Pode dar férias para gestante afastada?

Perguntado por: Soraia Núria Andrade  |  Última atualização: 19. Oktober 2024
Pontuação: 4.6/5 (69 avaliações)

O empregador pode conceder as férias da empregada gestante a qualquer momento que desejar, sendo que, ocorrendo o parto, essas férias deverão ser interrompidas para que seja concedido o afastamento por licença-maternidade, visto que o fato gerador deste é o parto.

Como funciona férias para gestante?

A trabalhadora pode tirar as férias após a licença-maternidade, caso já tenha esse direito disponível e receba a comunicação com pelo menos 30 dias de antecedência do início das férias. Portanto, a mulher, mesmo afastada pela licença-maternidade, pode usufruir de suas férias sem interrupção.

É possível conceder as férias antes da licença-maternidade?

De acordo com a legislação, é possível que as férias sejam gozadas antes ou depois da licença maternidade, mas é importante respeitar as regras previstas na lei e as exigências da empresa.

Pode emendar afastamento com férias?

Emendar as férias das funcionárias afastadas por licença maternidade é uma ação muito praticada pelas empresas. No entanto, essa prática seria legalmente correta? A resposta é não.

Pode emendar licença-maternidade com as férias?

Não pode juntar licença maternidade com férias! É necessário que a empregada faça o exame de retorno ao trabalho. Estando apta, poderá o empregador providenciar o documento das férias e fazer o pagamento.

Afastamento do trabalho na gestação e após o parto

25 questões relacionadas encontradas

É permitido dar o aviso das férias dentro do afastamento seja maternidade ou por doença?

Na prática, a concessão das férias em seguida à licença maternidade é mais que um direito, é uma necessidade fisiológica e humanitária pleiteada pela criança e pela mãe. Esta concessão não viola qualquer norma legal, porquanto os procedimentos do eSocial não podem restringir esta garantia.

Estou afastado pelo INSS e tenho férias vencidas?

Como fica, em casos que o empregado entra em algum benefício por incapacidade, “já possuindo férias vencidas e não usufruídas”? Agora, não se trata mais de período aquisitivo. Então, o empregador deverá conceder imediatamente as férias ao empregado assim que ele retornar ao trabalho.

Estou de atestado e me deram férias?

O empregador será responsável pelo pagamento dos 15 primeiros dias de atestado e, após o 16º dia, a remuneração se constitui em ônus da autarquia previdenciária - INSS. Ocorrendo a alta médica, a empresa poderá conceder os dias das férias.

Quantos dias de afastamento perde direito às férias?

Nesse sentido, se o trabalhador permanecer afastado por mais de 180 dias dentro de um período aquisitivo, ele perderá o direito às férias e ao retornar à suas atividades terá um novo período aquisitivo iniciado.

Quem está de licença médica tem direito a férias?

r.: em regra, ao estatutário, a licença para tratamento de saúde não interfere na aquisição do direito de férias.

Qual a carga horária de uma gestante no trabalho?

Por lei, não existe uma quantidade fixa de horas por dia que uma colaboradora grávida pode trabalhar durante a gestação. Em vez disso, a legislação trabalhista foca em garantir que, enquanto estiverem no trabalho, o ambiente seja seguro e não prejudicial à sua saúde ou do bebê.

Estou de licença-maternidade e não quero voltar a trabalhar o que eu faço?

Consulte um profissional: Procure orientação de um advogado especializado em direito do trabalho ou um consultor financeiro, se necessário. Esses profissionais podem ajudar a esclarecer seus direitos e fornecer orientações personalizadas com base em sua situação específica.

Quanto tempo após o término da licença-maternidade posso ser demitida?

O período mínimo de estabilidade para a mulher é de cinco meses desde o parto da criança. Neste período, contabiliza-se a licença-maternidade de 120 dias. O que, por fim, significa que no mês de retorno a mulher não pode ser demitida.

