Pode começar uma frase com portanto?

Perguntado por: Lia Ana Lima  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (59 avaliações)

Em alguns casos, você também pode usar “portanto” para iniciar uma frase. Por exemplo: “O carro de Júlia quebrou no caminho para o trabalho. Portanto, ela ficou atrasada para a reunião.”. Não esqueça que “portanto” precisa estar entre dois trechos independentes, não depois deles.

Como utilizar a palavra portanto em uma frase?

Portanto é uma conjunção utilizada para indicar a conclusão de uma ideia anterior dentro de uma frase. De acordo com a gramática da língua portuguesa, as conjunções são palavras que agem como ligações entre diferentes orações ou termos de mesmo valor gramatical.

E no começo de frase?

Sim, podemos começar uma frase com a conjunção e. De entre os vários contextos de utilização desta conjunção coordenativa, Maria Helena de Moura Neves refere, na Gramática de Usos do Português, que as frases ou enunciados podem ser também os elementos coordenados por e: «Nada mais o atingia.

O que pode substituir portanto?

Logo; por consequência ; por isso; em vista disso.

Como usar vírgula no portanto?

A palavra "portanto" deve vir, obrigatoriamente, entre vírgulas, pois, quer numa perspectiva, quer noutra, essa conjunção coordenativa conclusiva, que alguns gramáticos consideram com um valor adverbial e não de conector, acrescenta uma informação diferente, e fundamental, à simples adição.

4 FRASES PARA INICIAR UMA REDAÇÃO

27 questões relacionadas encontradas

Quando posso usar a palavra Outrossim?

Outrossim é um advérbio de modo que significa "igualmente"; "também"; "além disso"; "do mesmo modo". Os advérbios são palavras invariáveis que modificam o sentido de um verbo, um adjetivo ou outro advérbio.

Como se inicia uma frase?

Frases para iniciar uma introdução
  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

É ou é?

/Dúvidas /E, é, è, eh ou he? As formas – e, é e eh – existem na Língua Portuguesa; “è” está incorreto e “he” pode ser usado de forma informal. Ou seja, ambas os termos “e”, “é” e “eh” estão corretos, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações.

Como usar o é ou é?

Uso errado de e/ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne e/ou peixe. Forma correta com a conjunção ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne ou peixe. É também errado o uso de e/ou quando se pretende transmitir apenas a soma dos elementos, devendo nesses casos ser utilizada apenas a conjunção e.

Como usar a palavra está ou estar?

Para começar, a diferença entre os dois é que o verbo estar encontra-se na forma nominal infinitiva, ou seja, não possui as flexões de modo e tempo. Já o verbo está é flexionado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.

O que significa portanto junto?

PORTANTO (junto) é uma conjunção que remete ao sentido de conclusão de algo. Exemplo: “Meu carro estragou ontem. Portanto, não vou viajar.” Vocês podem substituí-lo pela expressão “por isso”.

Como se escreve a palavra portanto?

Veja que, agora, a palavra em destaque, “portanto”, está grafada junta. Isso se deve a uma intenção de trazer o significado de conclusão de uma ideia anterior, no caso dessa música, é a ideia de que, segundo os compositores, não há respostas para as questões da vida.

É ou são exemplos?

A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!

E é um verbo?

Verbo é a palavra que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente exprime ideia de ação, estado ou fenômeno. É importante ressaltar que os verbos podem expressar outros tipos de fatos que não ação, estado ou fenômeno.

Qual o sentido da palavra é?

Significado de É

É vem do verbo ser. O mesmo que: existe, acontece, vive, faz, relaciona, significa, representa, está.

Qual é a diferença entre é ou é?

No italiano, "è" significa "ser" ou "é", por exemplo "il cane è piccolo", significando "o cachorro é pequeno". "È" deriva do latim "est" e é acentuado para se distinguir de "e", que significa "e" no português. No latim macedônico, "è" é equivalente a letra "Ye" com acento grave.

É ou são a mesma coisa?

Portanto, somos levados a pensar no dia e não na soma dos que se foram e, portanto, a frase fica no singular: Hoje é (o dia) 15 do mês de março ou Hoje é 15 de março. Da mesma forma, se só a palavra “dia” for acrescentada, o verbo ficará no singular: Hoje é dia 18. ... O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

Quando se usa os dois pontos?

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

Como começar um texto palavras?

Palavras e frases para começar uma redação
  1. Pode-se afirmar que, em razão de…
  2. Ao analisar o (a,os,as)…
  3. Em virtude do cenário atual, em vista da atual situação…
  4. Percebe-se que…
  5. Comenta-se, com frequência, a respeito de…
  6. Convém lembrar…
  7. É indiscutível que, é inegável que …
  8. Levando-se em consideração os aspectos…

Como não iniciar uma frase?

É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência.

O que é outrossim exemplos?

Significado de Outrossim

advérbio Da mesma maneira; do mesmo jeito ou da mesma forma; idem, igualmente: o remédio tem eficácia, outrossim o tratamento.De modo equivalente; também: entrou na empresa para trabalhar com custos e, outrossim, para saber dos prejuízos.

Que tipo de conjunção e outrossim?

Para quem não sabe, outrossim significa "além disso". É aditiva. É preciso conhecer bem as conjunções: porque explica ou introduz a causa; se indica uma condição; portanto conclui; para que indica a finalidade; embora introduz uma concessão.

Tem vírgula depois de Outrossim?

5. Para isolar certas palavras e expressões explicativas, corretivas, continuativas ou conclusivas, tais como: por exemplo, além disso, isto é, a saber, aliás, digo, ou melhor, outrossim, então etc. (neste caso a vírgula é obrigatória).

É SA ou são?

[Gramática] O plural sãos e o feminino sã só correspondem nas acepções em que esta palavra é usada como substantivo: saíram do acidente sãos e salvos; mente sã.

É duas ou são duas?

As duas formas estão corretas.

Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.

Artigo anterior
O que é dobramento e curvamento?
Artigo seguinte
Qual a importância do SAC 40?