Pode deserdar um filho adotivo?

Perguntado por: Raúl Raúl Pinheiro Gaspar Matias  |  Última atualização: 28. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (34 avaliações)

A deserdação poderá ter lugar quando o filho tenha sido condenado por crime, cometido contra a pessoa, bens ou honra do seu progenitor(a), ou do seu cônjuge, ou de algum descendente, ascendente, adotante ou adotado, desde que ao crime corresponda pena superior a seis meses de prisão e tenha sido praticado com dolo ( ...

Tem como deserdar um filho adotivo?

A vontade de deserdar um filho tem de ser declarada em testamento, com indicação do motivo da deserdação. No entanto, o deserdado pode impugnar a deserdação em tribunal, alegando a inexistência da causa invocada pelo testador. O prazo para fazê-lo é de dois anos a contar da abertura do testamento.

É possível deserdar um filho por abandono afetivo?

O texto aprovado, que altera o Código Civil (10.406/02) e segue para análise do Senado, determina que será considerada deserdação tanto o abandono de idosos por filhos e netos quanto o abandono de filhos e netos por pais e avós.

É possível excluir um filho da herança?

Se o pai ou mãe quiser se desfazer de todos os seus bens para não deixar para determinado filho ou para nenhum filho, estes podem pleitear a nulidade da venda em juízo, por meio de processo judicial, cabendo ao juiz a análise de cada caso concreto.

Quais os requisitos para deserdar um filho?

I - ofensa física; II - injúria grave; III - relações ilícitas com a madrasta ou com o padrasto; IV - desamparo do ascendente em alienação mental ou grave enfermidade.

🤔 Deserdar um herdeiro, é possível? (Filhos | Cônjuge | Pai)

45 questões relacionadas encontradas

O que causa a deserdação?

3. São causas para a deserdação do ascendente as ofensas físicas, injúrias graves, relações ilícitas com a mulher do filho ou neto, ou com o marido da filha ou neta, e o desamparo do filho ou neto em alienação mental ou grave enfermidade (art. 1745).

Como provar deserdação?

Somente haverá deserdação com declaração expressa da causa a ser ordenada em testamento. Ao herdeiro instituído ou aquele a quem coube a deserdação, cabe provar a veracidade da causa alegada pelo testador.

Como não deixar herança para ninguém?

Apesar de os filhos serem os principais herdeiros dos pais, por uma questão legal e lógica, não é possível, impedir que os ascendentes alienem seu patrimônio em vida, pois não há nenhuma previsão legal quanto a isto.

Qual a diferença entre indignidade e deserdação?

De acordo com o que acabamos de falar, a indignidade é um ato pelo qual uma sentença reconhece que alguém não tem o direito de receber uma herança. Por outro lado, a deserdação é justamente ao contrário. Isso porque na deserdação é um ato de vontade do autor da herança, que é feito por meio de testamento.

Quem pode pedir a exclusão por indignidade?

A principal diferença entre essas causas de exclusão é que, enquanto a indignidade pode ser aplicada a qualquer herdeiro (legítimo ou testamentário), por iniciativa de qualquer interessado, a deserdação objetiva a exclusão apenas dos chamados herdeiros necessários, ou seja, daqueles descritos no art.

O que precisa para provar abandono afetivo?

O que é Preciso para um Caso de Abandono Afetivo? Para alegar abandono afetivo em um processo legal, é necessário: Provar a Relação Parental: Mostrar a relação de parentesco entre o genitor e o filho. Demonstrar o Abandono: Apresentar evidências que confirmem o descumprimento das obrigações emocionais e de cuidado.

É possível deserdar um filho no Brasil?

Na verdade, não só é possível deserdar um filho, como qualquer outro herdeiro necessário, desde que presentes os requisitos legais. Por mais motivos que a pessoa possa ter, não é qualquer um que autorizará a deserdação.

Quem cuida dos pais têm direito de maior parte da herança?

Apesar de ser dever de todo filho cuidar do pai durante a velhice, a lei não assegura a qualquer um deles um direito maior ou preferencial na herança.

Quando o filho adotivo não tem direito a herança?

A idade em que a adoção ocorreu afeta o direito à herança do filho adotivo? No Brasil, a idade em que a adoção ocorreu não afeta o direito à herança. A legislação brasileira não estabelece restrições quanto à idade em que a adoção foi realizada para determinar o direito à herança.

Qual os direitos de um filho adotivo?

A pessoa adotada passa a ter todos os direitos e deveres ligados ao vínculo de filiação, da mesma forma que filhos e filhas biológicos. A Constituição Federal brasileira, no artigo 227, parágrafo 6º, proíbe expressamente qualquer discriminação nesses casos.

Quais os direitos de um filho adotivo?

De acordo com o Código Civil Brasileiro, o filho adotivo tem os mesmos direitos e deveres de um filho biológico em relação aos seus pais adotivos. Dessa forma, o filho adotivo tem direito à herança deixada pelos seus pais adotivos, na mesma proporção que os filhos biológicos.

O que é deserdação por abandono afetivo?

O tema central do presente trabalho, a deserdação por abandono afetivo, consiste em um mecanismo jurídico utilizado pelo testador para afastar um herdeiro necessário de sua parte legítima da herança decorrente de causas previstas pela legislação vigente.

É possível que uma pessoa seja indigna e deserdada na mesma herança?

Indigno e deserdado são considerados incompatíveis com a herança. Art. 1.814.

Quem são os herdeiros de quem não tem filhos nem pais?

No Brasil, o Código Civil estabelece que, nesses casos, a herança será dividida entre os ascendentes (pais e avós) e colaterais (irmãos, sobrinhos e tios) do falecido. A ordem de preferência na sucessão é a seguinte: primeiro os ascendentes, e, na ausência destes, os colaterais até o quarto grau (primos).

Como deixar herança para os netos sem passar pelo filho?

A previdência privada e seguros de vida também permitem destinar parte do seu patrimônio a beneficiários específicos, sem que tais montantes passem pelo processo de inventário. Ainda assim é importante se limitar ao valor da herança disponível, evitando possíveis questionamentos.

Como deixar uma herança em vida?

As opções para se fazer uma divisão de bens em vida são: através de testamento, criação de holding familiar e doação. Um planejamento sucessório pode facilitar o processo!

Como excluir herdeiro necessário da herança?

O herdeiro poderá ser excluído da sucessão de duas formas: por indignidade ou deserdação. Por mais que sejam semelhantes, estes institutos possuem algumas diferenças que veremos a seguir. A exclusão por indignidade se dá quando o sucessor praticou um ato indigno contra o autor da herança.

Quando o herdeiro é considerado indigno?

Conforme a lei sancionada, são indignos e excluídos da herança aqueles que participarem de homicídio doloso, ou tentativa, contra a pessoa de quem for herdeiro; os que acusarem caluniosamente em juízo o autor da herança ou incorrerem em crime contra a honra; e os que, por violência ou meios fraudulentos, inibirem ou ...

Quem abandona o pai tem direito a herança?

De certo que não. Por isso, a legislação brasileira traz formas de excluir os pais fujões da linha sucessória de seus filhos. Lembrando que o contrário também existe, pois abandonar seus pais, quando eles precisam de você, por estarem na velhice ou doentes, é tão repulsivo quanto abandonar um filho.

Qual a nova lei sobre herança?

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 7722/17, da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), que garante aos filhos apenas por parte de pai ou por parte de mãe os mesmos direitos de herança que os concedidos aos filhos de pai e mãe.

Artigo anterior
Como é chamado um grupo de empresas?
Artigo seguinte
Qual o melhor chá para perder gordura abdominal?