Pode fazer clareamento com fluorose?

Perguntado por: Rafael Costa Batista  |  Última atualização: 28. Januar 2025
Pontuação: 4.1/5 (1 avaliações)

Medidas terapêuticas conservadoras como o clareamento dentário e a microabrasão de esmalte podem ser benéficos em casos de fluorose leve.

Quando não se pode fazer clareamento dental?

O procedimento não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pacientes com hipersensibilidade ao medicamento, indivíduos com doença periodontal e presença de muitas restaurações estéticas e/ou retrações gengivais. O clareamento também é contraindicado para crianças de até 10 anos.

Como reverter a fluorose?

Tratamentos indicados para a fluorose dentária

De acordo com o especialista, em casos leves de fluorose dentária os dentistas geralmente utilizam o método da microabrasão, onde se faz um leve desgaste químico do esmalte dos dentes até que seja possível atingir uma camada com a coloração natural.

O que fazer em caso de fluorose?

Nos casos de fluorose leve, que são as formas mais prevalentes, o tratamento mais indicado é a combinação das técnicas de microabrasão de esmalte e clareamento dental, por serem considerados os tratamentos menos invasivos já fundamentados na literatura para a diminuição dos efeitos da fluorose, podendo promover um ...

Tem como tirar fluorose?

Tem como tirar fluorose do dente? Não é possível tirar fluorose do dente com método caseiro. Por outro lado, você pode e deve prevenir o aparecimento dessas manchas, fazendo uma boa higiene bucal e contando com o dentista especialista para fazer procedimentos como aplicação de flúor, limpezas, raspagem no dente etc.

MICROABRASÃO: PASSO A PASSO PARA REMOÇÃO DE MANCHAS BRANCAS

41 questões relacionadas encontradas

Quem tem mancha branca no dente pode fazer clareamento?

No entanto, áreas hipoplásicas (manchas brancas, áreas de hipocalcificação) previamente presentes na superfície de esmalte, e muitas vezes imperceptíveis, podem ser evidenciadas durante o clareamento.

É normal o dente ficar manchado durante o clareamento?

É preciso deixar claro que o clareamento dental não causa manchas. No entanto, áreas hipoplásicas (manchas brancas, áreas de hipocalcificação) previamente presentes na superfície do esmalte, e muitas vezes imperceptíveis, podem ser evidenciadas durante o clareamento.

Como saber se é fluorose?

A aparência clínica da fluorose leve inclui a presença de estriações brancas, difusas, opacas e bilaterais que correm ao longo do esmalte. Nas formas mais graves, o esmalte pode apresentar-se manchado e/ou “escavado”. Quando da erupção, o esmalte fluorótico não se apresenta manchado.

Qual o período de maior risco de fluorose dental?

Larsen et al.27, mostraram que o período de maior risco para o desenvolvimento da fluorose está entre 2,5 a 8,5 anos de idade. Nem todos os dentes são igualmente afetados pela fluorose dentária.

Como diferenciar mancha branca de cárie e fluorose?

A fluorose provoca uma má formação dos dentes, durante o período da primeira infância, causada pela ingestão excessiva de flúor, e sua lesão pode ser percebida devido a menor densidade de minerais, causando também diferença no índice de refração de luz, mostrando-se como uma mancha branca.

Quem tem fluorose pode aplicar flúor?

Tratamento de Fluorose dentária:

Os casos mais simples podem ser sanados somente com a moderação do uso do flúor. Os estágios mais avançados de Fluorose dentária podem ser tratados com microabrasão dental (aplicação de ácidos) também usado em clareamentos.

O que causa fluorose dentária?

A fluorose dentária é uma patologia que afeta os dentes e que se desenvolve durante a sua formação, é desencadeada pela presença em excesso de fluoreto (ou flúor), e manifesta-se ao nível do esmalte dentário na forma de manchas e/ou defeitos anatómicos.

Qual a idade que se dá à fluorose?

O período de desenvolvimento dos dentes susceptíveis a fluorose é por volta dos 22 aos 26 meses de idade da criança e para os incisivos a ingestão de Flúor é crítica até 36 meses após este período7.

