 15 do mês de março ou Hoje é 15 de março. Da mesma forma, se só a palavra “dia” for acrescentada, o verbo ficará no singular: Hoje é dia 18. ... O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

Artigo anterior
Quais são os gases mais poluentes?
Artigo seguinte
Qual a importância da conformação mecânica para a indústria?