Qual a importância da alfabetização e letramento na ação pedagógica?

Perguntado por: Rafaela Luísa de Oliveira  |  Última atualização: 13. März 2022
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Dentro do contexto ensino-aprendizagem, a alfabetização e o letramento devem ser compreendidos como etapa essencial para a formação do educando, pois o aluno leva para a vida toda a bagagem cultural que adquiriu na prática do ler e escrever.

Qual a importância da alfabetização e do letramento?

A alfabetização é a base para uma educação construtiva, o qual ajuda as pessoas a desenvolver a leitura, a escrita, a comunicação, as ideias e os pensamentos, o letramento utiliza a escrita para resolver problemas do dia a dia, facilitando assim suas práticas sociais podendo produzir gêneros textuais.

O que é alfabetização e letramento na pedagogia?

A alfabetização é a habilidade de ler e escrever pequenos textos de maneira coerente, já o letramento está relacionado as práticas sociais da leitura e da escrita. Com base nestes conceitos, o alfabetizar letrando possibilita além do aprender a ler e escrever.

Qual a importância das práticas de alfabetização e letramento para o professor alfabetizador?

É papel do professor alfabetizar a criança dentro de um contexto, através de práticas de letramento. É durante este processo que o alfabetizador deve despertar no educando o gosto pela leitura.

Qual a relação entre alfabetização e letramento?

Alfabetização é um processo de aprendizagem no qual o indivíduo desenvolve a competência de ler e escrever, enquanto que o letramento se ocupa da função social dessa leitura e dessa escrita. São processos complexos mas que devem caminhar juntos e, talvez esse seja o maior desafio de professores alfabetizadores.

Conhecimentos Pedagógicos - Alfabetização e Letramento

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Qual o conceito de alfabetização e letramento para Magda Soares?

O LETRAMENTO

De acordo com a autora: “Verifica-se uma progressiva, porém cautelosa, extensão do conceito de alfabetização em direção ao conceito de letramento: do saber ler e escrever ao ser capaz de fazer uso da leitura e da escrita.” (SOARES, 2017: 33).

Porque alfabetização e letramento não devem ser separados?

Não podemos separar os dois processos, pois a princípio o estudo do aluno no universo da escrita se dá concomitantemente por meio desses dois processos: a alfabetização, e pelo desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita , o letramento.

Qual a importância do professor alfabetizador?

O professor alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas que propiciem aos alunos o desenvolvimento das habilidades para ler e escrever com compreensão.

Qual é o papel do professor no processo de alfabetização e letramento citado por Freire?

Esse modelo é baseado na visão de que o professor é o centro do processo e detentor do conhecimento das matérias, sendo o responsável por depositar aquilo que sabe em seus alunos.

Qual a importância da alfabetização nos anos iniciais?

A alfabetização se constitui em uma etapa primordial nos anos iniciais do ensino fundamental que integrada ao letramento contribui para a efetuação eficaz do ensino e da aprendizagem no qual têm por objetivo que os alunos desenvolvam a escrita e a leitura, concomitantemente, tendo em vista que são processos ...

Qual é o conceito de alfabetização?

Com base nos autores estudados é possível perceber que o conceito mais utilizado para definir o que é alfabetização é que se trata de um processo da aprendizagem inicial da leitura e escrita, ou seja, alfabetizada é quem é capaz de ler e escrever, ou, domina as habilidades básicas do uso da leitura e escrita.

Qual é o objetivo da alfabetização?

Alfabetização é a aquisição da escrita e da linguagem, na apropriação, no domínio do código linguístico do alfabeto e sua utilização para comunicação, é definida como um processo no qual o indivíduo constrói seu conhecimento, tendo um tempo para começar e terminar.

Qual o papel do professor no processo de alfabetização Segundo a Bncc?

Dominar as relações entre grafemas e fonemas; Saber decodificar palavras e textos escritos; Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras; Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).

Como o professor pode contribuir para tornar o processo de alfabetização mais significativo para os seus alunos?

A utilização do texto para a alfabetização em sala de aula é algo muito importante, onde o professor deve criar estratégias para ensinar de acordo com as características individuais de seus alunos, isso envolve leitura, produção de textos promovendo a alfabetização e também o letramento.

Qual a relação da proposta de Paulo Freire com o processo de alfabetização dos sujeitos?

O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.

Quais as características de um professor alfabetizador?

Há algumas características que eu considero fundamentais ao alfabetizador, como ser um constante pesquisador; ter clareza do currículo, compreendendo o que os alunos devem aprender; compreender a avaliação como processo essencial na aprendizagem dos alunos, etc.

Quais os conhecimentos básicos que um professor alfabetizador deve ter?

O alfabetizador é um profissional do ensino de línguas e, como tal, além do domínio e das técnicas pedagógicas deve possuir sólidos conhecimentos lingüísticos tanto da língua, enquanto meio de comunicação, quanto sobre a língua, enquanto objeto de análise.

Como deve ser o perfil de um professor alfabetizador?

A formação dos professores alfabetizadores precisa contemplar conhecimento sobre os processos pelos quais os alunos aprendem a ler e a escrever, as formas de intervenção, conteúdos e metodologias que podem ajudar o professor alfabetizador em seu trabalho diário com diferentes alunos.

Qual o problema da alfabetização e letramento?

Esse processo pode influenciar negativamente no desenvolvimento das crianças na fase escolar, aumentando a probabilidade de problemas físicos, sociais e emocionais, repercutindo, inclusive, caso não diagnosticado e tratado corretamente, na evasão escolar.

Quais os desafios da alfabetização e letramento?

O sistema educacional brasileiro vive diante do desafio de alfabetizar letrando, e isto faz com que educadores repensem sobre os conceitos de que não basta o aluno aprender ler, é preciso que ele tenha condições de usar a língua em todas as práticas sociais de leitura e escrita.

Quais as dificuldades que encontra para trabalhar alfabetização e letramento com seus alunos?

As crianças podem ter dificuldades com a leitura devido a dificuldades subjacentes à decodificação de palavras ou compreensão de linguagem. Outras têm dificuldade em adquirir as habilidades de ler, escrever e soletrar devidamente, sendo muito difícil atingir uma fluência esperada para sua idade.

Qual a importância da mediação do professor no processo de alfabetização?

O professor mediador na alfabetização atua como uma primeira “ponte” que leva seus alunos e constituir, inicialmente, e ampliar, dentro do possível para a faixa de escolarização, os conhecimentos registrados pela escrita. Quanto mais conhecimentos escritos eles dominam, maior seu grau de letramento.

Qual a importância do professor conhecer a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento muito importante para profissionais da educação, para os estudantes e para a sociedade em geral. Ela tem como função primordial nortear as aprendizagens que os alunos devem desenvolver nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Qual é o papel do professor nos anos iniciais?

Nos dados empíricos o papel do professor dos anos iniciais é a formação integral da criança, com a ênfase para ensinar a ler, a escrever e a contar. A maior alegria consiste na interação com a criança, no constatar seu desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem.

Qual é o objetivo da aprendizagem?

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

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