Tem que escovar os dentes antes de fazer o clareamento?

Para obter melhores resultados com o clareamento dentário feito em casa, você precisa respeitar algumas recomendações, como: intensifique os cuidados de higiene bucal. Escove os dentes e passe o fio dental após as refeições e antes de colocar a moldeira com o gel.

Quem faz clareamento pode usar enxaguante bucal?

“Eu não indico mudar a higiene bucal após o clareamento dental. Após o procedimento, o ideal é que o paciente volte a usar os produtos que ele já está acostumado: uma escova com cerdas macias, fio-dental e enxaguante bucal”, recomenda o especialista.

Tem que escovar os dentes após o clareamento?

Logo quando a moldeira é retirada, ainda ficam restos do gel clareador nos dentes, por isso, não é recomendável que o paciente se alimente, nem escove os dentes por no mínimo 30 minutos. Para retirar os resquícios do gel, o individuo pode enxaguar a boca com água, tomando cuidado para não engolir o produto.

O que fazer para diminuir a fluorose dos dentes?

“Portanto a prevenção está diretamente relacionada à orientação de pais e cuidadores e à supervisão da escovação dentária com creme dental fluoretado, até que a criança aprenda a enxaguar e cuspir adequadamente o resíduo de creme dental e até que se tenha total confiança de que ela fará isso em todas as escovações”, ...

Qual a doença que pode ser confundida com a fluorose?

A hipoplasia de esmalte é uma deficiência na quantidade do esmalte que pode ocorrer na forma de fóssulas, fissuras ou perda de áreas grandes de esmalte. Na hipoplasia ocorre uma formação incompleta ou defeituosa da matriz orgânica do esmalte dentário.

O que é a massa branca que sai do dente?

Afinal, o que é placa bacteriana? Sabe essa “massinha” branca e pegajosa que fica sobre os dentes e ao longo da gengiva? Isso é placa bacteriana. Composta por saliva e restos de alimentos, ela é resultado da ação das bactérias que vivem naturalmente na nossa boca.

O que tira mancha branca do dente?

Sim, é possível remover manchas e tratar os problemas que estão por trás desse aspecto estético. Você pode tratar esse sintoma por meio dos procedimentos odontológicos como clareamento, microabrasão ou faceta nos dentes.

O que é fluorose e como tratar?

A fluorose constitui uma alteração do esmalte dentário relacionada ao excesso de ingestão do flúor na época de formação dos dentes. Tais alterações implicam prejuízos na aparência estética e harmonia facial, repercutindo negativamente na autoestima dos indivíduos.

Qual o maior efeito colateral do clareamento dental?

Os estudos indicam que quanto mais concentrada a solução clareadora e quanto maior o tempo de uso, maiores são os riscos de efeitos colaterais, como hipersensibilidade, irritação nas gengivas, prejuízo ao esmalte do dente e às restaurações.

Porque às vezes o clareamento não deixa o dente branco?

Até porque há outros fatores em jogo: a condição dos seus dentes antes do clareamento; seus hábitos depois do clareamento (fumar, por exemplo, causa manchas nos dentes, mesmo depois de um clareamento); a manutenção (ou não) do procedimento com melhores hábitos e disciplina em relação às orientações do(a) dentista.

Como hidratar o dente após clareamento?

Use o creme dental específico

Uma das principais dicas de como aliviar a sensibilidade nos dentes após clareamento (e mesmo ao longo do procedimento) é usar cremes dentais próprios para dentes sensíveis.

O que é fluorose quais seus tipos e sintomas?

Quais são os sintomas de fluorose? O principal sintoma são as manchas, que já nascem com os dentes permanentes. Sua concentração e tonalidade variam de acordo com a intensidade do problema. Podem ser esbranquiçadas, amareladas ou, até mesmo, marrons, causando um grande contraste com o esmalte dentário.

Artigo anterior
Qual apelido de João?
Artigo seguinte
Como se escreve por extenso números com vírgula?