Pode haver água em Mercúrio?

Perguntado por: Alexandre Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (38 avaliações)

Existe água em Mercúrio? Parece estranho pensar que exista água em um planeta tão quente, muito menos gelo de água. Mas foi isso o que a MESSENGER parece ter encontrado. Na verdade, a sonda detectou um reflexo, que parecia ter vindo de um pedaço de gelo, em algumas das crateras ao redor dos polos do planeta.

Como o Mercúrio chega a água?

Há duas hipóteses: teria sido trazida por cometas e asteroides, ou pode ter se formado no próprio solo, a partir de reações químicas entre o oxigênio e o hidrogênio injetado na superfície através do vento solar.

É possível pousar em Mercúrio?

Para pousar com segurança ou entrar em órbita estável a espaçonave deve contar com motores de foguetes. A aerofrenagem está fora de cogitação por causa da tênue atmosfera, além disso uma viagem para Mercúrio exige mais combustível do que para escapar completamente do sistema solar.

O que tem dentro de Mercúrio?

Os astrônomos o consideram o menor no Sistema Solar desde que Plutão foi rebaixado à nomenclatura de Planeta Anão. A atmosfera do planeta Mercúrio é constituída de potássio, sódio, hélio, oxigênio molecular, hidrogênio, além de nitrogénio, dióxido de carbono e vapor de água.

Tem gelo em Mercúrio?

Desde as descobertas da missão Messenger, em 2012, os cientistas sabem que existe gelo em Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol. A água congelada fica nos polos, dentro de crateras eternamente escondidas da luz solar.

COMO SERIA VIVER EM MERCÚRIO

27 questões relacionadas encontradas

Porque Mercúrio é tão frio?

Primeira: ao contrário da Terra, que por causa de sua atmosfera é capaz de reter o calor do dia ao longo da noite, a superfície de Mercúrio está em contato direto com o vácuo em seu entorno.

Por que Mercúrio é frio?

À noite é muito frio porque Mercúrio perde quase todo o seu calor, pois há pouca atmosfera para manter o calor. A temperatura pode cair quase para -175 °C.

Por que Mercúrio não tem Lua?

Mercúrio e Vênus não têm luas

Por estar muito próximo do Sol, qualquer lua que Mercúrio pudesse ter tido ou tentado capturar estaria em uma órbita instável, porque o Sol a puxaria. Logo, a Lua eventualmente se afastaria e orbitaria o Sol, abandonando o primeiro e menor planeta de nosso sistema.

Qual a composição da atmosfera de Mercúrio?

A atmosfera de Mercúrio é basicamente composta por átomos de árgon, néon e hélio e apresenta uma pressão muito baixa, cerca de um bilhão de vezes menor do que a da Terra ao nível do mar.

Porque Mercúrio não é o planeta mais quente?

Já Mercúrio, possuindo uma fina e pouquíssima densa atmosfera, não consegue prender minimamente a imensa quantidade de energia que chega do Sol até ele. Assim, as temperaturas na superfície desse planeta não passam dos 420°C (só, né...), mesmo estando bem perto da nossa estrela.

É possível pousar em Netuno?

Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.

É possível ter vida em Saturno?

Podemos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Nem pensar. Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas. Porém, algumas das luas destes planetas têm características interessantes.

É possível viver em Vênus?

A possibilidade de vida em Vénus é um assunto de interesse na astrobiologia devido à sua proximidade e semelhanças com a Terra. Até o momento, nenhuma prova definitiva foi encontrada de vida passada ou presente em Vénus.

Como ocorre a contaminação do mercúrio no meio ambiente?

No solo, o mercúrio também causa o empobrecimento da fertilidade, chegando a inutilizar completamente uma região. Na água é ainda pior, já que as móleculas do metal rapidamente contaminam os rios e ocasionam na morte de espécies.

Quais as formas de contaminação por mercúrio?

Vias de exposição: a principal via de exposição é ocupacional – quando os trabalhadores entram em contato com o mercúrio inorgânico por meio da inalação e do contato dérmico. Outra via de exposição a ser considerada é a ingestão de produtos farmacêuticos e o consumo de alimentos contaminados.

Por que o mercúrio pode chegar a regiões mais profundas da água doce ou do mar?

O motivo é a própria água do mar. A versão potencialmente perigosa do mercúrio é o metilmercúrio (C2H6Hg), que se une à matéria orgânica dissolvida em água doce e, no mar, liga-se ao cloreto, ou seja, ao próprio sal.

Qual é a composição da atmosfera de Saturno?

Na superfície do planeta, os ventos movem-se muito rapidamente e podem alcançar incríveis 1800 km/h, o que seria quatro vezes mais rápido do que a maioria dos furacões aqui da Terra. A atmosfera de Saturno também é predominantemente composta por hidrogênio (97%), além de gás hélio (3%) e gás metano (0,05%).

Qual a composição da atmosfera?

Atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra, é composta por gases como oxigênio, hidrogênio e gás carbônico. É dividida em camadas e garante a sobrevivência no planeta.

Qual a composição de cada planeta?

Todos os planetas têm rochas e metais. Cada um com suas características. A superfície de Mercúrio pode ser comparado à da Lua, coberta de crateras. Já a parte interna lembra à da Terra, com um núcleo sólido e várias camadas de rochas até a sua superfície.

Quais são os planetas que não tem Lua?

No nosso Sistema Solar, os planetas são divididos entre gasosos e rochosos. Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

Quais os planetas que não possuem luas?

Vênus, junto com Mercúrio, é um dos dois planetas do Sistema Solar que não possui satélites naturais.

Porque é que a Lua não é um planeta?

A Lua é um planeta secundário porque gira em volta de um planeta maior, a Terra. A Lua é um satélite (natural) da Terra." Resposta: Esta frase está gravemente errada. A Lua não é um planeta mas sim um satélite natural da Terra.

Por que Mercúrio é mais frio que Vênus?

2) Vênus é mais quente do que Mercúrio

Isso acontece porque a atmosfera densa de Vênus é composta de dióxido de carbono e nuvens de ácido sulfúrico que prendem o calor dentro do planeta em uma versão mais intensa do efeito estufa da Terra.

Qual é a temperatura de Mercúrio?

A temperatura na superfície do lado de Mercúrio mais perto do Sol chega a 427 graus Celsius, uma temperatura quente o suficiente para derreter estanho. No lado oposto, ou lado da noite, a temperatura desce a -182 graus Celsius.

Por que a temperatura da parte escura de Mercúrio?

Isso ocorre pelo fato de não haver atmosfera no planeta, apenas uma camada de hélio que, acredita-se, seja proveniente do próprio sol, ou então do decaimento radiativo dos elementos que compõem suas rochas, ainda não há consenso.

Artigo anterior
Quem fez Encceja pode fazer EJA?
Artigo seguinte
Qual o volume de um copo descartável?