Quando se recebe a primeira parcela da licença-maternidade?

Segundo a legislação, a primeira parcela da licença é paga pelo INSS e o valor não pode ser inferior a um salário-mínimo. Além disso, o benefício é depositado até o último dia do mês anterior ao início do afastamento.

Quem está de licença-maternidade tem direito a décimo terceiro?

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é garantido o emprego e o salário às mães em licença-maternidade "afastamento ao qual fazem jus mães parturientes ou por adoção". Portanto, elas têm direito ao décimo terceiro salário durante a licença-maternidade.

Quem está de licença-maternidade tem direito ao décimo terceiro?

Ou seja, quem está de licença maternidade recebe décimo terceiro, desde que atenda aos requisitos legais. Quanto ao abono anual, a Instrução Normativa 128/2022 também é clara quando indica que: Art. 619.

O que a empresa deve pagar ao funcionário afastado pelo INSS?

Qual o valor pago pelo INSS por afastamento? O valor do auxílio-doença, pago pelo INSS durante o período de afastamento, é calculado com base na média dos salários de contribuição do trabalhador e no tempo de serviço.

Estou afastada pelo INSS a empresa pode me mandar embora?

No entanto, para que o trabalhador não seja demitido quando voltar de licença do INSS, é preciso que o auxílio-doença seja em razão de acidentes ou doenças causadas no local de trabalho ou no trajeto de ida ou volta. Nestes casos, o emprego se torna estável pelo prazo de 12 meses após parar de receber o auxílio-doença.

Quem está afastado pode pedir demissão?

Portanto, cumprindo o rito de retorno ao trabalho, sendo submetido ao ASO (aplicável ao afastamento por doença superior a 30 dias), estando apto poderá solicitar seu desligamento.

Como ficam as férias de funcionário que estava afastado pelo INSS e retornou ao trabalho?

Neste caso o contrato de trabalho fica suspenso, de modo que o retorno do funcionário faz com que a relação continue de onde parou. Então se o funcionário trabalhou 1 ano e 6 meses, ficou afastado por 6 meses e retornou, você ainda tem mais 6 meses para conceder as férias relativas ao primeiro ano de trabalho.

O que interrompe as férias?

Calamidade pública; Comoção interna; Convocação para júri; Serviço militar ou eleitoral; ou.

Quantos dias posso pegar de atestado médico por mês?

Ela estabelece que: O empregado tem direito a se afastar do trabalho por até 15 dias consecutivos, mediante a apresentação de atestado médico. Caso a incapacidade se estenda por mais de 15 dias, o trabalhador deverá ser encaminhado ao INSS para avaliação e, se necessário, concessão de benefícios previdenciários.

Quem se afasta pelo INSS têm direito a décimo terceiro?

Quem está afastado pelo INSS recebe décimo terceiro? Sim, quem está afastado pelo INSS recebe décimo terceiro, mas com algumas particularidades. O pagamento pode ser feito em parte pelo próprio INSS e pelo empregador. Além disso, o valor é proporcional ao tempo de afastamento.

Como fica a rescisão após auxílio-doença?

Após a alta, o segurado que recebia o auxílio-doença acidentário continua com estabilidade no emprego por mais 12 meses, de acordo com as leis trabalhistas. O mesmo, entretanto, não ocorre com a pessoa que recebia o auxílio-doença comum. Nesse caso, ela pode ser demitida pela empresa após o seu retorno ao trabalho.

Quem ficou afastado pelo INSS têm direito ao Seguro-desemprego?

A legislação brasileira estabelece que, via de regra, o segurado não pode cumular seguro-desemprego com auxílio-doença. Isso porque o artigo 167, §2º, do Decreto n. 3.048/1999, estabelece que o seguro-desemprego não pode ser pago juntamente com outro benefício de prestação continuada.

Artigo anterior
Como pagar licenciamento pelo app do banco?
Artigo seguinte
Qual a origem da oração da serenidade?